Home | Negócio Criativo | Começar um negócio criativo: loucura ou sonho possível?

Começar um negócio criativo: loucura ou sonho possível?

Você tem um talento para criar produtos feitos à mão e tem um desejo de passar os dias inteiros no seu atelier criando e produzindo tudo o que a sua imaginação inventar. Você tem certeza que seria muito mais feliz e realizado se pudesse trabalhar só com isso todos os dias. Só que isso é algo muito distante. Começar um negócio criativo é só um sonho que não tem a menor chance de dar certo.

Começar um negócio criativo: loucura ou sonho possível?

Começar um negócio criativo: loucura ou sonho possível?
imagem: loja GHDV Grafias

Fazer o que você ama e hoje em dia um negócio criativo tem muitas chances de dar certo sim! Pessoas que fazem do jeito certo não tem do que se queixar e estão vivendo a vida que você sempre quis. Elas deram o primeiro passo, testaram suas ideias, colocaram a cara no mundo e encontraram o SEU jeito de fazer dar certo. Encontraram o caminho para viver a vida dos sonhos deles.

Não precisa mais ser como era antigamente

A gente vive num momento de grande mudança de paradigmas. Nossos pais foram criados para terem carreiras seguras. Trabalhar para pagar as contas e poder se aposentar com tranquilidade um dia é a definição de sucesso pra eles.

O trabalho que você faz todos os dias durante a maior parte da sua vida deve ser algo que te enriqueça a alma e não sugar toda a sua energia nos melhores anos da sua vida. A palavra de ordem é liberdade! Liberdade de escolhas, liberdade criativa, liberdade de ir e vir. E se a sua escolha não der certo você escolhe de novo e tudo bem.

Para viver o seu sonho

Mas pra viver seu sonho, antes terá que superar alguns desafios comuns nessa fase inicial. Veja com quais você se identifica:

– medo de abandonar tudo o que já conquistou.

– medo do que os outros vão pensar se você fizer isso.

– medo de ter que recomeçar do zero.

– medo de errar, de fracassar.

– medo de não saber o que fazer, por onde começar.

Esse cara está sempre presente quando se trata de fazer coisas novas. Ele faz parte do processo que se chama: MUDANÇA. O medo sempre se apresenta para te lembrar que você deve ter cautela. Te faz prestar atenção em algum possível perigo, para que você não meta os pés pelas mãos. O que você não pode deixar acontecer é que ele te impeça de realizar coisas importantes pra você.

imagem: loja GHDV Grafias

Aliás, se o que você tem medo de fazer é realmente algo muito importante e que pode mudar a sua vida, é aí que ele aparece com mais intensidade. Isso acontece porque você não quer que dê errado, pelo contrário. Mas como eu falei antes, a função dele é te deixar alerta, nada mais do que isso. Se algo que você quer fazer não te der medo, nem perca seu tempo. Isso não é tão importante assim ou não tem potencial de mudar a sua vida, simples assim.

O medo como aliado

Agora que você tem estas informações valiosas, já pode passar a encarar o seu medo como um indicador do grau de importância que algo tem na sua vida. Para saber distinguir com mais clareza qual mensagem o medo quer te passar eu te proponho a fazer um exercício.

Respire fundo e mentalize aí: Pense como seria a sua vida se você estivesse trabalhando com o que você mais ama fazer, com toda a liberdade do mundo para criar. Num ambiente com tudo o que você gosta, com uma legião de fãs do seu trabalho e conquistando seus sonhos mais desejados.

E aí? Como é que você está se sentindo depois de ver como seria começar um negócio criativo? É leve e inspirador ou você se sente tenso, encolhido  e o medo é tão grande que você tem vontade de escapar desta sensação correndo?

Se você se sente tenso e com vontade de desviar o pensamento pode correr que é fria. Isso não vai te fazer bem. Agora, se você se sente leve e inspirado por este tipo de visualização e só não começou ainda a concretizar esta cena porque tem medo de largar tudo pra viver um sonho, saiba que você não precisa tomar nenhuma atitude radical pra viver o que você tanto quer.

A ajuda que faltava para começar um negócio criativo

Eu vou te orientar neste processo e te mostrar o que fazer pra começar a por em prática o seu sonho de viver criando seus produtos incríveis. E isso vai acontecer em uma palestra online e gratuita que estou preparando para o dia 20/03/18 às 20:30h. Você está super convidado!

Vou te contar o que é realmente necessário para começar a construir o seu negócio criativo do zero e do jeito certo. Para garantir a sua vaga é só deixar seu e-mail neste link aqui e aguardar o dia da palestra.

E enquanto este dia não chega, me conte qual foi a sensação após a mentalização do seu trabalho dos sonhos? Quero saber também quais são os medos que te impedem de dar o primeiro passo. Deixe seu comentário aqui e a gente se vê ao vivo na palestra.

Até mais!

Clarissa De Bem

Clarissa é uma artista múltipla. Descobriu desde criança a paixão por todo tipo de expressão artística. Arquiteta por formação ela já se aventurou por diversas áreas da arquitetura, do design gráfico, da dança, das artes plásticas e da decoração de festas.

E no desenrolar dos seus negócios criativos descobriu mais uma paixão, o marketing autêntico (ou de propósito). Hoje divide seu tempo entre sua arte no Viver de Craft e compartilha seu conhecimento e experiências.

Imagens do post: loja GHDV Grafias

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.