Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como criar seu plano de marketing para 2021 (+ calendário 2021 para baixar)

Como criar seu plano de marketing para 2021 (+ calendário 2021 para baixar)

Por mais que 2020 não tenha sido um ano fácil, ele nos ensinou o quanto podemos ser criativos para encontrar alternativas no cenário de uma pandemia e resilientes para enfrentar grandes desafios. Neste cenário, ter um plano de marketing nunca foi tão importante para diferenciar a sua marca. Neste post compartilhamos 5 dicas para você criar seu plano de marketing para 2021 e começar o ano com muitas vendas!

Como criar seu plano de marketing para 2021

foto: Cahandmade.co

Para facilitar a organização do seu ano e planejamento das suas ações de marketing, lançamento de coleções e atividades da sua loja, montamos um calendário de 2021 com todas as datas relevantes para seu negócio criativo.

Seja flexível

Se 2020 nos ensinou alguma coisa, foi manter a cabeça aberta para novas ideias, hábitos, cuidados, ou seja, prontos para lidar com diversas mudanças.  Em vez de criar um plano de marketing para os 12 meses, que tal pensar menor? Crie um plano de dois ou três meses e avalie o momento atual para tomar decisões mais estratégicas.

Tente coisas novas

Não podemos garantir que 2021 será muito diferente do que foi 2020, por isso, se você não estiver satisfeito com seus resultados, precisará sair da nossa zona de conforto e tentar novas abordagens.

Faça um teste, poste algo que você nunca postou antes ou apresente novos produtos de maneiras inovadoras nas redes sociais! Aqui estão sugestões criativas para você se inspirar:

  • Comece a usar vídeos para divulgar seu negócio criativo nas redes sociais;
  • Experimente Instagram Reels, IGTV ou o Snapchat;
  • Faça uma live para interagir com seus seguidores e clientes;
  • Experimente diferentes tipos de imagens ou artes em suas postagens;
  • Fique atento às ferramentas novas que as mídias sociais oferecem para criar conteúdos criativos.

Conheça seu público

O público que você tinha em 2020 pode não ser o mesmo que você terá em 2021. As grandes mudanças causadas pelo cenário da pandemia, também podem ter mudando as necessidades e interesses dos seus clientes. Esteja atento às oportunidades que surgem a todo momento para oferecer soluções e produtos que o seu público possa se interessar neste momento. Aqui no Blog do Elo7 estamos sempre de olho nas tendências para contá-las em primeira mão para você.

Crie conteúdos humanizados

Por mais virtual que as interações e vendas online sejam, não podemos esquecer que estamos sempre lidando com pessoas. Antes de criar uma postagem ou responder a uma mensagem, se coloque no lugar do seu cliente e pense: O que você gostaria de ouvir neste momento?

Estamos vivemos em um momento desafiador e o conteúdo humanizado é o que gera confiança. Tenha empatia e considere as dificuldades que seus clientes podem estar passando.

Valorize e mostre seus pontos fortes

Quais são os pontos fortes da sua marca? Aproveite as redes sociais para mostrar todas as coisas que tornam sua marca única! Divulgue aqueles detalhes que podem gerar curiosidade dos seus seguidores e clientes como:

  • a história por trás da sua marca
  • o que te motivou a empreender
  • qual o propósito da sua marca
  • quais são os seus diferenciais
  • como é o processo de criação dos seus produtos

Veja também:

+ Cores Pantone 2021: conheça o cinza ‘ultimate gray’ e amarelo ‘illuminating’

+ Balanço de 2020 Elo7: muitos aprendizados e desafios

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.

Um Comentário

  1. Amei o calendário que a elo7 disponibilizou pra mim.
    Comecei agora,
    Tem 1 dia de loja com vocês ( kkkk)
    Mas tenho muita vontade de empreender.
    Amei o conteúdo.

    Obrigada 😘