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Avaliação de clientes e feedbacks

Avaliação de clientes e feedbacks

Você já parou para pensar na importância que a avaliação de clientes e feedbacks podem ter em seu negócio criativo? Um grande erro que alguns artesãos cometem é acreditar que o processo de venda de seu produto acaba após a entrega para o cliente. Na verdade, a entrega do produto deve ser o início de um relacionamento duradouro e saudável, onde você e seu cliente estão satisfeitos.

Esse relacionamento chama-se “Pós-Vendas”, e todo vendedor deveria saber de sua importância, afinal, é muito mais trabalhoso fazer um venda para um novo cliente, do que vender para quem já teve uma boa experiência de compra com você. Existem vários benefícios em fazer um bom pós-vendas como por exemplo: ter clientes satisfeitos, gerar oportunidade de novos negócios, identificar problemas, ganhar confiança e conquistar credibilidade. Porém, desses benefícios, poucos são tão poderosos para a venda de um produto ou serviço do que uma avaliação ou depoimento verdadeiro e sincero de um cliente.

Veja alguns pontos de uma avaliação que podem te ajudar a potencializar suas vendas:

Aumentar o valor percebido

Muitas pessoas associam o valor percebido apenas ao preço, mas na verdade ele está relacionado a diversos fatores como os benefícios do produto, qualidade, design, inovação, entre outros. Uma avaliação positiva também aumenta a percepção de valor que o cliente por esta ser uma comprovação de que seu produto e serviço são de qualidade. Para entender melhor a diferença entre preço e valor dê uma olhada nesse post.

Prova Social

Uma avaliação pode ser utilizada como prova social, ou seja, uma imagem de confiança por muitas pessoas estarem falando bem sobre seu produto ou sobre você. Quando uma loja possui muitas avaliações positivas, a percepção que seu o visitante terá é “provavelmente esse profissional ou esse produto seja muito bom, pois tem muita gente falando bem dele”

Elimina Objeções

As objeções são barreiras que impedem o visitante de efetuar a compra, como por exemplo: Comprar pela internet é seguro? Será que vão entregar o meu produto? Posso confiar nesse vendedor? Através de avaliações e depoimentos, muitas dessas objeções serão eliminadas, pois outros clientes que já passaram pelo processo, estão respondendo as possíveis dúvidas e objeções. Apesar da grande importância das avaliações, nunca crie ou invente avaliações que não são reais. Isso é facilmente percebido e o efeito esperado será totalmente oposto.

Para obter dicas de como conseguir mais avaliações em sua loja veja o post “Avaliações de compra: como tê-las?

E você? Como é seu pós-vendas? Compartilhe suas idéias e estratégias para obter a avaliação de clientes e feedbacks.

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