Home | Negócio Criativo | Como encontrar e pesquisar tendências para minha loja online

Como encontrar e pesquisar tendências para minha loja online

Uma das coisas que todo o empreendedor deve estar atento, independente do nicho em que atue, são as tendências e novidades do seu setor. Se você pretende oferecer produtos que atendam as novas necessidades do seus clientes e se diferenciar dos concorrentes, é essencial conhecer as principais tendências. Hoje em dia é muito fácil acompanhar as novidades do seu nicho por meio das mídias sociais, sites e várias ferramentas online gratuitas.

Neste post compartilhei várias dicas sobre como encontrar e pesquisar tendências para minha sua online, vem ver!

Como encontrar e pesquisar tendências para minha loja online

1. Cores

As tendências das cores mudam todos os anos e, até certo ponto, em todas as estações. A cada final de ano, o Instituto Pantone revela sua cor aposta para o próximo ano. Baseada em pesquisas de comportamento e estudos de mercado, seus profissionais experts em cores, sensações e tendências apresentam o tom que deverá vir com força na moda, decoração, beleza e festas.

Imagem de divulgação da cor do ano 2021 Pantone.
Foto: Pantone

No ano de 2021, temos uma dupla: o cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Grey e o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating. Você não precisa usar essas cores apenas, mas uma ideia é criar opções de produtos com estampas ou detalhes destas cores, que prometem estar em alta em 2021.

2. Estampas

Conhecer quais são as estampas que que estão em alta é tão importantes quanto as cores. Elas podem ser usadas ​​em estampas de produtos, ilustrações, tecidos, colagens e muito mais. Mas mesmo que uma estampa tiver em alta, isso não significa que você precisa criar algo com aquela estampa. Por exemplo, se a identidade da sua marca tiver um estilo mais romântico, pode ser que não faça sentido usar uma estampa de animal print, por exemplo. 

Mais importante do que saber o que está em alta, é saber selecionar as tendências que estão alinhadas com a identidade da sua marca.

3. Texturas e materiais

Você pode me perguntar: porque preciso saber qual textura ou material estará em alta se para produzir minhas peças, eu uso sempre os mesmos materiais? E eu te respondo com outra pergunta: será que não dá mesmo para usar materiais alternativos e criativos?

Encontrei 3 exemplos de produtos no Elo7 feitos com materiais diferentes para te inspirar:

1. Espelho com a lua modelada em pasta acrílica da loja Casa Ideal

2. Velas de mel com flores de Jasmin da loja SoulSoul

3. Buquê com conchas da loja Helo Sampaio Ateliê

4. Temas

Se você trabalha com itens para festas em geral, brinquedos, fantasias ou itens decorativos, por exemplo, precisa estar atento aos temas do momento. Aqui no Blog do Elo7, mensalmente compartilhamos os termos mais buscados no marketplace do Elo7 com a lista dos termos mais buscados do último mês. 

Como ficar por dentro do que está em alta

Uma ferramenta que ajuda bastante a vida de empreendedores é o Google Trends. Ele te ajuda a localizar palavras-chave sobre um determinado assunto por relevância.

Basicamente, o Google Trends é um recurso gratuito disponibilizado pelo Google. Seu objetivo é ajudar no acompanhamento de palavras-chave dentro do buscador, vendo quais assuntos e termos são tendência no seu nicho de mercado. Com ele você pode ver quais são os termos e tendências mais pesquisadas pelos internautas e ter ideias de produtos e conteúdos relevantes para seu público alvo. Aprenda como usar o Google trends aqui.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.