Home | Negócio Criativo | Como calcular o preço de produtos criativos

Como calcular o preço de produtos criativos

Uma pergunta de vários criativos aqui no Blog do Elo7 é: como calcular o preço de seus produtos? São muitas as variáveis que temos que levar em conta, nosso salário, lucro da empresa, matéria-prima, embalagem, despesas e vários outros fatores. É necessário prestar muita atenção em todos eles, pois precisamos garantir o lucro nas vendas ou alinhar o preço à uma estratégia para girar o estoque ou divulgar os produtos.

Como calcular o preço de produtos criativos

Existem diversas ferramentas disponíveis que podem te ajudar com essa tarefa tão importante. O mais legal, é que elas não exigem nenhum conhecimento prévio em finanças. Qualquer um conseguirá precificar seus produtos de forma simples e rápida. Vou apresentar quatro ferramentas para você escolher qual delas melhor se encaixa ao perfil do seu negócio.

Como calcular o preço

Curso Eduk “Como precificar seu artesanato”

Neste curso da Eduk com a Jo Ludwig, você aprenderá como calcular o preço do seu produto, seja ele qual for: bonecas, cadernos, bolsas, etc. É apresentado uma planilha de precificação para realizar os cálculos a partir de quatro variáveis: despesas fixas, despesas variáveis, lucro e custo do produto. Fique tranquilo pois não é necessário ter conhecimento prévio em nenhuma ferramenta de planilhas.

Reveja seus conceitos e conheça novos modos de planejamento. Veja mais informações sobre este curso da Eduk aqui.

Profissão Artesanato

Com esta ferramenta em formato de planilha, você aprenderá como calcular o preço justo pelo seu artesanato. Muitos criativos cobram um preço muito barato e têm mais prejuízo que lucro, outros cobram caro e perdem vendas. Esta planilha é feita no Excel e não é necessário nenhum conhecimento prévio em fórmulas para usá-la.

O valor final do produto é calculado automaticamente de forma simples e rápida, de acordo com os valores adicionados nos campos disponíveis na planilha. Além do preço ideal, você saberá quanto vale a sua hora trabalhada e terá acesso à gráficos que irão te ajudar a tomar decisões que influenciam no custo. Os principais benefícios desta ferramenta são:

  • Aumento no faturamento;
  • Economia de tempo;
  • Possibilidade de saber a margem correta de desconto a ofertar em cada produto;
  • Valor cobrar nas vendas por atacado

Lojista do Elo7 pode adquirir o acesso à planilha com preço especial, confira aqui!

Calcularte

O Calcularte é uma ferramenta poderosa para calcular o preço ideal de venda das suas peças, mostrando, inclusive, a composição do preço de venda com as “fatias” do preço destinadas a cobrir cada um dos seguintes itens: custo da matéria-prima e mão-de-obra, despesas fixas e variáveis, comissão e lucro.

O Calcularte oferece uma versão gratuita, o plano Iniciante, onde você poderá cadastrar e calcular o preço de venda de até 5 produtos.
Assinantes do plano Profissional podem trabalhar com número ilimitado de produtos, têm acesso a uma gama de ferramentas extras como pesquisa automática de preços, relatório de composição de preço, relatório de custo e margem bruta.

Dia 30/11/2016, será lançado o plano Empreendedor, para que o Calcularte se transforme em um sistema de gestão completo para seu negócio. Nele você poderá gerenciar sua lista de clientes, fornecedores, estoques e andamento de orçamentos e pedidos.

Lojistas do Elo7 que assinarem agora através deste link exclusivo, ganharão 30% de desconto no valor da assinatura do plano Profissional (oferta por tempo limitado). Além disso, ao assinar o plano Profissional pelo link exclusivo do Elo7, poderá aderir ao plano Empreendedor com 30% de desconto no lançamento.

+ Veja fichários para organizar os relatórios da sua loja

Controle Criativo

O Controle Criativo é um sistema online que te ajudará na gestão do seu negócio criativo. Com ele você poderá: calcular o preço de seu produto, gerar orçamentos, controlar o estoque e fluxo de caixa.

A sua principal funcionalidade é o cálculo automático de preços. Após lançar algumas variáveis no sistema, você obterá o preço ideal do seu trabalho sem complicação. Você irá economizar tempo e transformar tarefas complexas em processos simples e rápidos. O sistema pode ser acessado de qualquer computador, celular ou tablet. Saiba mais sobre esta ferramenta aqui.

Além destas ferramentas, aqui no Blog do Elo7 você também encontra conteúdos para te ajudar nesta tarefa:

+ Especial Preço: Quanto vale o seu trabalho?
+ Especial Preço: Quanto custa o seu negócio criativo?
+ Especial Preço: Aprenda a precificar seu produto

Imagem de capa: Dona Dica Ateliê

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.