Home | Negócio Criativo | Como conciliar a maternidade e o empreendedorismo

Como conciliar a maternidade e o empreendedorismo

Se só o trabalho de ser mãe já é repleto de desafios e malabarismos, imagina ser empreendedora e mãe. Quando se tem jornada dupla, é super importante se organizar para isso. Neste post iremos compartilhar 5 dicas para te ajudar a planejar a sua rotina de forma a conciliar a maternidade e o empreendedorismo.

Como conciliar a maternidade e o empreendedorismo

Como conciliar a maternidade e o empreendedorismo

Respeite os seus limites

Como a maternidade também irá exigir um tempo seu às vezes será necessário dizer “não” para algumas coisas ou frear um pouco o ritmo para não perder em qualidade. Seja honesta e explique aos clientes que não pode aceitar determinado prazo é sempre a melhor saída.

Crie uma rotina para facilitar seu trabalho

Muitas pessoas subestimam o poder que a rotina tem para aumentar a produtividade. Isso acontece pois quando você sabe o que fazer ao longo do dia, você não precisa perder tempo e energia para planejar e decidir o que irá fazer após cada atividade.

Sempre que receber uma venda de produto que precisar produzir,  inclua em seu cronograma , mesmo que não seja um projeto tão grande.

Nem sempre será possível equilibrar a maternidade e o empreendedorismo

Por mais planejamento que você faça, às vezes imprevistos irão acontecer e ou a maternidade ou o empreendedorismo irão exigir mais seu tempo ou dedicação. Tenha isso em mente para evitar frustrações.

Caso você tope fazer um projeto que irá te demandar muito tempo, mas irá gerar bons frutos para você e seu negócio, depois compense reservando um tempo de qualidade com seus filhos, ou vice versa.

Faça uma coisa de cada vez

Trabalhar junto com os filhos pode ser um problema pois a chance de você se distrair com eles são altas. E quando não estamos 100% dedicados a finalizar uma tarefa, uma atividade que levaria uma hora para ser concluída, pode levar o dobro de tempo com as distrações.

Analise a possibilidade de contratar alguém para te dar apoio, se necessário, para que você possa dedicar um tempo exclusivo aos seus negócios e à sua família.

Defina limites de horários

Quando se trabalha em casa, um desafios que as mães enfrentam é a disponibilidade aos filhos. Em outras palavras, as crianças não conseguem distinguir quando as mães estão disponíveis para lhe darem atenção e quando estão trabalhando. Para resolver esse problema, defina um horário para trabalhar e para se dedicar aos seus filhos e explique isso a eles.

Você tem alguma outra dica sobre como conciliar maternidade e o empreendedorismo? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.