Home | Negócio Criativo | Agenda | Café com Chat: MEI Micrompreendedor Individual

Café com Chat: MEI Micrompreendedor Individual

Café com chat MEI Microempreendedor Individual

Chegou o grande dia, de tirar todas as dúvidas sobre o MEI. Participe, é só acessar a box abaixo.
Bom chat a todos!

 

 

Professora de costura e fã dos artesãos que fazem parte desta comunidade incrível de criativos. Compartilha o amor por costurices em seu blog, A Costureirinha. Não resiste a um ronrom e é viciada em aviamentos e tecidos coloridos.

Veja mais posts deste autor.

81 comentários

  1. Eu pago o INSS como autônoma. Pagando o MEI ainda tenho que pagar como autônoma também? ou um substitui o outro?

    • Elisa Dantas

      Polymporium, um não substitui o outro! Você irá contribuir com os dois, já que o MEI contribui automaticamente, a contribuição já está embutida no valor mensal pago pelo MEI (conhecido como DAS). Falamos sobre isso no chat acima, dê uma olhada!

      Um beijo,
      Elisa

  2. Vanessa Waterstradt

    Tenho o MEI e o CNPJ..as compras que faço tenho que pedir nota fiscal para logista? ou posso usar as notas de consumidor mesmo?

    • Elisa Dantas

      Vanessa, se você tem MEI, automaticamente tem CNPJ. Não é possível ter uma empresa e MEI ao mesmo tempo, é contra a lei. Peça nota apenas quando forem compras para a sua empresa.

  3. Olá, bom dia!
    Gostaria de saber qual o custo e condições para contratar um ajudante pelo MEI. Posso ter estagiário?

    • Elisa Dantas

      Gisele, estagiário nem ajudante, você pode ter um empregado. Falamos sobre isso no chat, por gentileza dê uma lida acima.

  4. Oie bom dia, por favor me ajude

    • Elisa Dantas

      Patricia, respondemos a todas as perguntas, por gentileza dê uma lida em nosso chat, acima.

  5. Bom dia! Gente, esse Chat caiu como uma luva. Estou toda enrolad@! Eu tenho o registro como MEI e nessa semana fiz uma venda para PJ, só que ao tentar emitir a nota fiscal eletrônica pelo Software da Secretaria de Fazenda de SP, me pedem Inscrição Estadual. Eu queria saber como fazer, já que no Nota Carioca não consegui também! Abs, Mary

    • Elisa Dantas

      Mary, você deve utilizar o sistema e fazer os procedimentos de acordo com as leis do seu Estado ou Cidade. Cada um possui um tipo de legislação. Ligue para o SEBRAE ou procure sua Prefeitura para saber os procedimentos corretos.

  6. Queria saber uma coisa, estou a 1 ano me preparando para ter meu cnpj,ainda sou pequena no mercado,mas estou a 5 anos,tenho uma clientela fixa já, enfim ainda não fiz isso, pq eu tenho uma conta inativa na caixa economica federal de uma empresa que eu trabalhei muitos anos, fiquei sabendo que só posso fazer o saque se eu tiver minha carteira de trabalho 3 anos sem registro, enfim,se eu criar o cnpj posso perder o direito de receber esse valor ??

    • Elisa Dantas

      Patricia, independente da situração em que você se encontra, é preciso dar baixa, ou seja, não fazer parte de nenhuma empresa, mesmo que inativa, para ter o MEI. Dê baixa e depois proceda com a criação do MEI.

      • Muito obrigada, vou fazer isso mesmo, ano que vem agora em março ja resolvo isso!! Brigadinha gente me ajudaram bastante tava em dúvida sobre isso

  7. Sei que é muito fácil abrir a MEI, o meu problema é como emitir a nota fiscal eletrônica?

    • Elisa Dantas

      Ana, emitir a nota é diferente para cada cidade e estado, por gentileza procure a sua prefeitura para obter esta informação. O SEBRAE pode te ajudar também.

  8. Eu já tenho o mei, mas não tirei ainda a nota fiscal, e como vendo para alguns lojistas estão me pedindo posso tirar a eletronica

    • Elisa Dantas

      Andrea, falamos sobre emissão de nota fiscal no Chat, por gentileza leia o que escrevemos por lá.

  9. Dirce Horoiwa

    Gostaria de saber se o local onde tenho o meu negócio importa na hora de conseguir a licença na prefeitura. No caso, seria no meu apartamento.

    • Elisa Dantas

      Olá Dirce, importa o lugar, a cidade e o Estado. Cada região tem um tipo diferente de alvará. Por gentileza consulte sua prefeitura.

  10. Bom dia !! meu marido sempre fala que depois que abre empresa é muito burocratico para fechar, isso se aplica ao MEI também??

    • Elisa Dantas

      Maria Lucia, o processo de baixa do MEI é simples e já explicamos na box do chat acima, por gentileza dê uma olhada.

  11. Bom dia!

    Como emitir a Nf-e pela Internet??

    Abs, Mary

    • Elisa Dantas

      Mary, busque esta informação na sua prefeitura, pois a emissão varia de estado para estado e até mesmo de cidade para cidade.

  12. Vi o processo para poder emitir Nota Fiscal nas dúvidas, esse processo vale para serviços e também para mercadorias? Eu fiquei com dúvida, porque tive a informação pelo Sebrae que para comercio de mercadorias a liberação da Nota do MEI deve ser solicitada na Secretaria da Fazenda do governo do estado.

    • Elisa Dantas

      Roberta, siga as orientações do SEBRAE. O processo de criação e baixa do MEI é o mesmo para todo o Brasil, mas o processo de emitir nota fiscal muda de acordo com cada cidade e estado.

  13. Thelma Zanardo

    Olá, tendo apenas um ateliê e vendendo exclusiavamente pelo Elo7 é necessário um alvará de funcionamento? Grata

    • Elisa Dantas

      Thelma, isso vai depender do bairro onde você mora e da autorização para funcionamento de empresas que a Prefeitura permite. Falamos sobre isso no chat acima, por gentileza leia nosso bate-papo, já respondemos a esta pergunta.

  14. A taxa mensal deve ser descontada nos ganhos para o relatório mensal ou não?

  15. Posso pagar autonomia e ser MEI ao mesmo tempo? Isso vai interferir no valor final da minha aposentadoria?

    • Elisa Dantas

      Pode sim, saiba mais sobre este tema na box do chat, no post acima. Falamos sobre isso por lá!

  16. Por favor, gostaria de saber se quem já teve uma empresa no nome mas ainda não deu baixa se pode se cadastrar no MEI. Obrigada.

    • Elisa Dantas

      Juliani, você não pode estar associada a nenhuma empresa. Solicite a baixa e só então abra o MEI.

  17. as vendas no elo7, passando pelo Moip, depois vai p minha conta corrente … todos os pedidos da minha loja elo7 terão q ter nota fiscal?

    • Elisa Dantas

      Débora, o MEI não tem obrigatoriedade de emitir nota fiscal para todos, apenas para empresas. Fica a seu critério emitir ou não as notas. Lembrando que seu faturamento não pode ser superior a R$60.000,00 por ano.

  18. Eu já tenho MEI e vendo produtos para o Brasil todo e preciso da nota fiscal eletronica eu posso??? como faço

    • Elisa Dantas

      Andrea, sua dúvida foi respondida no chat. Por gentileza leia nosso bate-papo na box acima, no post.

  19. Estilo Único Aresanatos

    Já sou Mei, como faço para emitir nota fiscal, sou do estado do Paraná.

    • Elisa Dantas

      Cada Estado tem uma forma diferente para emitir a nota fiscal, por gentileza informe-se em sua prefeitura.

  20. Fiz o cadastro no MEI ano passado e não fiz nenhum recolhimento das taxas e nem declaração de IR. Como devo proceder para legalizar minha situação???

  21. Bom dia,
    Quero legalizar minha lojinha mas aqui na minha cidade não sei como faço.
    Posso estar fazendo pela internet?

  22. Olá Elisa, não pude participar, mas ja dei uma lidinha, foi bem legal… mas espero que dê pra responder ainda pois tenho esta dúvida rsrsr tive carteira assina por anos, mas agora já sou MEI, como faço para não perder os mais de 15 anos de carteira assinada e recolhimento de INSS para fins de aposentadoria?

    • Elisa Dantas

      Tania, você não irá perder, as contribuições no INSS irão se complementar.

  23. Boa tarde, sendo MEI e com um faturamento anual de R$59.000,00 além da declaração de pessoa jurídica preciso fazer a declaração de pessoa física?

    • Elisa Dantas

      Sim Marcos, como falamos no bate-papo, é preciso fazer a declaração da sua empresa e a sua de pessoa física. Uma não exclui a outra

  24. Tenho uma dívida de um financiamento, que está com protesto em juiz, estou em negociação através de advogado.Mas meu nome está com restrição por conta dessa dívida.
    Mesmo assim poderei abrir uma conta no MEI ?

    • Elisa Dantas

      Diana, nome sujo e/ou processos em andamento não são impeditivos para a abertura de MEI.

  25. Olá, Elisa…
    Estou com uma dúvida.
    Para registrar o funcionário é preciso um contador? Me informaram no Sebrae que tem que pagar impostos sobre o funcionário mensalmente e isso é um pouco burocrático, que eu teria que ter um contador todos mês para me ajudar com isso. É assim mesmo?
    Obrigada!

  26. oi como façopra amir a mei?

  27. Nao sei se vcs podem me informar. Me cadastrei no MEI em 2010 e só. NUnca paguei nada e nao declarei IR, pois estava empregada e nao fazia do artesnatao uma profissao. Sabem me informar o que devo fazer para me legalizar? Sera que terei pagar o atrasado ou basta começar agora? OU seria melhor dar baixa e me inscrever novamente?

    • Elisa Dantas

      Cecilia, para dar baixa você deverá realizar o pagamento da mesma forma. Melhor ficar em dia com os pagamentos e ficar dentro da lei.

  28. Quero muito me cadastrar. Mas não sei em qual categoria me adequo. Sou Designer Gráfico, mas também vendo cartões, panfletos e agora, vendo também lembrancinhas e papelaria de festa. Pode me ajudar?

    • Elisa Dantas

      Leticia, você deve escolher a sua categoria. É possível escolher mais de uma!

  29. Olá, eu já legalizei a minha loja , só preciso legalizar o nome porque maça com canela já tem , eu entrei no INP pela internet , paguei mas ainda não obtive resposta já mandei 2 email, vcs sabem me informar de como proceder, se é assim mesmo tem que esperar eles entrarem em contato.

  30. Olá ha algum tempo procurei informações para abrir um MEI mas o contador que me atendeu disse que não valia a pena pq essa mensalidade fixa é valida somente por 1 ano, apos isso passa a funcionar como qualquer outra empresa. Essa informação é verdadeira?

    • Elisa Dantas

      Não Juliane, se você não ultrapassar os limites de faturamento, irá permanecer sendo MEI. Confira nosso bate-papo, demos instruções de como contatar um contador gratuitamente, no portal do empreendedor.

  31. Olá, minha dúvida é se eu abrir o MEI, tenho que obrigatoriamente me cadastrar e pagar um sindicato???

    • Elisa Dantas

      Oi Surya, falamos sobre como abrir o MEI no chat, se puder dê uma lida! Não é preciso pagar sindicato algum, apenas a taxa do DAS (que mencionamos acima) e a porcentagem de 6% sobre notas fiscais, se você chegar a emiti-las. Sucesso pra vc!

  32. Eliane Amado

    Olá quero participar do Chat

    • Elisa Dantas

      Olá Elaine, o chat foi ao vivo no dia 27/09013, às 10h30min. Você pode ler todo o chat na íntegra lendo o post acima. Só clicar em play! ;)

  33. Eliane Amado

    seguinte quero saber quanto aos produtos cosméticos, se a vigilância sanitária aprova???

  34. Eu posso sei Mei e pagar autonomia ao mesmo tempo?
    Me disseram que eu pagando autonomia eu me aposentadoria mais rápido e com um valor maior, isso é verdade?

  35. Juliana Ribas

    Olá, gostaria de saber se realizando a baixa da minha inscrição como MEI, e não tendo ficado com nenhuma pendência, poderei reabrir o MEI futuramente ou realizar nova inscrição? Existe um prazo mínimo pra solicitar novamente o registro como MEI?

  36. Olá, eu fiz minha inscrição no MEI num dia e no dia seguinte voltei atras e pedi baixa. Isso no ano de 2013.
    Hoje recebi um boleto para pagar referente ao ano de 2015 e constatei que o cnpj continuava ativo, foi então que consegui dar baixa. Mas fui informada que terei que pagar os atrasados.
    Terei que pagar mesmo assim?

  37. gostaria de saber se quem tem o nome sujo pode dar baixa no mei?

  38. Comecei a fazer esmaltes artesanais esse mês e quero me formalizar.
    Compro a base pronta de uma empresa grande no mercado, e misturo glitters nela. Posso ter o MEI? Qual seria a categoria? Quanto a vigilância sanitária?
    Importante lembrar que não manipulo a base.

  39. liliane toledo

    Tenho o mei, mas nunca paguei as taxas, e sou ambulante , eu preciso ter alvará, como faço p regularizar, minha renda é de 2 mil por mês, eu tenho que faer a declaração ou não.

  40. Joabe Sousa Carmo

    Boa tarde! Fiz a inscrição no MEI 1 ano atrás mas nunca mais mexi com nada. Não paguei nenhum boleto, não fiz declaração de imposto de renda, até mesmo porquê, como pessoa física sou isento, enfim! Não tenho conhecimento algum sobre isso. Sabe me dizer se posso cancelar minha inscrição sem ter que pagar os boletos vencidos? Quanto ao IR, como não houve movimentação, não preciso fazer nada, certo?
    Desde já, obrigado!

  41. Marcos Roberto Pavarin

    Estou dando baixa neste ano em minha microempresa ( Ltda. ME ) e quero abrir uma MEI no ano que vem. Vou ter algum impedimento? Minha empresa está sem pendencias com a receita!

  42. sheila silva

    estou em atraso com o mei e quero por em dia como faço?