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Capriche na descrição de seus produtos respondendo às perguntas de seu cliente

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O Elo7 está cheio de produtos incríveis e #foradesérie, não é mesmo? Fazer com que um comprador chegue ao seu produto e deixe de comprá-lo porque a descrição não ficou clara é muito triste. :(

Sua loja conta com o botão Contatar Vendedor, mas pense naquele cliente que está apressado para fechar logo a compra, e provavelmente não esperará o tempo de realizar a pergunta e receber sua resposta. De certo, ele poderá procurar em outra loja o que não conseguiu encontrar com clareza na sua.

Pensando nisso, criamos uma lista de dúvidas que os compradores geralmente tem com relação aos produtos encontrados no Elo7. Através dessas respostas, você terá subsídios para caprichar ainda mais na descrição de seus produtos. Lembre-se de um detalhe bem importante – o cliente não está com seu produto em mãos, então, o que pode ser óbvio para você que criou e fotografou, pode não ficar tão claro assim para o seu potencial cliente. Afinal, quem nunca navegou pelo site e encontrou produtos que não faz a mínima ideia para quê serve?

Obviamente algumas perguntas não se aplicarão à sua loja ou produtos, mas pense que respondendo algumas dessas questões em sua descrição fará com que o comprador conheça um pouco mais sobre seu produto – e por que não sobre a sua história também?

1. O que é isso? É tão óbvio para nós! Mas talvez a descrição atual e fotos de seus produtos não deixem tão claro para que ele serve.

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Arranha Céu, Aolibama; Incensário, Mandalaria, Porta-escova, Irmãs Sampaio

2. Qual é a cor? Ou quais cores disponíveis? Lembre-se que as cores podem variar de monitor para monitor.

3. Qual é o tamanho? O comprador não quer ter o susto de comprar uma bolsa achando que era a tiracolo e se deparar com um bolsão de carteiro!

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Cadeira, Miniaturizarte

4. Do que é feito? Quais materiais foram utilizados na confecção e qual técnica artesanal foi aplicada na produção?

5. Quais cuidados tenho que ter com esse produto? É lavável? Posso entrar com esse produto na água?

6. Quem pode comprar esse produto? Ou então, quem não pode? É ideal para crianças, grávidas, bichinhos de estimação?

7. O que posso fazer com esse produto? Ele é funcional ou somente decorativo?

8. Qual é o toque? Esse tecido é aveludado, ou tem toque sedoso? Os brincos são muito pesados?

9. Como funciona? Possui fecho? Estica? Precisarei amarrá-lo?

10. Tudo que compõe a foto virá junto com o produto? Exemplo: esse porta-joias virá com algumas peças? Ou a imagem é somente ilustrativa?

11. Vai me servir? Ofereça o máximo de informações sobre as dimensões do produto. Não se limite aos clássicos Pequeno ou Grande. Seu comprador pode não interpretar da forma correta essas “dimensões”.

#Dica: a imagem deve ser a mais próxima possível do produto!

12. E se não servir? Você vai fazer a troca? Quem paga o frete em caso de trocas? Lembre-se que este é um item importantíssimo que deve constar nas políticas de sua loja. ;)

13. Como esse produto chegará? Virá embrulhado? Em uma caixa?

14. Quando chegará? É pronta-entrega ou sob encomenda? Em quantos dias receberei?

15. Vou receber exatamente o produto da foto? Se for uma foto antiga, veja se o seu produto continua fiel à imagem que está em sua loja.

16. O que significam esses termos estranhos? Não é garantia que seu cliente sabe o que é wrap, drusa, upcycling, cristal tcheco…

17. Por que esse produto é melhor que o da outra loja? Qual técnica especial, materiais ou ideias que você oferece que faz seu produto o melhor?

18. Posso viver sem esse produto? Provavelmente seu cliente viverá tranquilamente sem o seu produto. E o seu desafio é despertar o desejo dele através de sua descrição, fotos, identidade visual… Minha festa ficará mais incrível ainda oferecendo essas lembrancinhas? Esse é o presente ideal para minha esposa? Vou me sentir mais linda ainda com essa pulseira?

Detalhes importantíssimos:

  • Cuidado com os erros gramaticais nas descrições dos produtos. É muito importante que após montar a descrição, você revise, revise e revise. Certifique-se de que não há nenhum erro de português.
  • Além de caprichar na descrição, respondendo às dúvidas acima, capriche também nas tags com as dicas que passamos nesse post e categorize seus produtos corretamente.

Invoque sensações, emoções e desejo pelo seu produto. Diga ao mundo o quão maravilhoso ele é através de sua descrição! E conte pra gente também aqui nos comentários, claro!

*Estojo porta-joias, Botão Flor – e não vem com os acessórios! =D

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

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14 comentários

  1. Muito legal Cris! Eu costumo dar uma olhada nos produtos variados de outros artesãos com olhos de cliente, seja em lojas virtuais ou nas feiras, assim posso voltar com os mesmos olhos para meus produtos e melhorar. As perguntas são muito válidas! Obrigada pela postagem. Bjs!
    Regina Moreira – O Girassol Laranja.

    • Cris Oliveira

      Oi Regina! Essa é uma outra dica importantíssima! Dar uma zapeada pelo site, ver fotos, descrições, e até mesmo tags pode ser uma boa forma para se inspirar. Claro que o intuito não é copiar nada de ninguém, mas às vezes precisamos de uma inspiração a mais, e é válido mesmo esse olhar macro sobre outras lojas e produtos.
      Um abraço!

  2. Bom dia Cris, mesmo que tenhamos o campo para informar as dimensões do produto e bem como uma página para informar a política comercial da loja (troca/devoluções/entrega etc) é necessário que estas informações também sejam inseridas na descrição do produto???

    • Cris Oliveira

      Oi Gladys!

      Na verdade isso é opcional. Tem vendedores que gostam de reforçar, mesmo que preencham já os campos de dimensões. Mas é totalmente opcional, viu? Um abraço!

  3. adorei o guia pra compor a descrição!! sempre me perco um pouco e alguns produtos ficam bacanas e outros nem tanto (em termos de descrição)! Agora sim…. tenho por onde me guiar!!
    Obrigada, pelo artigo, Cris!

    • Cris Oliveira

      Olá Fatima! É bom ter um olhar de “comprador” mesmo para se inspirar e caprichar na descrição, não é mesmo? Um abraço!

  4. Muito boa a matéria ,bem detalhada…isso evita contato com vendedor e o leva direto para as compras,é bom para quem trabalha com pronta entrega,o mais complicado são lojistas que fazem personalizados e sob encomendas….mas as dicas são ótimas!

  5. Gostei muito do “feedback”, é sempre bom lembrar tópicos tão importantes, principalmente apoiados em uma pesquisa. Acho o mais importante deles deixar claro o que é o produto!

  6. Muito bom esse post, aliás como vários que voces publicam. No entanto ele reforçou um dúvida recente minha quanto à correta categorização do produto. Trabalho com semijoias e sempre fico na dúvida onde enquadrar o produto; bijuteria, bijuterias finas, brinco, jóias… Enfim, sugiro que na classificação dos acessórios conste a categoria SEMIJOIA, que é um termo muito usado e conhecido atualmente inclusive pelo consumidor e classifica a peça banhada a ouro, ródio, etc… diferenciando-a da bijuteria (banho de níquel, ouro velho, “flash de ouro”, etc) e da jóia feita em prata ou ouro puro. Abraços a equipe Elo 7.

    • Cris Oliveira

      Olá, Rita!

      Boa sugestão! Enviaremos para a equipe de desenvolvimento do site ;)

      Abraços,

  7. Gostei e gostaria de uma exemplo concreto, de um convite ou enfeite de festa por exemplo ,seria possível?

    • Cris Oliveira

      Olá TaniaMaria!

      Darei um exemplo de um convite. Obviamente é um exemplo fictício, e vai da criatividade de cada vendedor o capricho com a descrição de seus produtos. :)

      Convite para festa de aniversário. Pode ser feito nas cores/estampas/modelos x, y e z. Feito de papel especial envernizado, com gramatura xx. Ideal para festas infantis. Já vem com o envelope. Os convites irão acompanhados de embalagem protetora, em caixa de papelão.
      O prazo de produção varia de x a y dias, de acordo com a quantidade solicitada.
      O diferencial deste convite é a impressão, de altíssima qualidade. Além disso, pode ser personalizado com as informações que desejar.
      Ele mede xx de altura por xx de largura

  8. boa tarde jà fiz meu cadastro,mas estou com dificuldades em expor meu produto,as palavras para descreve-los.