A afinidade com o cliente é um princípio base que você precisa aprender para cativar seu cliente e vender o seu artesanato. Se você não conseguir criar afinidade com o seu cliente, pode estar perdendo importantes oportunidades de venda na sua loja.
Este princípio nada mais é do que o “gostar”! Seu cliente, antes de comprar seu artesanato, compra você. Como assim, André? Eu explico: além de gostar dos seus produtos, ele precisa te conhecer, gostar de você e confiar em você pra que a venda aconteça. Isso pode ser feito através da leitura das avaliações de outros clientes ou por meio da troca de mensagens.
Se você vai em uma loja de sapatos e o vendedor é simpático e atencioso, sair de lá com um sapato novo é muito mais fácil. Pois é claro que é! Você gosta do vendedor e isso colabora pra que você compre o sapato. O mesmo ocorre com a venda em sua loja online.
Se alguém chega até você com alguma intenção de compra e você trata a pessoa com desdém, 70% das suas chances de venda já se esvaíram, afinal, todos gostam de atenção e prontidão! Sabendo disso, quando alguém entrar em contato com você, demonstre simpatia e interesse em ajudar o seu cliente e atender suas necessidades e ao mesmo tempo, crie uma atmosfera agradável de diálogo.
Então lembre-se sempre: utilize o princípio da afinidade e aplique o que ensinei sobre a importância de confiar no seu produto e usar o princípio da reciprocidade. Recomendo, inclusive, que imprima esses artigos e tenha-os próximo a você no seu atelier. Você vai vender mais, vai sentir maior valorização do seu trabalho e vai produzir com mais carinho. Produzindo com mais carinho você vai vender mais, em seguida sentir maior valorização do seu trabalho e como resultado, irá produzir com mais carinho ainda! E por aí vai, como num círculo virtuoso que trará sucesso, prosperidade e felicidade pra você!
Grande abraço!
Imagem da capa: Coração de crochê Michelle Rodrigues