Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como deixar o atelier mais criativo

Como deixar o atelier mais criativo

Como deixar o atelier mais criativo?

Você é daquelas pessoas adeptas da frase “eu  me organizo na minha bagunça”? Seguidamente recebo emails de leitoras pedindo dicas de organização e sobre como deixar o atelier mais criativo; muitas delas trabalham em casa e têm um quarto ou parte dele para o trabalho criativo. Seja na sua casa, seja no seu escritório, ou no seu craft room, boas doses de cuidado e organização serão fundamentais e sempre muito bem vindas!

Ambientes de criação pedem organização; é claro que a bagunça, pontualmente falando, é necessária; mas um espaço organizado certamente trará melhores resultados na sua produção.  Eu explico: digamos que hoje seja dia de preparar necessaires para o próximo bazar que vais participar; que tal começar organizando o processo de produção pré costura? Separar os tecidos, cores, manta acrílica, zípers, o modelo que será costurado, e acessórios para finalização certamente otimizarão seu tempo logo ali adiante.

Seguem algumas dicas lugastal pra que seu ambiente criativo seja mais atrativo e rentável;

1. Prepare um ambiente gostoso: escolhido o espaço onde será seu ambiente de trabalho criativo, vale deixá-lo o mais iluminado e funcional possível.

  • Tire tudo aquilo que não será usado – otimizar espaços é fundamental!
  • Uma janela por onde entrará iluminação natural durante o dia também sempre cai bem; se não tiver janela, use uma boa luz.
  • Escolha uma parede para algum detalhe especial – vale pintar de uma cor diferente das demais, colocar um mural de recados (use um isopor forrado com um tecido fofo), pintar molduras antigas etc.
  • Decore o espaço com peças “queridas”, pode ser aquela estante antiga que ninguém da família quer, ou aquela máquina de costura da avó que não funciona mais – traga para perto de você aquilo que traz lembranças e oferece conforto emocional.
  • Deixe uma parede lisa, será sua “design wall” – um espaço onde você colocará moldes, projetos em andamento e o que mais estiver produzindo, para que, nesse processo criativo, possa olhar em busca de novas inspirações e ações.

2. Tenha disponíveis suas revistas/livros e material complementar

Sabe aquele passo-a-passo que você encontrou numa revista antiga e guardou para usar em algum momento? Será muito irritante se não encontrar, quando o momento chegar! Lance mão de seus recortes e todo material de suporte  para seus processos de criação – deixe-os em local de fácil manuseio.

3. Organize a matéria-prima: processos de produções artesanais demandam diferentes materiais.

  • Como manter botões, alfinetes, tesouras, fitas, zíperes e outras miudezas numa só caixa? Organize-os em pequenos vidros ou potes plásticos – etiquetar e nomear também auxilia a encontrá-los no momento certo.
  • Separe os tecidos por cores, tonalidades ou estampas; nacionais ou importados, básicos e estampados.
  • Tesouras, cortadores, réguas e alicates também devem ficar disponíveis – talvez uma velha moldura em desuso seja perfeita para uma nova função – faça uma base de madeira e pregue pequenos ganchos – além de decorar o espaço, a moldura poderá acondicionar seu material básico do dia a dia (vale separar tesouras e cortadores com melhor fio dos demais).

4. Um “tapa” no visual!

Não é porque você trabalha em casa que passará o dia de pijama e pantufas, né? Ambientes criativos também pedem cuidados pessoais! Então, que tal dar uma geral aí no seu ambiente de trabalho e deixá-lo ainda mais criativo? Pequenas ações podem otimizar a criação, você se sentirá mais inspirado e a motivação será constante durante seus dias! Vale a pena tentar!

Você também tem outras dicas sobre como deixar o atelier mais criativo? Então conte para nós aqui nos comentários!

bool(false)

Sobre Lu Gastal

Mãe coruja, blogueira e dona do seu próprio negócio criativo, Lu Gastal não dá ponto sem nó. ↵↵Apaixonada por patchwork, quilting, tecidos coloridos e bonecas de pano, escreve um blog pessoal sobre todas as dores e delícias de empreender criativamente.↵↵

Veja mais posts deste autor.

5 comentários

  1. Bom dia, uso potes de maionese vazios para guardar miudezas e coloco todos em uma prateleira bem em cima da minha bancada de trabalho assim, tenho fácil acesso ao material que precico, bjus e amei as dicas.

  2. Oie. Amo essas dicas.
    Tenho um atelie bem pequeno, mas tento usar todos os espaços e deixar tudo bem bonitinho e organizado, tenho prateleiras e muitas caixas coloridas para colocar o material com o nome marcadinho.
    Como mexo muito com EVA, criei um armario com tubos de PVC largo, assim coloco as placas enroladinhas separadas por cores, assim nao cai tudo na hora que quero pegar alguma coisa. Fica tudo organizadinho
    Obrigada pelas dicas, sao sempre bem vindas!

  3. Adorei as dicas! Para organizar meus materiais de embalagens, retalhos de papel, fitas, virei caixas de sapato ao contrário e remontei colando e colocando etiquetas. Assim todas parecem ser de papel craft, sem ser necessário encapar. Beijo!

  4. Ótimo!!! Dicas valiosas!

  5. Queria MUITOOOOOOOOOOOOO ter um ateliê só pra mim, trabalho com caixas de MDF decoradas e é tudo feito no meu quarto…… Snif, snif, snif, snif, snif…….