Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como criar sua primeira linha de produtos em 3 passos

Como criar sua primeira linha de produtos em 3 passos

post

No meu artigo anterior para o Blog do Elo7,  falei sobre como encontrar o conceito da sua marca e como construir uma identidade visual a partir disso.

A diferença entre ser artesão por hobby e ser uma empresária que faz do artesanato uma fonte de renda, um “negócio do coração”, é que a partir desse momento você vai precisar pensar que a pessoa que está interessada em comprar seus produtos, precisa se identificar com eles e ninguém se identifica com cópias. Mostrar quais são suas inspirações, preocupações, intenções, faz com que o cliente entenda o quanto o seu produto é especial, assim como ele.

Se você já leu o artigo anterior e já encontrou esse conceito, está na hora de continuar. Que tal criar uma nova linha ou coleção de produtos? Se identificou com a ideia? Então, vem!

Primeiro passo: Inspiração – encontre um ponto de partida

Pegue papel e caneta e escreva 3 palavras que te inspiram e que têm a ver com sua personalidade e conceito de sua marca. Geralmente a natureza, um lugar especial, um afeto são boas inspirações. Por exemplo: mar, Itália, criança, frases positivas, alguma personalidade ou personagem que você admira.

Agora, escolha a melhor das 3 palavras e descreva o que vem à sua mente quando pensa nela. Pense em características como cor, textura, sentimento. Por exemplo, se você escolheu a palavra “mar”, pode ramificar em: azul, verde, coral, pérola, areia, vento, tranquilidade, alegria, infância, verão, formas sinuosas, ondas.

Segundo passo: Construção – reúna imagens e informações

Agora, busque imagens que têm a ver com as palavras que você listou. Você pode buscar em  sites de imagens como o Pinterest, Google, mas quanto mais vida no seu projeto, melhor!

Vá  para à rua, visite lugares, converse com pessoas, e então, vá unindo em um único lugar todas essas informações. Pode ser em uma pasta – física ou virtual – em um mural ou em um quadro.

Nesse “quadro” coloque também suas ideias de produtos novos, ou produtos que você já faz e que podem receber novas intervenções.

Atenção:

É muito importante dar tempo para que todas essas ideias se encaixem. São esses tijolinhos menores que juntos formam a construção principal.

Estipule um período por dia ou por semana para se dedicar a fazer coisas que você não está acostumada a fazer. Pode ser uma coisa simples como mudar o caminho que você faz para ir ao mercado, ou ler uma matéria sobre futebol ou algo que não faça parte da sua rotina. Tudo isso vai unindo os tijolos.

Estipule também um período por dia ou por semana para se dedicar à construção da sua nova coleção. Pode ser quinze minutos por dia, ou um dia por semana… o que for melhor para você. Só com disciplina as coisas podem sair do mundo das ideias!

Terceiro passo: Concretização – e que comecem os testes!

Depois de colocar e tirar imagens do seu quadro, um esboço da nova coleção vai surgindo. Chegou a fase dos testes. Comece a produzir e testar as novas ideias. Estipule um período para estar com tudo produzido, testado e decidido. Pode ser um mês, dois meses, um semestre.

Depois de tudo pronto, “bora” lançar!

Tire as melhores fotos! Lembre-se que você tem até 5 fotos que pode usar na sua loja Elo7 por produto, então, aproveite!

Tenha sempre uma foto com fundo branco, uma ou duas fotos de detalhes, e uma “foto conceito”, que mostre o sentimento ou a ideia que você agregou à coleção. Pode ser uma pessoa usando o produto, pode ser o produto num ambiente, pode ser uma foto com um filtro diferente.

Conte para todo mundo – e para mim também! – qual foi o processo de criação, como você chegou naquelas ideias, tire fotos dos testes, dos lugares onde foi, ou seja, explique o quão especial é aquela coleção para você e para o seu cliente!

E ai? Se empolgou para criar sua primeira coleção? Vem me contar nos comentários!

Grande abraço e até a próxima! ;)

 

Jo Ludwig

É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

Veja mais posts deste autor.