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Avaliação de clientes e feedbacks

Avaliação de clientes e feedbacks

Você já parou para pensar na importância que a avaliação de clientes e feedbacks podem ter em seu negócio criativo? Um grande erro que alguns artesãos cometem é acreditar que o processo de venda de seu produto acaba após a entrega para o cliente. Na verdade, a entrega do produto deve ser o início de um relacionamento duradouro e saudável, onde você e seu cliente estão satisfeitos.

Esse relacionamento chama-se “Pós-Vendas”, e todo vendedor deveria saber de sua importância, afinal, é muito mais trabalhoso fazer um venda para um novo cliente, do que vender para quem já teve uma boa experiência de compra com você. Existem vários benefícios em fazer um bom pós-vendas como por exemplo: ter clientes satisfeitos, gerar oportunidade de novos negócios, identificar problemas, ganhar confiança e conquistar credibilidade. Porém, desses benefícios, poucos são tão poderosos para a venda de um produto ou serviço do que uma avaliação ou depoimento verdadeiro e sincero de um cliente.

Veja alguns pontos de uma avaliação que podem te ajudar a potencializar suas vendas:

Aumentar o valor percebido

Muitas pessoas associam o valor percebido apenas ao preço, mas na verdade ele está relacionado a diversos fatores como os benefícios do produto, qualidade, design, inovação, entre outros. Uma avaliação positiva também aumenta a percepção de valor que o cliente por esta ser uma comprovação de que seu produto e serviço são de qualidade. Para entender melhor a diferença entre preço e valor dê uma olhada nesse post.

Prova Social

Uma avaliação pode ser utilizada como prova social, ou seja, uma imagem de confiança por muitas pessoas estarem falando bem sobre seu produto ou sobre você. Quando uma loja possui muitas avaliações positivas, a percepção que seu o visitante terá é “provavelmente esse profissional ou esse produto seja muito bom, pois tem muita gente falando bem dele”

Elimina Objeções

As objeções são barreiras que impedem o visitante de efetuar a compra, como por exemplo: Comprar pela internet é seguro? Será que vão entregar o meu produto? Posso confiar nesse vendedor? Através de avaliações e depoimentos, muitas dessas objeções serão eliminadas, pois outros clientes que já passaram pelo processo, estão respondendo as possíveis dúvidas e objeções. Apesar da grande importância das avaliações, nunca crie ou invente avaliações que não são reais. Isso é facilmente percebido e o efeito esperado será totalmente oposto.

Para obter dicas de como conseguir mais avaliações em sua loja veja o post “Avaliações de compra: como tê-las?

E você? Como é seu pós-vendas? Compartilhe suas idéias e estratégias para obter a avaliação de clientes e feedbacks.

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Eder Machado empreendedor digital, idealizador do ArtesCON e criador do blog Como Vender Artesanato. Seu blog e cursos têm ajudado vários criativos e artesãos a desenvolverem um negócio rentável através das artes manuais.

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15 comentários

  1. Penso que uma loja comm muitas avaliações positivas realmente inspira confiança. Para obtê-las, procuro dar um atendimento especial desde o primeiro contato. Quando o produto já foi enviado, acompanho o rastreamento e aviso o cliente sobre a entrega, esperando sua satisfação e pedindo que me avalie no site. Tem dado certo, rsrsr.

  2. Bom dia, nosso pós venda é feito durante o rastreamento do produto, sempre informamos aos clientes que já enviamos os pedidos e acompanhamos também a entrega dos correios, lembramos ao cliente a data de recebimento, ou que o produto saiu para entrega, para que nosso cliente possa deixar alguém de sobre aviso e aguardando a encomenda chegar. Depois de entregue, sempre enviamos uma mensagem para saber se o produto chegou direitinho.

  3. Com certeza, a avaliação é muito importante… fecho muitas vendas com pessoas que viram as avaliações de outros clientes em minha loja…. ainda assim, uma avaliação positiva não é somente a conquista de novos clientes, mas também o carinho que aquele cliente que está avaliando passa…. isso faz crescer ainda mais o amor pelo trabalho!!!!

  4. A avaliação é muito importante, assim como é muito importante a indicação de uma cliente para outra. A qualidade do produto e o atendimento também fidelizam seu cliente. Nesses tempos difíceis, nosso ateliê tem se mantido porque as mamães que já fizeram seu quadro conosco indicaram para suas parentes e amigas, ou estão esperando outro bebê e querem novamente nosso produto. É claro que às vezes por mais que nos esforcemos alguma coisa não sai exatamente como gostaríamos, mas aí são outras circunstâncias. No geral trabalho com capricho e qualidade aliado com bom atendimento dá muito certo.

  5. Ótimas dicas sobre Feedback de vendas. Eu acho que muita gente se sente insegura para comprar via internet. Um comprador novato ao ver as avaliações de uma loja realmente tem mais confiança e certeza que o vendedor dá atenção ao seu público.

    Tb sempre acompanho o rastreio e se tem algum problema de atraso, antes do cliente se manifestar, eu já aviso que se não chegar em determinado prazo eu entro com reclamação nos Correios. Assim evito reclamação ou avaliação negativa por atraso, pois ele fica ciente que estou acompanhando de perto o seu pedido !

    Inúmeras vezes já tive comprador que pediu apenas 1 ou 2 produtos e depois voltou à comprar muito mais na 2ª ou 3ª compra na loja e dá sugestões de novos produtos e materiais, etc ! Isso me dá a certeza que a venda foi bem sucedida e fidelizei o cliente para o futuro.

  6. Celina Flavia

    Tenho minha loja no Elo7, com uma média de uma venda/mês, mas minha avaliações são positivas…..procuro fazer o melhor atendimento possivel para o cliente….ai uma pessoa chega e pergunta “como?” e claro eu respondo “unir o amor pelo que faço e tratar o cliente como eu gostaria de ser tratada”, e logicamente dicas importantes como enviar junto com a mercadoria uma cartinha agradecendo mais uma vez a compra e com um jeitinho todo especial solicitando sua avaliação, afinal acho super importante este retorno do cliente e prezo muito sua satisfação.

  7. É fundamental, eu diria essencial, dar um bom atendimento do início ao fim – e isso inclui o pós venda – se quisermos fidelizar o cliente. Um cliente satisfeito não só volta, como indica seu produto para outras pessoas.

  8. Eu acho importante a avaliação, qdo compro pela internet sempre procuro saber o comportamento da loja e do vendedor…as avaliações tem que ser espontâneas…solicito
    do meu cliente a avaliação uma vez e se ele não retornar solicito mais uma vez, tudo
    de um jeito carinhoso, depois finalizo o pedido, porque ficar insistindo também não é legal!

  9. Temos mais de 200 avaliações positivas e algumas negativas (8). Das avaliações negativas 98% se referem ao serviço dos Correios e isso me deixa incomodado pois não tenho nenhuma possibilidade de mudar isso ou seja mesmo que eu queira como vou melhorar o serviço de entrega?. Exemplo: mandei para o Rio um SEDEX com um prazo de 2 dias úteis e eles entregara com 28 dias e ainda obrigaram a cliente buscar a encomenda na agencia dos correios e classificaram o endereço dela como sendo área de risco. Adivinhem quem a cliente avaliou negativamente?.Ainda por cima disse que nunca mais compraria no Elo7. Esse tipo de avaliação por mais que seja equivocada contamina outras pessoas que pensam da mesma forma.

  10. O pos venda faz muita diferença mesmo, mas procuro ter carinho com o pedido e com o cliente desde o primeiro contato. Trabalho com topos de bolo e é sempre uma felicidade muito grande e uma honra, ter as minhas peças escolhidas para participarem de momentos tão especiais . Não recebo avaliações , recebo carinho e atenção em dobro.

  11. Fico muito feliz qd recebo uma avaliação positiva…. e graças a Deus não tenho nenhuma negativa… mas o problema é que dificilmente um cliente volta para avaliar… o numero de vendas é alto, mas o numero de avaliações baixíssimas…

  12. Concordo e sigo os conselhos mencionados. Seria MUITO legal se o Elo7 adicionasse a funcionalidade de ‘enviar e-mail promocional’ na área de ‘Ações em Massa’ que temos nas lojas – ou seja, facilitasse ao lojista manter o contato com clientes pré-existentes…

  13. Cilene Zampronio Felipe Antonio

    Vale lembrar também que as avaliações negativas nos mostram que há pontos que devem melhorar em nosso atendimento e em nossa loja.

  14. Desagradável mesmo é quando os correios atrasa com a compra do cliente e ele, apesar de toda as nossas explicações e suporte (como protocolizar reclamação, mante-lo informado do
    andamento da sua entrega…) nos qualifica negativamente. Na minha opinião, as avaliações negativas emitidas por conta de atraso dos serviços dos correios, não deveriam ser consideradas.Afinal de contas a gente trabalha com seriedade, procurando oferecer um atendimento e um produto de qualidade. Ver todo nosso empenho e dedicação minimizado por um cliente,no mínimo, inconsequente e sem noção é desagradabilíssimo.

  15. parece interessante neste blog. Agradeço-lhe e eu espero que você continue a compartilhar novos artigos neste blog