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Artesanato irresistível: 5 Dicas para sua loja

Artesanato irresistível: 5 Dicas para sua loja

Como tornar meu artesanato irresistível e diferenciar a minha loja? Vender as suas peças artesanais pode ser um grande desafio se você não entender o básico sobre marketing e vendas. Você precisa estar antenado em alguns conceitos simples, que irão tornar suas peças atraentes, transformar a imagem do seu produto e impulsionar suas vendas. Agora, você deve estar pensando que é preciso ser um expert nessas áreas para se dar bem vendendo a sua arte. Na verdade, é mais fácil do que você imagina! Você vai conhecer nesse artigo alguns princípios essenciais para o seu negócio, que irão facilitar a sua vida!

Eu vou falar um pouquinho sobre os pontos chaves de uma boa oferta, o que destacar em suas peças e quais os passos a seguir. Isso vai te ajudar a vender mais e a desenvolver melhor o seu trabalho.

1. Uma boa oferta é fundamental

Antes de tudo, é necessário que você entenda o que é uma oferta adequada. Quando falo de oferta não estou me referindo às promoções ou descontos, nada disso. A oferta é a forma como você oferece a sua peça ao cliente, a maneira como você passa as informações a ele. Em outras palavras, é como você chama a atenção do seu público para o que você tem a oferecer. Isso faz toda a diferença na venda, é algo realmente poderoso, se for usado da forma adequada.

Geralmente, os artesãos focam nas características das peças como, por exemplo, a cor, o material usado na confecção, a técnica aplicada, etc. Isso é importante, mas não deve ser o foco da sua mensagem de vendas. Antes disso, é necessário vender a ideia da sua peça, ou seja, os benefícios que o cliente vai ter ao adquiri-la. Se você faz álbuns de casamento artesanais, por exemplo, pode dizer que aquele álbum foi feito 100% à mão, que é ideal para guardar as melhores recordações de um momento tão importante na vida do cliente.

Você deve estimular as emoções do cliente, despertar sensações e o desejo pelo seu produto. É aí que surge a necessidade do cliente pela sua peça, já que as pessoas compram por meio da emoção e justificam a compra utilizando a razão.

O fato é que o cliente vai comprar a sua ideia e não o produto em si. Pode até parecer estranho o que estou falando, mas estamos a todo momento comprando ideias e não apenas objetos. Tenha sempre isso em mente e você vai aumentar as vendas das suas peças substancialmente. Pense sempre nas emoções, na mensagem que você vai passar a quem visualizar a sua peça. Reflita sobre qual solução o seu artesanato oferece ou qual desejo ele supre. Tenha sempre em mente que você deve criar produtos que atendam a necessidade dos seus clientes, mesmo que implicitamente. Afinal, se o seu artesanato é muito simples, sem emoção envolvida na compra e não oferece uma solução para um problema em específico, sugiro que avalie melhor a sua linha e repense a sua estratégia.

2. Capriche na descrição e na foto

Esse trabalho de vender a ideia, de focar nos benefícios da peça e conectar seu produto com o cliente pode ser feito através da descrição em sua loja no Elo7. Descreva todas as características, dimensões, materiais, tamanho e outras informações que você julgar relevantes. Tire várias fotos de seus produtos de vários ângulos e formatos diferentes de forma a mostrar o máximo de detalhes possível, suas dimensões, características, etc. Você pode até demonstrar exemplos de utilização, como criar looks com peças de roupa ou acessórios, sugestões de decoração, etc.

3. Conte a sua história

Vimos que é necessário despertar emoções no cliente para vender as suas peças. Uma maneira muito legal de fazer isso é contando a sua história. Uma peça artesanal sempre nasce cheia de histórias interessantes, que se confundem com a sua própria história. Então, compartilhe isso! Essa é a alma da sua peça, não deixe se perder!

4. Mostre depoimentos

Uma outra maneira superinteressante de persuadir o seu cliente para fazer a venda é mostrando a opinião de outros clientes sobre o seu produto. Isso tem o nome de prova social e tem muito a ver com as nossas características comportamentais. Quando várias pessoas estão fazendo alguma coisa, nós temos a tendência de seguir esse mesmo comportamento. Isso é algo natural, que fazemos o tempo todo, sem perceber. Então, se há várias pessoas comprando as suas peças e elogiando o seu produto, certamente o cliente perceberá que aquilo é algo bom e que ele também pode comprar sem medo, já que outras pessoas compraram e aprovaram.

5. Mãos à obra!

Agora que você já viu no que deve focar ao apresentar o seu produto, é hora de colocar a mão na massa. Revise a sua loja virtual, verifique se você está aplicando essas estratégias na descrição dos produtos e tenha sempre em mente os conceitos acima. Estude cada um desses pontos e tenha isso fixado em sua mente. Sempre que for falar do seu produto, dê o foco correto. Se você seguir esses passos as suas peças se tornarão um objeto de desejo e atrairão clientes automaticamente. Você vai perceber claramente a diferença na reação das pessoas e também nas vendas.

E você? O que faz para tornar o seu artesanato irresistível? Conte aqui nos comentário!

Imagem da capa: Arranjo para cabelo Atelier Girardi

Fernando Oliveira é o criador do blog Revista Artesanato, um dos maiores sites de artesanato do Brasil e do portal de cursos online Artesanato.com. Hoje se dedica a criar cursos de capacitação para artesãos que querem transformar o seu hobby em um ótimo negócio.

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