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Canais de comunicação: Varie o cardápio e surpreenda-se!

Canais de comunicação: Varie o cardápio e supreenda-se!

Vamos combinar aqui que há inúmeros canais de comunicação para divulgar seu negócio na internet.  Mas ainda assim você insiste em ter apenas uma fanpage no Facebook! Não, é?

O Facebook é sim um lugar ótimo para você compartilhar conteúdo, conhecimento e novidades com seu público. Mas só dele não dá pra viver.

Analise o alcance orgânico das postagens – quantas pessoas interagem de alguma forma com as postagens sem que você pague para a rede social? Está cada vez mais complicado ter um bom alcance orgânico e o Facebook Ads deixa a desejar.

Que tal sair um pouco do Facebook? Não estou dizendo que você deve abandonar a rede social, mas testar outras redes. O Instagram, por exemplo, tem apresentado excelentes resultados para empresas no segmento de moda, gastronomia e decoração. Porém, sabendo usar bem o Instagram, qualquer nicho de mercado pode fazer sucesso e fechar negócios por lá. E eu te dou a dica: boas fotos e um conteúdo valioso fazem a diferença aqui!

Uma outra excelente aposta é o Pinterest – uma canal onde a comunicação básica é através de imagens. Se eu produto rende boas fotos, este é o lugar para divulgá-lo. Essa mídia social é ótima para divulgar seu produto, gerar tráfego para sua loja no Elo7 ou para seu blog, compartilhar conteúdos incríveis e criar seus próprios painéis para ter ainda mais inspiração.

Deixe a vergonha de lado e faça vídeos de seus produtos! Com um canal no YouTube você pode compartilhar conteúdo audiovisual e engajar ainda mais seu público. Como as pessoas podem utilizar seu produto? Do que ele é feito? Qual é o processo de fabricação de uma peça? O que seus clientes podem dizer sobre o produto? Produza vídeos de qualidade mostrando também os bastidores da empresa – uma boa história gera um excelente engajamento.

Não se prenda ao Facebook. Sim, tem muita gente lá. Mas também tem muita gente no Pinterest, no YouTube, no LinkedIn, no Periscope, e por aí vai. Seja criativo e procure postar conteúdos diversos em vários lugares. Analise as interações e conversões durante um tempo e passe a focar os esforços naquela rede social que melhor lhe trouxer resultados. Vai por mim, se você quer que seu negócio apareça na internet, é bom diversificar os canais de comunicação!

Anna Hilbert é empreendedora, jornalista, blogueira e está sempre conectada! Especialista em comunicação e marketing, está à frente da Clockwise, agência especializada em mídias sociais e gestão de cursos online.

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