Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Rosy MacQueen: Exercício Identidade Visual (parte III)

Rosy MacQueen: Exercício Identidade Visual (parte III)

A colunista Rosy McQueen montou um guia de identidade visual para os leitores do blog, em três partes. Na primeira, ela propôs perguntas para descobrir a imagem da sua marca. Na segunda, ela dá uma sugestão que como descobrir a personalidade dela. E nesta terceira ela propõe um exercício prático para conseguir captar a essência da sua marca em imagens. Vamos lá?

_

Em mais um post da nossa série sobre Gestão de Marca e Identidade Visual, faremos um exercício divertido e esclarecedor para descobrir a personalidade de seu negócio: atribuir a ele três palavras e cinco imagens. Não importa muito se você vai buscar primeiro palavras ou imagens, comece por onde se sentir mais confortável.

Suas palavras:

Buscar referências é sempre uma boa maneira de esboçar algo para si. Você pode começar vendo algumas lojas de que gosta, e descrevendo-as em três palavras. Depois de ver algumas lojas, tente fazer o mesmo para seu negócio. Duas atividades que podem ajudar:

1. Liste todas as palavras que lhe vêm à mente: observe seus produtos e anote as que você usa pra descrevê-los às outras pessoas. Pense em adjetivos, por exemplo: confortável, elegante, moderno, divertido, urbano, romântico, sóbrio, vintage, descontraído etc. Escreva todas no papel. Você vê grupos com significados parecidos? Então uma palavra deste grupo provavelmente será uma de suas três palavras.

2. Pergunte: às vezes nossa família, amigos e clientes conseguem nos descrever melhor do que nós. Peça a algumas pessoas que lhe escrevam três palavras que melhor expressem sua marca e seus produtos. Você pode se surpreender com o retorno! Quem sabe você descobre uma palavra interessante na qual não havia pensado antes.

Suas imagens:

Como diz o velho ditado, “uma imagem vale por mil palavras”. Imagens podem expressar coisas que às vezes palavras sozinhas não conseguem. Veja dois meios para encontrar seu conjunto de imagens:

1. Procure na internet: vale navegar pelo Flickr, Pinterest ou fazer buscas no Google Images. Jogue também na pesquisa as palavras mais relevantes da sua lista.

2. Observe as coisas que você gosta: visite suas lojas Elo7 favoritas e observe as imagens que lhe atraem. Entre elas pode surgir um tema que lhe orientará em sua busca.

Juntando tudo:

No final, coloque em um arquivo (pode ser uma imagem ou mesmo um Word) as suas palavras e imagens escolhidas. Este documento será inspiração para os próximos passos na construção de sua Identidade Visual. Servirá também para guiar designers que você eventualmente possa contratar para produzir  materiais como logos, banners, etiquetas…

Não esqueça de consultar a ajuda online do Elo7, caso queira uma ajudinha. :)

(imagens: Weheartit)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.