Home | Negócio Criativo | Como criar um negócio criativo sem medo

Como criar um negócio criativo sem medo

O post do dia veio da Rede Colaborativa e traz dicas para ajudar você a criar um negócio criativo sem medo. Quem dá as dicas é a Danielle Lopes, artesã e empreendedora, fundadora da Maison Rustique.

Todos nós somos seres criativos e nascemos com essa habilidade. Seja para tomar decisões no dia a dia ou no seu trabalho, você faz o uso da criatividade. A intenção de ter seu negócio criativo é viver uma vida motivada pela curiosidade e sem medo! Porém muitas pessoas não se consideram criativas ou têm medo de viver todo seu potencial no mundo criativo.

Como criar um negócio criativo sem medo

Como criar um negócio criativo sem medo

Pra você abrir seu negócio e exercer seu empreendedorismo criativo no mais completo sentido da palavra, você precisa se entregar de corpo e alma à sua criatividade e deixá-la fluir sem medo. Pessoas altamente talentosas deixam de viver seu sonho de abrir seu negócio puramente por medo. Vamos falar sobre as principais razões desses bloqueios:

Bloqueio Criativo

Esses bloqueios muitas vezes são trazidos da infância para a vida adulta, seja por falta de estímulos na sua educação ou por desaprovação em algum momento da sua vida. Com isso, não nos sentimos aptos a exercerem nossa vida criativa, mesmo que no fundo temos consciência do nosso potencial. Nesse caso é muito importante que você trabalhe aos poucos esses estímulos sem cobrança e culpa.

Procure meios que estimulem sua criatividade, seja através de uma aula de dança, de lettering ou de pintura. Pode até ser algo que não seja da sua área específica, mas que faça você sair da sua zona de conforto e incentive sua curiosidade em aprender algo novo. Sem cobranças e deixando sua criatividade livre, tudo floresce de maneira mais fluida e natural.

Medo de falhar

Por mais que tenhamos o potencial criativo e exercemos muitas vezes no nosso mundo introspectivo, o medo de falhar nos faz esconder dentro dos nossos próprios casulos. Esse medo de não conseguir cumprir com as expectativas do mundo externo, o medo da desaprovação, são sem dúvida o maior obstáculo para as pessoas altamente criativas deixarem de viver seus sonhos.

Temos que ter em mente que de uma maneira ou de outra nunca agradaremos à todas pessoas ao nosso redor, isso é fato! Se você tiver em mente que a pessoa mais beneficiada com a expressão da sua criatividade é você mesmo, seu caminho será mais pleno. Isso acontecerá se você estiver focado na sua própria realização ao oposto de pensar somente em agradar os outros.

Medo do fracasso financeiro

Largar tudo pra assumir algo sem ter certeza do futuro parece loucura não é mesmo? Pensando logicamente, qualquer que seja o ramo do negócio, essa incerteza faz parte dos planos. Mas algo que depende estritamente de algo abstrato como a criatividade, nos faz pensar duas vezes. O importante aqui é que antes de largar tudo e se doar por inteiro para um negócio criativo:

  • ter uma economia. Tenha consciência de que a vida criativa não é fácil. Você precisará de um porto seguro caso algo não saia como esperado.
  • encontre algo para se diferenciar da concorrência. Você estude o mercado que está entrando e ache um diferencial que te coloque em posição de destaque no seu ramo de negócio
  • não coloque o resultado financeiro como sua principal meta. A criatividade precisa de caminho livre pra percorrer. Ela não pode estar algemada ao retorno financeiro, pois se o fracasso chegar você vai culpar somente a criatividade (que não tem culpa de nada!).
  • o sucesso é consequência. Com ele muitas vezes vem o retorno financeiro – mas não necessariamente! Então aprecie a jornada, aprenda, se conheça e deixe que a criatividade exerça sua função de encantar o mundo. Deixe que essa seja uma caminhada leve e sem cobranças!

Você quer viver em pleno equilíbrio com sua criatividade? Então trate o medo como uma pessoa e tenha uma conversa sincera com ele: olha Sr. Medo, sou consciente da sua existência, mas nesse momento vou deixar você ali no cantinho, porque quero ser feliz e assim me entrego de corpo e alma a isso!” Essa conversa é fundamental pra você dar o primeiro passo. Se entregue sem medo, cair faz parte. “ Não passe correndo pelas experiências e circunstâncias que mais podem transformá-lo (Elizabeth Gilbert).

Informações sobre o a Live no Instagram

Para compartilhar mais dicas práticas sobre como criar um negócio criativo sem medo, eu e a Nathália Raggi, gerente de Comunidade do Elo7, iremos fazer uma live no Instagram @elo7vendedores. Você pode interagir conosco enviando dúvidas ou compartilhando suas experiências.

Confira a reprise do evento aqui.

Data: 01 de Maio de 2019, quarta-feira

Horário: às 20h

Onde: no Instagram @elo7vendedores.

Esperamos que você goste e participe conosco!

Danielle é mãe, artesã e fundadora da Maison Rustique. Formada em Turismo, Administração (International College of Management, Sydney Australia) e Pós-Graduada em Gestão Ambiental. Sempre pensando na sustentabilidade, se apaixonou pelo Fio de Malha, que é um resíduo têxtil reutilizado e com ele produz peças contemporâneas em crochê.

Você também pode acompanhar o meu trabalho pelo Instagram @maisonrustique, eu compartilho várias dicas e inspirações por lá.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.