Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Aprenda a fotografar bijus com a Lojinha Atelliê

Aprenda a fotografar bijus com a Lojinha Atelliê

Aprenda a fotografar bijuterias

Olá, me chamo Lívia Fernandes, sou fotógrafa e blogueira do Atelliê Fotografia. Também possuo uma loja no Elo7 com diversos produtos inspirados em fotografia! Neste post vou dar dicas para os elosetters fotografarem suas bijuterias. Confiram!

****

Cada mês é possível observar mais e mais pessoas inaugurando sua própria lojinha virtual. Seja para desapegar de algo em boas condições que pode ser útil para outras pessoas ou para fazer do seu hobby uma profissão, as vitrines virtuais vêm ganhando cada vez mais destaque na rede e uma preocupação crescente dos vendedores virtuais é: como fazer boas fotos dos meus produtos?

Sem sombra de dúvidas, a sua foto de divulgação é o maior e melhor vendedor da sua loja. O ritmo da internet é rápido demais para que os possíveis clientes se demorem lendo “tim-tim por tim-tim” da sua descrição cheia de elogios, portanto, é preciso fisgar os internautas pelos olhos. Fotos pouco interessantes transmitem instantaneamente uma mensagem de falta de cuidado e zelo dos administradores e este não é o objetivo de ninguém, não é mesmo?

Existem milhares de pessoas por aí descobrindo a fotografia e, dia após dia, fazendo dela sua mais nova paixão. Estas pessoas estão, pra usar um adjetivo ameno, desesperadas (sim, ameno) por uma oportunidade de fotografar algo ou alguém e esta pode ser a sua chance por um precinho camarada: reúna uma boa quantidade de produtos e produza um mini-ensaio contextualizando as suas peças.

Mas você não precisa deixar sua loja parada até ter produtos suficientes para que a sessão de fotos aconteça, e você também não precisa contratar um fotógrafo com uma super câmera a cada produto novo que resolver vender: com a ajuda de uma câmera qualquer, uma janela, um espelho e uma boa dose de dedicação, fita adesiva e parafernalha você consegue fazer fotos claras, nítidas e de qualidade para mostrar suas bijoux.

Material necessário:
  • Fita adesiva
  • EVA, cartolina ou tecido liso/neutro
  • Suporte para exibir suas peças
  • 01 luminária
  • 01 espelho pequeno
  • 01 câmera

Entendendo a câmera:

Para fotografar bijuterias e outras peças com detalhes pequenos é necessário, além de uma ótima iluminação, dar duas instruções para a sua câmera. A primeira dica você já deve ter lido em vários sites por aí: Utilize a Função Macro (mais conhecida como “botão da florzinha”); a segunda, pouca gente conta (até porque pouca gente sabe): Você precisa sentir como funciona o botão disparador da sua câmera. Pressionando o botão até o meio, você encontrará um “estágio intermediário” onde a fotografia ainda não será clicada, mas o foco será ativado.

Reconhecer o limite deste botão é tão importante quanto saber que o flash pode ser o maior inimigo das suas imagens de pequenos produtos.

Além de distorcer as cores reais dos elementos, devido à proximidade, o flash pode jogar muita luz e acabar anulando alguns detalhes e para solucionar este problema uma boa solução é fotografar sempre perto de uma janela onde o sol não esteja incidindo diretamente, caprichar na iluminação com a ajuda de um abajur (que pode ser suavizado por um tecido branco ou até mesmo uma folha de papel vegetal) e utilizar um espelho (ou apenas um pedaço de isopor para o caso de produtos muito brilhosos que não podem receber muita iluminação) para refletir a luz diretamente no objeto a ser fotografado. Não existe uma posição ideal, portanto, dedique uma boa parte do seu tempo para este exercício e vá posicionando seus elementos e movendo o espelho até encontrar o reflexo ideal.

Foto iluminada apenas com luz de janela e luminária

Foto iluminada com luz de janela, luz de luminária e luz rebatida pelo espelho

Foto iluminada com luz de janela, luz de luminária e luz de flash

Tenha certeza de encontrar uma boa luz na sua casa (onde o sol não esteja incidindo diretamente), prepare seu set, posicione seus produtos e tenha paciência para encontrar uma iluminação que valorize os detalhes. Ative a flor, desative o flash e boas fotos!

Para este natal, preparei cartões de natal especiais para quem é fotógrafo, dê uma olhada em minha loja no Elo7.
Até a próxima!

Lojinha Atelie

Blogueira do Atelliê Fotografia, Lívia Fernandes é um ringue onde Fotografia e Poesia duelam ininterruptamente. Completamente viciada em compilações Taschen, vive espalhando fotografia por aí e não esconde sua paixão por cores explosivas, manipulações improváveis e Photo Projects. Aqui no blog ela dará dicas de fotografia para você deixar seus produtos incríveis! Lívia vende suas criações na Lojinha Atelliê .

Veja mais posts deste autor.