Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | A pessoa mais importante

A pessoa mais importante

post-roberta

Olá gente super talentosa!

Feliz da vida com o convite da equipe Elo7 para ocupar este espaço. Meu desejo é contribuir para que as pessoas, sempre e cada vez mais, comercializem artesanato de qualidade e feito com carinho.

Chego já com as minhas perguntas: Quem é a pessoa mais importante para você?

Filho(a)? Mãe/Pai? Marido/Esposa?

Tenho certeza que muitas pessoas queridas são lembradas. Nem é justo eleger uma única pessoa, não é mesmo?

Mas quando falamos em trabalho, para aquele artesão que tem o “olho de tigre”, a resposta é uma só: O Cliente.

Não existe pessoa mais importante que o nosso cliente. É para ele que devemos canalizar toda a nossa energia, nosso esforço e nosso talento.

E que tipo de relação você mantém com seu cliente?

Quem me conhece já sabe que eu tenho obsessão pelo meu cliente.

Tenha sempre em mente que, mesmo que exista um produto parecido ou com preço mais baixo que o seu, um atendimento perfeito será o diferencial que tornará a sua relação com seu cliente única, forte e duradoura.

“Mas, o que é um atendimento perfeito?”

Atendimento perfeito é quando o cliente efetua uma compra e leva com ele a certeza de que encontrou um fornecedor confiável, caprichoso e capaz de entender exatamente o que ele deseja.

Um cliente satisfeito é o melhor garoto propaganda que o artesão pode ter. Existem teorias interessantes sobre comportamento de consumo que afirmam que um cliente mal atendido compartilha com pelo menos 11 pessoas a sua experiência negativa, enquanto o cliente satisfeito comenta com apenas 4.

Entende a importância de atender bem?

O atendimento adequado, ético e profissional está diretamente ligado ao sucesso que você deseja alcançar.

Quer entender melhor? Confira o esquema que preparei para você:

organograma_FINAL

Além do lucro, que é fundamental, existe, nesta relação de bom serviço prestado, algo que é muito importante e que nada pode comprar ou substituir: a satisfação pessoal.

Espero conversar mais sobre os temas relacionados com o comércio da produção artesanal e as possibilidades incríveis que o universo criativo proporciona.

Um beijo super carinhoso,

Roberta Bronaut

bool(false)
Administradora, leonina e eterna aprendiz. Fundadora do Supertalentosas.com.br, trabalha para valorizar o artesão e incentivar a produção artesanal profissional ou não. Acredita que o impossível acontece todos os dias, para alguém. Tem compulsão por tecidos estampados, fios macios, tintas coloridas e botões. Anda com pés descalços sempre que pode. Diogo, seu filho, diz que ela sempre sorri quando vê um bebê ou uma flor.

Veja mais posts deste autor.

12 comentários

  1. Com certeza, não tem preço o retorno em elogio pelo meu empenho e paixão no que faço . É uma troca de energia fantástica,daí ao sucesso, é um passo!

  2. Tatiane Schnorr

    Bom Dia….
    Concordo plenamente, procuro sempre bom atendimento e principalmente um bom acabamento e isto traz novos cliente e a propaganda do boca a boca. Abraços.

    • Oi Tati!
      Fico tão feliz quando os artesãos demonstram interesse pela qualidade!
      Obrigada por reforçar a seriedade do trabalho de todos nós!
      Um beijo super carinhoso, Roberta.

  3. mãos de fada

    Boa tarde, sei o que você já ouviu várias vezes, mas nunca é demais repetir: CONCORDO PLENAMENTE, mas pra alguns de nossos colegas, não funciona bem assim, sou vendedora, e como tal procuro receber muiiiito bem meus clientes, pois estamos lidando com sonhos, e muitas vezes nossos clientes precisam de alguém que sonhe junto com ele, e pra dividir um sonho requer ter sensibilidade, seja para sugerir, seja para aceitar sugestões. Porém como cliente passei por situações de total impaciência e descaso com minhas sugestões de alteração do que eu estava comprando. Fiquei muito triste.

    • Mãos de Fada,
      a parte boa é que a gente pode aprender com os erros (nossos ou não) e jamais repeti-los.
      Parabéns pelo seu entusiasmo e dedicação! Um beijo super carinhoso, Roberta

  4. Muito bom o artigo! São pequenas coisas que fazem o cliente se encantar e voltar a comprar ou indicar para os amigos. É muito gratificante quando recebo a avaliação positiva do cliente, é algo que me leva a fazer e atender cada vez melhor.

    • Oi Tânia!
      Obrigada pelo seu comentário e pela sua dedicação ao seu trabalho. Parabéns pela sua preocupação em atender sempre bem. Um beijo super carinhoso, Roberta

  5. Sheila Castillo Coêlho Amaral

    Em busca sempre de conhecimentos, fico encantada com as dicas e ensinamentos.

    • Oi Sheila!
      Muito simpático o seu comentário. Sinta-se sempre a vontade para deixar a sua opinião e compartilhar este espaço.
      Um beijo super carinhoso, Roberta

      • Estou muito feliz por você que merece esse espaço precioso. Tenho certeza que muitos artesãos serão beneficiados com suas sugestões e sua capacidade de mostrar, ensinar e opinar sobre tudo que precisamos para conseguir atingir nossos propósitos.Parabéns Roberta!

        • Oi Rose,
          Muito obrigada pelo seu comentário tão gentil! É nosso maior objetivo trazer sempre as melhores dicas para vocês. Um beijo suoer carinhoso!