Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Aproveite as oportunidades do dia das bruxas!

Aproveite as oportunidades do dia das bruxas!

Dicas para lojistas Halloween

Mês passado publicamos o nosso tradicional post com dicas para o mês que está por vir. Nele, destacamos todas as datas importantes para você lojista planejar ações e incrementar a sua loja com foco em vendas. Hoje, vamos dar um pouco mais de ênfase numa data que é muito bacana, o dia das bruxas ou halloween.

Você sabe a origem do dia das bruxas?

Comemorado em 31 de Outubro e muito popular nos Estados Unidos e Canadá, o Halloween é uma celebração cultural que se espalhou pelo mundo inteiro. Sua origem vem da I rlanda. Originalmente, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro era comemorado o fim do verão e a passagem do ano para os celtas, no festival Samhain. Samhain significa literalmente “fim do verão”. Os Celtas tinham um jeito diferente de contabilizar as estações: apenas verão e inverno! Assim, eles acreditavam que no período entre estas estações, os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus antigos lares e guiar seus familiares rumo ao outro mundo. Para eles, esta era uma data positiva, pois o mundo dos mortos para eles era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor.

Depois, o Papa Gregório III resolveu mudar a celebração do dia de Todos os Santos para primeiro de Novembro. A celebração acontecia em uma vigília, na madruagada de 31 para 1°, e era chamada de “All Hallow’s Eve” (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas “All Hallowed Eve” e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.

Halloween nos dias de hoje

Hoje em dia comemoramos esta data de um jeito completamente diferente de sua origem. Do original, restou apenas a alusão aos mortos, ao assustador e mesmo assim, de um jeito divertido. Nada tem a ver com a festa de Finados ou a de Todos os Santos.

Símbolos do Halloween

A abóbora vem à mente sempre que pensamos no dia das bruxas. As clássicas cores preto, roxo e laranja. Vampiros, lobisomens, zumbis e bruxas são criaturas relacionadas ao mundo dos mortos e também são associadas ao dia das bruxas. Tudo isso lembra Halloween e você pode utilizar estes elementos na fotografia das suas peças, por exemplo. Só isso já irá dar um ar festivo em sua loja e atrair mais vendas, com certeza!

Os celtas usavam máscaras de dar medo para afugentar os espíritos maus. A igreja passou a misturar costumes pagãos com cristãos, como o Dia de Finados. E a tradição das fantasias começou e não parou mais!

E os doces? A Igreja incentivava seus fiéis a irem de casa em casa na véspera do Dia de Todos os Santos para pedirem alimentos em troca de orações pelos mortos. Esse costume ficou conhecido como o famoso “doces ou travessuras” do Halloween!

Como aproveitar melhor esta data em minha loja virtual?

Vende docinhos? Que tal se inspirar no Pinterest e fazer os mesmos quitutes em formatos “assustadores”? Não precisa mudar sua receita, apenas a maneira de apresentá-la para ganhar novos consumidores. Faz scrapbook? Que tal complementar o pessoal dos doces artesanais com toppins para cupcakes em formato de morcegos, bruxinhas e gatos pretos?

Enquanto lá fora o enfoque das fantasias é mais tradicional, aqui no Brasil as festas são apenas um momento de descontração, onde todos vão fantasiados para sair da rotina e se divertir. Bruxas e zumbis são populares, mas todo o tipo de fantasia é bastante procurada pelos clientes! Uma tendência que vemos notando é a de fantasias para pets, e as lindas fantasias para bebês e crianças são garantia de sucesso! Capriche nas fotos, de preferência com pessoas (ou bichinhos) usando e principalmente, na ambientação.

Ambientação vale para todas as categorias, principalmente para produtos festivos. Monte uma mesa bacana, nas cores tradicionais do Halloween, e fotografe suas peças. Isso valoriza muito suas criações!

E você, aproveita esta data para aumentar suas vendas? Conta pra gente nos comentários!

(fotos: oficina de arte Lizu, Pinterest)

bool(false)
Professora de costura e fã dos artesãos que fazem parte desta comunidade incrível de criativos. Compartilha o amor por costurices em seu blog, A Costureirinha. Não resiste a um ronrom e é viciada em aviamentos e tecidos coloridos.

Veja mais posts deste autor.

2 comentários

  1. Tenho um álbum inteiro só com produtos para festa com o tema Halloween! São convites, enfeites e lembrancinhas. Faço modelos novos todos os anos, e personalizo conforme os pedidos dos clientes. Fazem o maior sucesso nesta época.

  2. Trabalho com Scrapbook e fiz albuns para fotos no tema Halloween.
    Vejam neste link um modelo que está na Pronta Entrega: http://www.elo7.com.br/album-para-fotos-halloween/dp/36770B