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Artesã no divã: Pronta entrega X Encomenda

Artesã no divã: Produção X Encomenda

Por Consultoria Fato

Artesã no Divã” é a série da Consultoria Fato que vai responder – anonimamente mas publicamente – às dúvidas dos nossos criativos. Com exemplos reais fica mais fácil ajudar a todos que querem vender suas criações! A dúvida de hoje é de uma artesã que vende muitos produtos sob encomenda e tem dificuldade de administrar a logística que esse tipo de venda exige. Confira!

 

“Oi, tudo bem? Meu problema já é justamente o contrário da primeira pergunta que vocês responderam aqui no blog. Gostaria de trabalhar com produtos sob encomenda mas tenho dificuldade em organizar a minha produção.

O que acontece é o seguinte: coloco em minha loja fotos dos produtos que já produzi, mas as pessoas sempre pedem alteração nas nas peças.

O resultado disso é que perco muito tempo indo aos fornecedores pesquisar preços de materiais diferentes para passar orçamento aos clientes, que muitas vezes nem chegam a concretizar a compra. Muitas vezes o cliente demora para fechar a compra e os materiais acabam na loja, é uma confusão só!

Percebo que as peças em pronta entrega são mais práticas para comercializar. Apesar disso, tenho muito prazer em fazer as peças do jeitinho que o cliente gosta! Apesar das dificuldades quero continuar fazendo peças sob encomenda. O que devo fazer?”

 

Este caso é justamente o contrário do post anterior, aqui a lojista prefere vender produtos sob encomenda, mesmo com as dificuldades de logística e gestão de produtos assim. Basicamente, a artesã quer gerenciar melhor sua loja, permitindo que praticidade e lucratividade caminhem juntas.

Antes de responder especificamente a essa pergunta, gostaríamos de fazer uma observação importante para todos. Quando trabalhamos com a criação e comércio, dois pontos são muito importantes: o cliente e a rentabilidade do negócio criativo.

Cliente: nosso bem mais precioso, porque é para ele que iremos vender os produtos que fabricamos com amor, carinho e dedicação.

Rentabilidade: é tudo o que nos remunera, seja financeiramente, comercialmente ou produtivamente. Portanto, é preciso equilibrar a balança entre nosso lado empreendedor, administrador e organizador do negócio com o lado criativo e emotivo. Porque todo negócio é orgânico, vivo e está sendo moldado com escolhas e decisões a cada instante.

 

Com relação à pergunta, sugerimos criar algumas regras para direcionar melhor a compra e o desenvolvimento do produto personalizado pelo cliente, de maneira que não atrapalhe a sua produção. Tente trabalhar com três linhas de produtos:

  1. Pronta entrega
  2. Personalizados
  3. Sob encomenda

1. Produtos a pronta entrega: produtos já confeccionados, que podem ser comprados imediatamente e o cliente paga um valor x.

2. Produtos personalizados: neste caso, já existe o modelo e o cliente apenas customiza. A personalização será trabalhada a partir dos materiais sugeridos por você, não por ele! Isso delimita a criação do cliente e concentra a produção em materiais que você já tem previstos no estoque. Este produto poderá ter um valor diferente do produto pronta entrega

3. Produtos sob encomenda: neste caso são produtos que poderão ser encomendados do zero a partir de um modelo já executado, mas o cliente cria/customiza exatamente como quiser. Neste caso, o produto poderá ter um valor diferenciado do produto personalizado pois você estará investindo muito mais horas e esforços para o desenvolvimento da peça, que é única!

Esperamos ter ajudado com as sugestões acima! Devemos sempre ficar atentas ao que não traz rentabilidade ou a processos que “emperram” e dificultam a produção. Muitas vezes pequenas atitudes mudam a dinâmica comercial e trazem mais rentabilidade ao seu negócio criativo. É necessário estar atenta e saber se planejar.

 

Dúvidas? Sugestões?

Você tem mais dicas para a artesã solucionar o seu problema? Está passando pela mesma situação e quer compartilhar alguma coisa? Esse espaço é seu, aproveite e boas vendas!

(imagem do post: Freud and Couch Finger Puppets)

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Gabriela Bueloni é amante da arte e moda em geral. Desde sempre trabalhou para este mercado e acompanhou de perto o trabalho de grandes artesãos e estilistas. Acredita que tudo é possível desde que se tenha foco e organização. Idealizadora da FATO!Gestão Criativa hoje faz o que mais gosta: assessora de perto estes empreendedores criativos!

Veja mais posts deste autor.

18 comentários

  1. Olá, meu nome é Elaine, estou abrindo minha loja na Elo 7, mas ainda não subi nenhuma foto porque tenho algumas dúvidas e vocês tem me ajudado bastante na solução das mesmas.

    Lendo esse post, surgiu uma dúvida: Como faço para calcular os valores diferenciados entre os produtos de pronta entrega, personalizados e sob encomenda?

    Obrigada e parabéns pelas postagens!

    • Olá Elaine, você pode cobrar um valor X para produtos pronta entrega, X*2 para personalizados e X*3 para encomenda. Mas essa regra não deve ser seguida sem pensar em toda a sua estratégia de preços.

      O seu preço deve cobrir os custos fixos, variáveis e te dar lucro. Lembre-se sempre disso! Dependendo do produto, se for muito conceitual, único ou artístico você até pode cobrar um pouco mais do que o valor de mercado, mas é legal também fazer uma pesquisa entre seus concorrentes para ver o preço que estão praticando e não ficar muito abaixo nem muito acima, se for possível claro!

      Aqui no blog fizemos uma série completa sobre como precificar os produtos, confira nesse link! Esperamos ter te ajudado e pergunte sempre, a gente está aqui pra apoiar os artesãos!

      https://blog.elo7.com.br/?s=%22especial+pre%C3%A7o%22&submit=buscar

      Um beijo, sucesso e boas vendas!

  2. Olá, meu nome é Elaine, estou abrindo minha loja na Elo 7, mas ainda não subi nenhuma foto porque tenho algumas dúvidas e vocês tem me ajudado bastante na solução das mesmas.

    Lendo esse post, surgiu uma dúvida: Como faço para calcular os valores diferenciados entre os produtos de pronta entrega, personalizados e sob encomenda?

    Obrigada e parabéns pelas postagens!

    • Olá Elaine, você pode cobrar um valor X para produtos pronta entrega, X*2 para personalizados e X*3 para encomenda. Mas essa regra não deve ser seguida sem pensar em toda a sua estratégia de preços.

      O seu preço deve cobrir os custos fixos, variáveis e te dar lucro. Lembre-se sempre disso!

      Aqui no blog fizemos uma série completa sobre como precificar os produtos, confira nesse link! Esperamos ter te ajudado e pergunte sempre, a gente está aqui pra apoiar os artesãos!

      https://blog.elo7.com.br/?s=%22especial+pre%C3%A7o%22&submit=buscar

      Um beijo, sucesso e boas vendas!

  3. Olá, meu nome é Elaine, estou abrindo minha loja na Elo 7, mas ainda não subi nenhuma foto porque tenho algumas dúvidas e vocês tem me ajudado bastante na solução das mesmas.

    Lendo esse post, surgiu uma dúvida: Como faço para calcular os valores diferenciados entre os produtos de pronta entrega, personalizados e sob encomenda?

    Obrigada e parabéns pelas postagens!

    • Olá Elaine, você pode cobrar um valor X para produtos pronta entrega, X*2 para personalizados e X*3 para encomenda. Mas essa regra não deve ser seguida sem pensar em toda a sua estratégia de preços.

      O seu preço deve cobrir os custos fixos, variáveis e te dar lucro. Lembre-se sempre disso!

      Aqui no blog fizemos uma série completa sobre como precificar os produtos, confira nesse link! Esperamos ter te ajudado e pergunte sempre, a gente está aqui pra apoiar os artesãos!

      https://blog.elo7.com.br/?s=%22especial+pre%C3%A7o%22&submit=buscar

      Um beijo, sucesso e boas vendas!

  4. ISSO ACONTECE COMIGO O TEMPO TODO…OS CLIENTES QUASE SEMPRE QUEREM MODIFICAÇÕES! VALEU PELAS SUGESTÕES!

  5. ISSO ACONTECE COMIGO O TEMPO TODO…OS CLIENTES QUASE SEMPRE QUEREM MODIFICAÇÕES! VALEU PELAS SUGESTÕES!

  6. ISSO ACONTECE COMIGO O TEMPO TODO…OS CLIENTES QUASE SEMPRE QUEREM MODIFICAÇÕES! VALEU PELAS SUGESTÕES!

  7. Luciana Garcia

    amei!!!! a dúvida dessa artesã, foi como se eu que tivesse enviado…caiu como uma luva feita sob encomenda rsrs…
    amo essas dicas valiosas de administração, organização… têm me ajudado demais!!! obrigada

  8. Luciana Garcia

    amei!!!! a dúvida dessa artesã, foi como se eu que tivesse enviado…caiu como uma luva feita sob encomenda rsrs…
    amo essas dicas valiosas de administração, organização… têm me ajudado demais!!! obrigada

  9. Luciana Garcia

    amei!!!! a dúvida dessa artesã, foi como se eu que tivesse enviado…caiu como uma luva feita sob encomenda rsrs…
    amo essas dicas valiosas de administração, organização… têm me ajudado demais!!! obrigada

  10. Olá! Realmente vi que temos que ter preços diferenciados para cada situação. Mas qual seria a melhor forma de expor isso ao cliente? Não sei bem como colocar isso na descrição do produto de maneira clara, porém elegante…
    Obrigada pela ajuda!

    • Suzana, você pode fazer assim:

      Para produtos em Pronta Entrega, basta habilitar em seu produto tal opção. Você pode destacar estes produtos mais ainda na sua loja criando um álbum “Pronta Entrega” ou “Entrega Imediata” contendo estes produtos.

      Para Produtos Personalizados você habilita a opção “sob encomenda” em sua loja. Uma das imagens do produto pode conter as variações possíveis. Você pode escrever na descrição que o cliente deve dizer qual variação deseja fazer em seu produto na hora de comprar o produto. Caso ele solicite outra versão do produto, você o informa que para alterações diferentes é cobrada uma taxa adicional antes de finalizar a compra!

      Para produtos 100% sob encomenda, que “começam do zero” e não estão na sua lista de produtos, você simplesmente informar que produtos assim têm valor diferenciado. Você pode colocar uma frase parecida com essa na descrição de todos os seus produtos e na fachada da sua loja: “Olá, cliente! Caso deseje um projeto especial ou realizar modificações neste produto, entre em contato comigo, através do botão “contatar vendedor” que posso viabilizar o seu projeto. Converse comigo sobre preços e condições para peças especiais.”

      Se você não souber como habilitar essas coisas em sua loja, procure nossa Ajuda ou entre em contato com nossa equipe de atendimento através do email: elo7@elo7.com.br

      Atenciosamente,
      Equipe Blog

  11. Suzana, você pode fazer assim:

    Para produtos em Pronta Entrega, basta habilitar em seu produto tal opção. Você pode destacar estes produtos mais ainda na sua loja criando um álbum “Pronta Entrega” ou “Entrega Imediata” contendo estes produtos.

    Para Produtos Personalizados você habilita a opção “sob encomenda” em sua loja. Uma das imagens do produto pode conter as variações possíveis. Você pode escrever na descrição que o cliente deve dizer qual variação deseja fazer em seu produto na hora de comprar o produto. Caso ele solicite outra versão do produto, você o informa que para alterações diferentes é cobrada uma taxa adicional antes de finalizar a compra!

    Para produtos 100% sob encomenda, que “começam do zero” e não estão na sua lista de produtos, você simplesmente informar que produtos assim têm valor diferenciado. Você pode colocar uma frase parecida com essa na descrição de todos os seus produtos e na fachada da sua loja: “Olá, cliente! Caso deseje um projeto especial ou realizar modificações neste produto, entre em contato comigo, através do botão “contatar vendedor” que posso viabilizar o seu projeto. Converse comigo sobre preços e condições para peças especiais.”

    Se você não souber como habilitar essas coisas em sua loja, procure nossa Ajuda ou entre em contato com nossa equipe de atendimento através do email: elo7@elo7.com.br

    Atenciosamente,
    Equipe Blog

  12. Suzana, você pode fazer assim:

    Para produtos em Pronta Entrega, basta habilitar em seu produto tal opção. Você pode destacar estes produtos mais ainda na sua loja criando um álbum “Pronta Entrega” ou “Entrega Imediata” contendo estes produtos.

    Para Produtos Personalizados você habilita a opção “sob encomenda” em sua loja. Uma das imagens do produto pode conter as variações possíveis. Você pode escrever na descrição que o cliente deve dizer qual variação deseja fazer em seu produto na hora de comprar o produto. Caso ele solicite outra versão do produto, você o informa que para alterações diferentes é cobrada uma taxa adicional antes de finalizar a compra!

    Para produtos 100% sob encomenda, que “começam do zero” e não estão na sua lista de produtos, você simplesmente informar que produtos assim têm valor diferenciado. Você pode colocar uma frase parecida com essa na descrição de todos os seus produtos e na fachada da sua loja: “Olá, cliente! Caso deseje um projeto especial ou realizar modificações neste produto, entre em contato comigo, através do botão “contatar vendedor” que posso viabilizar o seu projeto. Converse comigo sobre preços e condições para peças especiais.”

    Se você não souber como habilitar essas coisas em sua loja, procure nossa Ajuda ou entre em contato com nossa equipe de atendimento através do email: elo7@elo7.com.br

    Atenciosamente,
    Equipe Blog

  13. Minha sugestão, no caso dos ‘personalizados’, é cobrar 40%/ 50% do valor na hora da encomenda. Assim, caso a compra não se concretize, não terás prejuízo. E, se o cliente não gostar, devolves 80% do valor já recebido. Boa sorte.

  14. Bom dia!
    Achei muito útil todo post, apenas o produto sob encomenda tem o enfoque parecido com o personalizado e quando alguém pede sob encomenda costuma ser exatamente igual ao que ela viu, apenas deseja uma quantidade maior ou não, eu desconhecia que era assim.