Home | Negócio Criativo | Balanço de 2019 Elo7: Muitos aprendizados e conquistas

Balanço de 2019 Elo7: Muitos aprendizados e conquistas

Mais um final de ano que se aproxima e chega a hora de fazer um balanço de 2019 e projetar 2020. Ano passado, escrevi esse post onde contei um pouco do desafio que tivemos com o aumento do preço do frete, que resultou em um crescimento muito pequeno em 2018. Agora podemos afirmar que colocamos as coisas no eixo e voltamos a crescer, como sempre fizemos, ano após ano.

Balanço de 2019 Elo7: Muitos aprendizados e conquistas

O ano de 2019 começou com um importante lançamento: o parcelamento sem juros. Essa era uma funcionalidade muito requisitada pelos nossos vendedores e compradores há anos. Trabalhamos quase um trimestre inteiro no final de 2018 para já em Janeiro fazer o lançamento. A adesão de vendedores foi incrível e hoje, cerca de metade dos produtos no Elo7 oferecem a opção de parcelamento sem juros.

Outro ponto muito importante, que às vezes passa desapercebido, foi o esforço que fizemos para aumentar nossa base de compradores que baixam e usam o aplicativo Android e iOS para encontrar e comprar seus produtos. Com o aplicativo, a comunicação entre comprador e vendedor é mais fluída e o engajamento é muito maior. Hoje a base de usuários de aplicativos passa de 560 mil, um crescimento de mais de 100% comparado com o ano passado.

Na frente de marketing, continuamos com o pé no acelerador. Estamos quase dobrando o investimento em relação ao ano passado com resultados incríveis. Fizemos uma grande inovação na nossa Elo7 Friday. Pela primeira vez, o Elo7 incentivou uma ação comercial, dando descontos de até R$25 no frete para os produtos de vendedores que se cadastraram na campanha. Fizemos uma comunicação massiva para nossos compradores. Valorizamos o formato da campanha que não focava em descontos e sim no frete mais barato, subsidiado pelo Elo7 para preservar a margem e a lucratividade de nossos vendedores, reforçando nossa missão e valores.

Foi possível verificar a relevância que o desconto no frete tem para a conversão de vendas. Crescemos 50% em comparação com a Elo7 Friday do ano passado e os vendedores participantes cresceram suas vendas em 100%, quando comparado a uma sexta-feira típica. Com esse aprendizado estamos planejando uma série de ações comerciais semelhantes em algumas datas selecionadas. Fiquem de olho nas nossas comunicações no começo do ano.

Como comentei no início, 2019 foi o ano que consolidamos uma retomada de crescimento e abriu caminho para que antigos e novos vendedores possam contar com o Elo7 para divulgar e vender suas criações, gerando renda a milhares de famílias. 2020 está batendo na porta e estamos certos de que o alcance do trabalho de nossa comunidade de vendedores vai continuar participando dos momentos mais especiais de milhões de brasileiros. Até lá!

Sobre Calico

Engenheiro e administrador, é diretor do Elo7 desde 2011. Pai de 2 meninos e uma menina, gosta de reunir a família e os amigos para se arriscar nas artes culinárias.

Veja mais posts deste autor.