Home | Negócio Criativo | Bloqueio criativo: 4 hábitos para te ajudar a evitá-lo

Bloqueio criativo: 4 hábitos para te ajudar a evitá-lo

Cadê a criatividade quando mais preciso dela? Lidar com o bloqueio criativo é um desafio para muitas pessoas. Neste post separamos 4 hábitos simples, mas poderosos, que vão te ajudar a superar este bloqueio de uma vez por todas. Vem ver!

Bloqueio criativo: 4 hábitos para te ajudar a superá-lo

Como lidar com o bloqueio criativo: 4 hábitos para te ajudar a evitá-lo
Confira as dicas para lidar com o bloqueio criativo e não precisar esperar a inspiração chegar para colocar a mão na massa.

Não espere a inspiração chegar

Não é todo dia que acordamos inspirados e cheios de criatividade para criar coisas novas. Mas nem por isso devemos jogar a toalha e deixar de planejar aquele novo projeto ou sua coleção nova de produtos só porque não está inspirado. A primeira dica é: corra atrás da inspiração que ela vai chegar mais fácil até você.

Faça pesquisas

Você conhece aquela frase: ‘nada se cria, tudo se transforma’? As coisas mais inovadoras são criadas à partir da junção de várias ideias. E quanto mais pesquisas fizer, mais referências e inspirações terá para usar em seus projetos e criações. Você pode navegar no Pinterest e fazer pesquisas relacionadas ao seu tema de interesse, acompanhar no Instagram pessoas influentes do seu mercado, usar a ferramenta Google Trends ou conferir os posts sobre novas tendências aqui no Blog do Elo7, por exemplo.

Esteja aberto a aprender coisas novas

Além de fazer pesquisas, outra coisa que ajuda a ampliar a gama de ideias para suas próximas criações é estar aberto a aprender sempre. Você pode aprender novas técnicas de artesanato, ler artigos sobre empreendedorismo, assistir cursos online, etc. Mas também não adianta só ler artigos ou ver vídeos de forma passiva. Quando você consome muito conteúdo e não toma nenhuma ação, seja anotando as ideias mais legais em um caderno ou colocando as dicas em prática, elas vão acabar se perdendo no meio do caminho. Por isso não esqueça de sempre carregar um caderninho e caneta com você para anotar todas as ideias e aprendizados.

Lembre-se que feito é melhor que perfeito

Quando nos arriscamos tentar coisas novas ou criamos um projeto novo, é comum que as coisas não saiam exatamente da forma que tínhamos em mente. Dependendo do tempo que você leva para deixar aquele projeto perfeito, pode perder uma oportunidade passar e não lançar o seu produto a tempo porque queria ele perfeito. Por isso, não fique frustrado. Ao invés disso, reflita como poderá fazer melhor da próxima vez e comemore! Você deu o seu melhor e aquele projeto finalmente saiu do forno.

Veja também:

– Fundos para fotos de produtos: ideias criativas e econômicas

– Relação humana e colaboração nos seus negócios

Imagem de capa: loja Damadah

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.