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Entregue no prazo e deixe seu cliente feliz

Você sabia que 70% das reclamações do PROCON/SP são relativas a atrasos na entrega de produtos comprados online? Com a chegada no natal, os clientes ficam mais ansiosos para a chegada dos pedidos e muitas lojas passam a oferecer prazos mais curtos do que podem cumprir.

Confusão na certa! Some a isso o atraso habitual dos Correios nessa época do ano e teremos a garantia de mais uma reclamação. Cliente insatisfeito e sem presente para colocar abaixo da árvore de Natal é um pesadelo que não desejamos para ninguém.

É preciso se organizar e acima de tudo ser consciente para reverter essa situação. Vamos lá!

  • Cumpra seus prazos. Por mais tentador que pareça, pegar muitos pedidos e não conseguir finalizá-los irá manchar a reputação da sua loja – muitas vezes de maneira irreversível;
  • Tenha alguns produtos em pronta entrega. Saiba quais são aquelas peças “hits” nessa época do ano e antecipe-se. Produza algumas extras para ter tempo de se dedicar às encomendas personalizadas;
  • Trate seu cliente como gostaria de ser tratado. E ainda dizemos mais: se puder, trate-o um pouquinho melhor com direito a mimos e carinhos extras. Cliente satisfeito indica a sua loja para amigos e compra outra vez, lembre-se disso.
  • Respeite-se. Não ofereça preços, vantagens, condições ou qualquer brinde que seja abusivo ou esteja abaixo do seu planejamento financeiro. Vender produtos artesanais deve ser acima de tudo um prazer, uma paixão. Não escravidão!

produção para o natal: pandocaPeças da Pandoca Design saindo do forno!

  • Tenha um prazo máximo para receber pedidos sob encomenda. Você pode divulgá-lo para alertar os seus clientes ou mantê-lo internamente, como uma meta. De qualquer forma, respeite-se e não se comprometa com o que não puder entregar.
  • Lembre-o do prazo de entrega. Para produtos artesanais, ele inclui a sua produção + postagem + prazo dos Correios ou outra forma de transporte que você utilize, mas muitos clientes não sabem disso. Muitos se confundem e acabam pensando que é apenas o fornecido pelos Correios. Informe seu cliente e evite confusões. É melhor ter um pedido cancelado do que um cliente insatisfeito! #ficadica
  • Ofereça estímulos para seus clientes anteciparem suas encomendas. Que tal oferecer um item a mais, um brinde, um valor ou porcentagem de desconto para quem fechar encomendas até a sua data-limite?
  • Lembre-se dos clientes que pediram mais nessa época. É legal mandar uma mensagem especial para esses clientes, assim você consegue fidelizá-los.
E aí, o que mais você faz para não se atrapalhar nos prazos para as encomendas de fim de ano? Compartilhe com a gente nos comentários!

***

Acompanhe todos os posts do Natal Fora de Série clicando no banner bastidor ali ao lado ou pelos posts já publicados:

  1. Natal Fora de Série + freebies: Agendas organizadoras
  2. Sua loja está pronta para o Natal? Vamos lá! 
  3. Movimento de Valorização do Artesanal
  4. Venda mais com promoções e frete grátis… você pode!
  5. Com segurança, seu cliente compra mais
  6. Tenha produtos em estoque e venda mais no Natal
  7. Freebies de Natal: tags para decorar seus produtos
  8. Monte o seu Perfil de Venda neste final de ano

Toda quinta temos um encontro marcado aqui no blog com artigos especiais para se preparar e aproveitar as oportunidades do final de ano. Não perca!

(imagens do post: Pandoca)

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Professora de costura e fã dos artesãos que fazem parte desta comunidade incrível de criativos. Compartilha o amor por costurices em seu blog, A Costureirinha. Não resiste a um ronrom e é viciada em aviamentos e tecidos coloridos.

Veja mais posts deste autor.

38 comentários

  1. Adorei o post de hoje e concordo plenamente com tudo que foi dito. As principais regras da minha loja são: responder o mais rápido possível todos e-mail’s dos clientes. Enviar os pedidos sempre que possível antes do prazo previsto e tratar cada cliente como se fosse único. Com isso várias clientes recebem a mercadoria, entram no site para deixar a avaliação e ja fazem um novo pedido. Resultado, hj tenho 118 avaliações, todas positivas.

    Abraços
    Cris (www.elo7.com.br/crisbordadospontocruz)

  2. Lidiane Silva

    O post é bom,porém a equipe do Elo7 poderia auxiliar os vendedores.

    Atualmente quando o cliente realiza um compra aparece no sistema data da postagem+ o prazo dos correios.Por exemplo,um cliente que compra de um vendedor de SP e mora em SP,aparece que o prazo de entrega é dia da postagem+1 dia útil.

    Dessa forma,assim que o cliente compra ele ENTENDE que receberá a mercadoria 01 a 02 dias depois que comprou.

    Mesmo descrevendo na página principal da loja as formas de pagamento e respectivos prazos de confirmação do sistema MOIP,assim como prazo de postagem e posteriormente repetindo essa informação via msg no pedido do cliente,eles têm dificuldades de entender prazo de confecção+prazo de postagem+ prazo de entrega.

    Uma forma super simples que o Elo7 poderia adotar (que os portais concorrentes já possuem há bastante tempo ) é habilitar na loja a soma automática dos prazos.

    Por exemplo,se o prazo de uma loja são de 48hs úteis o lojista coloca essa informação,e soma-se automaticamente ao prazo dos correios.Aí sim o cliente visualiza o prazo INTEIRO que irá esperar para receber a encomenda.

    Outra grande reclamação dos clientes é que não sabiam que demora tanto para confirmação de pagamento via boleto e também desconhecem os prazos de confirmação do MOIP.

    O Elo7 deveria achar um modo de colocar essa informação para o cliente NO ATO do pagamento.Mesmo as orientações constando na página principal da loja,muitos clientes têm relatado dificuldade em entender as lojas,e compram o item não visitando a página principal da loja.

    Deveria também haver um layout onde os vendedores descreveriam separadamente prazos,políticas da loja,entre outros,pois temos que colocar TODAS informações em uma só página,o que reduz a possibilidade do cliente ler tanta informação junta.

    As maiores questões são relacionadas ao valor do frete que poderia ser sanado facilmente pelo Elo7,colocando ao lado do produto “calcular frete”,ao invés do cliente ter que clicar em “comprar” primeiro.

    As mudanças realizadas pelo Elo7 até então são boas,porém lentas e poucas.Coisas simples poderiam ser modificadas para facilitar as compras para os nossos clientes.

    • Oi Lidiane, tudo bem?

      Agradecemos as suas observações, que são críticas bastante construtivas para a nossa plataforma. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais, porém os processos e prazos muitas vezes não coincidem com as expectativas dos elosetters. Entendemos isso e trabalhamos cada dia mais para superar isso.

      Porém, temos uma observação: hoje nós já exibimos sim o prazo de produção (cadastrado no seu produto) junto ao prazo de entrega dos Correios. Isso é mostrado no ato da compra e também na página de pedido. Pedimos que dê uma olhada, pois melhoramos isso justamente após obsevações parecidas com as suas de muitos lojistas.

      Estamos verificando a possibilidade de exibir o prazo total com nossa equipe de tecnologia, que está constantemente desenvolvendo novas ferramentas e ajustes na plataforma pra facilitar a vida de todos. :) Cada marketplace tem uma forma de atuar e procuramos evitar comprarações. Vantagens, desvantagens, ferramentas e funcionalidades irão divergir pois são empresas diversas, mas fique de olho que tem muita coisa boa vindo por aí. Esse foi um ano de muitas realizações e o próximo está recheado de novidades surpreendentes para todos.

      Obrigada pelas sugestões! Sucesso e boas vendas!

  3. Fiz exatamente como foi passado, digitei os descontos e coloquei o blakfridey no tag do produto, porem procuro pelos produtos e o meu nao aparece.

    • Leonarda, envie um e-mail para nossa equipe de atendimento, pois sem o seu e-mail não conseguimos encaminhar sua dúvida.

  4. Fiz exatamente como foi passado, digitei os descontos e coloquei o blakfridey no tag do produto, porem procuro pelos produtos e o meu nao aparece.

    • Leonarda, envie um e-mail para nossa equipe de atendimento, pois sem o seu e-mail não conseguimos encaminhar sua dúvida.

  5. Fiz exatamente como foi passado, digitei os descontos e coloquei o blakfridey no tag do produto, porem procuro pelos produtos e o meu nao aparece.

    • Leonarda, envie um e-mail para nossa equipe de atendimento, pois sem o seu e-mail não conseguimos encaminhar sua dúvida.

  6. Fiz exatamente como foi passado, digitei os descontos e coloquei o blakfridey no tag do produto, porem procuro pelos produtos e o meu nao aparece.

    • Leonarda, envie um e-mail para nossa equipe de atendimento, pois sem o seu e-mail não conseguimos encaminhar sua dúvida.

  7. Miriam Grigolon Rozatti

    Fiquei super chateada porque os meus produtos tb não aparecem,só quando a
    gente digita o black friday na pesquisa é que aparece,mas quem esta
    recebendo e-mail da promoção não…super chato isso

  8. Miriam Grigolon Rozatti

    Fiquei super chateada porque os meus produtos tb não aparecem,só quando a
    gente digita o black friday na pesquisa é que aparece,mas quem esta
    recebendo e-mail da promoção não…super chato isso

  9. Miriam Grigolon Rozatti

    Fiquei super chateada porque os meus produtos tb não aparecem,só quando a
    gente digita o black friday na pesquisa é que aparece,mas quem esta
    recebendo e-mail da promoção não…super chato isso

  10. Miriam Grigolon Rozatti

    Fiquei super chateada porque os meus produtos tb não aparecem,só quando a
    gente digita o black friday na pesquisa é que aparece,mas quem esta
    recebendo e-mail da promoção não…super chato isso

  11. Oi Lidiane, tudo bem?

    Agradecemos as suas observações, que são críticas bastante construtivas para a nossa plataforma. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais, porém os processos e prazos muitas vezes não coincidem com as expectativas dos elosetters. Entendemos isso e trabalhamos cada dia mais para superar isso.

    Porém, temos uma observação: hoje nós já exibimos sim o prazo de produção (cadastrado no seu produto) junto ao prazo de entrega dos Correios. Isso é mostrado no ato da compra e também na página de pedido. Pedimos que dê uma olhada, pois melhoramos isso justamente após obsevações parecidas com as suas de muitos lojistas.

    Estamos verificando a possibilidade de exibir o prazo total com nossa equipe de tecnologia, que está constantemente desenvolvendo novas ferramentas e ajustes na plataforma pra facilitar a vida de todos. :) Cada marketplace tem uma forma de atuar e procuramos evitar comprarações. Vantagens, desvantagens, ferramentas e funcionalidades irão divergir pois são empresas diversas, mas fique de olho que tem muita coisa boa vindo por aí. Esse foi um ano de muitas realizações e o próximo está recheado de novidades surpreendentes para todos.

    Obrigada pelas sugestões! Sucesso e boas vendas!

  12. Oi Lidiane, tudo bem?

    Agradecemos as suas observações, que são críticas bastante construtivas para a nossa plataforma. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais, porém os processos e prazos muitas vezes não coincidem com as expectativas dos elosetters. Entendemos isso e trabalhamos cada dia mais para superar isso.

    Porém, temos uma observação: hoje nós já exibimos sim o prazo de produção (cadastrado no seu produto) junto ao prazo de entrega dos Correios. Isso é mostrado no ato da compra e também na página de pedido. Pedimos que dê uma olhada, pois melhoramos isso justamente após obsevações parecidas com as suas de muitos lojistas.

    Estamos verificando a possibilidade de exibir o prazo total com nossa equipe de tecnologia, que está constantemente desenvolvendo novas ferramentas e ajustes na plataforma pra facilitar a vida de todos. :) Cada marketplace tem uma forma de atuar e procuramos evitar comprarações. Vantagens, desvantagens, ferramentas e funcionalidades irão divergir pois são empresas diversas, mas fique de olho que tem muita coisa boa vindo por aí. Esse foi um ano de muitas realizações e o próximo está recheado de novidades surpreendentes para todos.

    Obrigada pelas sugestões! Sucesso e boas vendas!

  13. Oi Lidiane, tudo bem?

    Agradecemos as suas observações, que são críticas bastante construtivas para a nossa plataforma. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais, porém os processos e prazos muitas vezes não coincidem com as expectativas dos elosetters. Entendemos isso e trabalhamos cada dia mais para superar isso.

    Porém, temos uma observação: hoje nós já exibimos sim o prazo de produção (cadastrado no seu produto) junto ao prazo de entrega dos Correios. Isso é mostrado no ato da compra e também na página de pedido. Pedimos que dê uma olhada, pois melhoramos isso justamente após obsevações parecidas com as suas de muitos lojistas.

    Estamos verificando a possibilidade de exibir o prazo total com nossa equipe de tecnologia, que está constantemente desenvolvendo novas ferramentas e ajustes na plataforma pra facilitar a vida de todos. :) Cada marketplace tem uma forma de atuar e procuramos evitar comprarações. Vantagens, desvantagens, ferramentas e funcionalidades irão divergir pois são empresas diversas, mas fique de olho que tem muita coisa boa vindo por aí. Esse foi um ano de muitas realizações e o próximo está recheado de novidades surpreendentes para todos.

    Obrigada pelas sugestões! Sucesso e boas vendas!

  14. Elisa

    Gostei das dicas. Simples e objetivas. Parabéns!

    Atente-se aos comentários da Lidiane Silva. São de extrema importância!
    Abraço!

  15. Excelente post, só falta o elo7 também nos ajudar e colocar disponível a opção de seguro dos correios na hora em que formos calcular o e-ticket. Como já foi dito no post, os correios atrasam e muitas vezes somem com os nossos produtos #ficaadica

    • Oi Ivana, obrigada pelo elogio! Oferecer ou não seguros no e-ticket é uma limitação dos Correios, não nossa, infelizmente. Sempre buscamos melhores negociações com nossos parceiros, assim que tivermos novidades com relação a isso informaremos a todos!

      Um beijo!

  16. Oi Ivana, obrigada pelo elogio! Oferecer ou não seguros no e-ticket é uma limitação dos Correios, não nossa, infelizmente. Sempre buscamos melhores negociações com nossos parceiros, assim que tivermos novidades com relação a isso informaremos a todos!

    Um beijo!

  17. Oi Ivana, obrigada pelo elogio! Oferecer ou não seguros no e-ticket é uma limitação dos Correios, não nossa, infelizmente. Sempre buscamos melhores negociações com nossos parceiros, assim que tivermos novidades com relação a isso informaremos a todos!

    Um beijo!

  18. Oi Ivana, obrigada pelo elogio! Oferecer ou não seguros no e-ticket é uma limitação dos Correios, não nossa, infelizmente. Sempre buscamos melhores negociações com nossos parceiros, assim que tivermos novidades com relação a isso informaremos a todos!

    Um beijo!

  19. lonas@lonasdesign.com

    Olá, equipe do Elo 7!

    Gostaríamos de sugerir a seus profissionais da área de tecnologia, que desenvolvessem uma ferramenta na qual os vendedores do Elo 7 tivessem um campo para a inserção do valor da embalagem para o envio das mercadorias a seus cientes. Ainda que mencionemos esse custo extra em todas as nossas vendas, alguns clientes sentem-se “lesados” e cancelam seus pedidos, alegando que esse custo deveria estar incluído no frete calculado. Mas esse é justamente o problema. No campo de cálculo do frete, oferecido pelo Elo 7 , não está previsto espaço para esse custo que é relevante, em alguns casos.

    Agradeço desde já sua atenção e temos certeza de que analisarão o fato com carinho.

    Existe algum movimento do Elo 7 no sentido de solucionar esse problema?

    Boas vendas para todos nós!

    Abs,

    Paola & equipe Lonas Design

    • Olá Paola!

      Obrigada por sua sugestão, é muito bom ver artesãos que compreendem a plataforma e todo o trabalho envolvido por trás do Elo7 para deixar o site cada vez mais bacana para todos.

      Sua sugestão já foi encaminhada para a nossa equipe de tecnologia e foi ouvida com um carinho especial! Fique de olho nas nossas comunicações nas próximas semanas ;)

      Um beijo, sucesso e boas vendas!

      • lonas@lonasdesign.com

        Olá, pessoal!
        Muito obrigada por seu retorno. Ficaremos atentas às próximas mensagens para acompanhar o andamento da questão apontada.
        Abs a todos!
        Paola & equipe Lonas Design

        Em 1 de março de 2013 14:04, Disqus escreveu:

  20. Olá Paola!

    Obrigada por sua sugestão, é muito bom ver artesãos que compreendem a plataforma e todo o trabalho envolvido por trás do Elo7 para deixar o site cada vez mais bacana para todos.

    Sua sugestão já foi encaminhada para a nossa equipe de tecnologia e foi ouvida com um carinho especial! Fique de olho nas nossas comunicações nas próximas semanas ;)

    Um beijo, sucesso e boas vendas!

    • lonas@lonasdesign.com

      Olá, pessoal!
      Muito obrigada por seu retorno. Ficaremos atentas às próximas mensagens para acompanhar o andamento da questão apontada.
      Abs a todos!
      Paola & equipe Lonas Design

      Em 1 de março de 2013 14:04, Disqus escreveu:

  21. Olá Paola!

    Obrigada por sua sugestão, é muito bom ver artesãos que compreendem a plataforma e todo o trabalho envolvido por trás do Elo7 para deixar o site cada vez mais bacana para todos.

    Sua sugestão já foi encaminhada para a nossa equipe de tecnologia e foi ouvida com um carinho especial! Fique de olho nas nossas comunicações nas próximas semanas ;)

    Um beijo, sucesso e boas vendas!

    • lonas@lonasdesign.com

      Olá, pessoal!
      Muito obrigada por seu retorno. Ficaremos atentas às próximas mensagens para acompanhar o andamento da questão apontada.
      Abs a todos!
      Paola & equipe Lonas Design

      Em 1 de março de 2013 14:04, Disqus escreveu:

  22. Fiz uma venda e a cliente me avaliou por mensagem pq não sabia onde ir para avaliar!E o píor é que, eu não soube explicar a ela o caminho pq nunca fiz uma compra no site. Gostaria de mandar uma msg as minhas clientes assim que enviar o cod. rastreio com um passo a passo para fazer a avaliação, vcs poderiam me instruir por favor?!
    Sou nova no Elo7, montei minha loja em 2014 mas esse ano que deixei redondinha, com produtos novos e tudo mais.Estou vendendo bem e espero melhorar ainda mais.
    Obrigada!

  23. Parabéns pelos ótimos posts li recentemente alguns outros, esse achei bastante interessante, temos uma transportadora de mudanças e trabalhamos com pequenos fretes e entregas rápidas, e visamos muito a entrega imediata sempre pensando em nossos clientes, mas sempre é bom pesquisarmos melhores maneiras de fornecemos um serviço melhor, colocarei em prática algumas dicas acima para poder atender melhor. obrigado