Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Atelier organizado: como manter durante todo o ano

Atelier organizado: como manter durante todo o ano

Quem trabalha com artesanato sabe que deixar o seu atelier organizado é fundamental para um bom rendimento. Além disso, estamos passando por um período do ano em que as estações se misturam um pouco. Vamos dizer que essa primavera está com cara de verão e o calor está forte.

Atelier organizado

Atelier organizado: como manter durante todo o ano

Seu ateliê é arejado? É sempre importante pensar nisso já que algumas vezes (quase sempre!) estendemos um pouco mais a jornada de trabalho para dar conta da demanda de fim de ano, nessa empolgação nos esquecemos de alguns detalhes como:

  • Ventilação: Independente do tamanho do seu cantinho, ele tem porta ou janelas para ventilar o ar? Você tem um ventilador ou até um ar- condicionado que ajude a manter o clima mais fresco?
  • Limpeza: Resíduos ou restinhos de materiais como tecido, linhas, cola e até mesmo alguns acessórios, podem ficar pelo chão. Por isso, é sempre bom dar uma geral em tudo. Deixe separado tudo que pode ser reaproveitado para você criar novas peças.
  • Desapego: Já conversamos isso por aqui, hoje existem alguns grupos de troca e em eventos realizados pelo próprio ELO 7 realizam o Escambo de Troca de Materiais. Nele você trocar seus materiais parados no ateliê com coisas de outras pessoas. Pense nisso!
  • Ao ar livre: Nos dias de calor intenso opte por fazer suas peças ao ar livre, você pode ir para um quintal, jardim ou até em uma praça próxima a sua casa. Se você tem essa opção aproveite, sabemos que o calor intenso em locais fechados por muito tempo não nos faz bem. Cuidado ;)

+ Veja acessórios para organizar o seu atelier

+ Decore seu atelier com estes cestos organizadores

Agora me conta aqui como é o seu cantinho, se ele é grande ou pequeno, se você tem janela ou se já pensou em investir em um ventilador. Lembre-se que o seu cantinho é seu local de trabalho e deixar o atelier organizado será muito benéfico para você. Outro fator importante é criar um horário de trabalho, com intervalos e pausas para você.

Como me organizar?

Resumindo, se organizar é sempre uma boa opção, dedique o seu tempo a planejar antes de executar pois é nessa etapa que encontramos soluções e otimizamos os processos. Em algumas situações temos a impressão que se pararmos para planejar vamos perder mais tempo. Te sugiro fazer um teste pois no planejamento você já define quais passos e etapas a seguir.

É como escrever e ler a receita antes de fazer um bolo, tendo os processos alinhados facilita a sua produção, numa dessas você encontra o seu fluxo ideal de trabalho e consegue até pegar mais encomendas por conta disso.  Otimizar é sempre bom, para tudo na vida e bom mesmo é esse calorzinho com cara de verão, não é? Bom trabalho!

bool(false)
Bruna Abecia
Publicitária de formação, ama fazer artesanato, garimpar ideias, inspirações e escrever sobre o cotidiano relacionado ao assunto. Gosta de testar técnicas diferentes mas suas favoritas são as que fazia com a sua mãe desde pequena e acredita que a vida se torna mais fácil quando aceitamos nossas origens e quem realmente queremos ser. Escreve aqui no Blog e no Eu Amo Fazer Artesanato.

Veja mais posts deste autor.

Um Comentário

  1. Adorei o Post. Há um ano conquistei um espaço bem bacana para instalar meu scraproom.

    Desde então, acho que a agilidade da produção foi bastante impulsionada.

    Ter um local para guardar cada ferramenta ajuda a manter o foco e a liberar o processo criativo.
    Sucesso para nós!