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Como fazer peças personalizadas ou sob encomenda?

produtos sob encomenda ou personalizados

Você que trabalha fazendo produtos artesanais, mesmo à pronta entrega, já deve ter recebido algum pedido de cliente solicitando modificações na peça ou até mesmo um produto totalmente novo. Já passou por isso? Eu já. E vou dizer que é tentador fazer as mudanças que os clientes pedem, afinal, é garantia de retorno imediato.

Mas fazer peças diferentes das que você está acostumada requer mudanças na rotina de trabalho, que podem acabar atrapalhando o seu negócio criativo. Por outro lado, receber o feedback dos clientes, suas opiniões sobre nossos produtos é muito bom, pois faz com que a gente produza itens muito mais práticos para eles, com funções que agregam valor e até mesmo nos diferenciam dos demais concorrentes.

Pode ser um ótimo negócio ou nó na sua produção (como o gatinho ali acima). Tudo vai depender de como você irá lidar com a situação, do tipo de cliente que você quer atingir e é claro, da sua vontade também. Vou contar um pouco sobre como acontecia comigo:

Quando eu vendia roupas para minha marca, lançava coleções. Muitas pessoas compravam as peças que eu havia planejado, mas muitas outras também solicitavam alterações. Recebia emails frequentes com alguma das perguntas abaixo (aposto que você também já vivenciou isso):

  • Faz a mesma peça em outra estampa?
  • Faz o mesmo modelo para criança?
  • Tem como colocar um bolso?
  • Você também faz vestido de noiva? Quanto custa?

Agora imagine que eu fazia todas as peças sozinha. Mudar uma estampa significaria perder tempo indo até a loja de tecidos só para pesquisar se há o padrão solicitado pelo cliente para só então dar a ele o preço – e ele poderia muito bem mudar de ideia e acabar não comprando. Fazer o mesmo modelo para criança significaria fazer uma modelagem nova, uma peça-piloto nova, prova e só então ter no tamanho desejado. Colocar um bolso novo alteraria meu modelo de produção, interferindo na produtividade de todas as outras peças. Fazer um vestido de noiva exigiria que eu visitasse a pessoa ou que ela viesse a meu encontro, tirasse medidas e fizesse uma peça completamente fora do meu modelo de negócios. Teria que fazer pesquisas para encontrar rendas, cetim de qualidade e mostrar estas opções para a cliente. Ufa! Deu pra entender o que cada uma destas sugestões (e outras semelhantes) acarretam para quem faz produtos artesanalmente?

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Pesquisar, fazer uma modelagem nova, alterar meu modelo de produção ou modelo de negócios custaria duas coisas muito preciosas: tempo e dinheiro.

Dizer “não” me tornava inflexível, insensível e até mesmo irracional aos olhos dos outros, já que a cliente estava ali, batendo à porta, disposta a pagar por um produto diferenciado. E como é difícil dar um “não” para uma cliente querida!

Agora vamos falar do lado positivo das mudanças. De tanto me pedirem bolso na saia, acabei percebendo que este era um diferencial que minhas peças poderiam ter. No mundo moderno de hoje, todo mundo anda pelo menos com um celular na mão e a praticidade do bolso faria com que minhas clientes ficassem mais satisfeitas com as peças e eu pudesse até cobrar um pouco a mais por isso. Legal, né? Neste caso, as sugestões das clientes viraram inovação para meu negócio criativo, valorização dos meus produtos e retorno positivo para todos.

Produtos sob encomenda
No meu caso, como os pedidos de alterações sutis (modificações no comprimento, inserção de bolso, etc) eram comuns, adicionei a taxa de R$15. Esta taxa estava em todas as descrições de produtos e na minha Política de Loja.

Produtos personalizados
Para produtos únicos, exclusivos (uma saia com modelagem diferente, uma peça nova), o preço era sob consulta. Assim eu poderia conversar bastante com minhas clientes, entender exatamente suas expectativas e estudar suas referências. Só depois fazia um orçamento. O prazo de entrega também era sob consulta, pois como era um produto 100% novo, não tinha jeito de determinar de antemão um período de produção. Mesmo assim, no meu caso, pegar este tipo de pedido não era vantagem, já que tinha todos os processos organizados para fazer peças determinadas.

Para mim, a melhor solução foi deixar bem claro para meus clientes que há uma diferença de preço e trabalho para cada tipo de pedido. É claro que nem todo mundo entendia, mas ao conversar com meu travesseiro à noite (risos), tinha a paz de saber que fui clara, peguei somente pedidos que conseguia entregar e não deixei nem a mim nem às minhas clientes na mão.

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Algumas dicas para pegar pedidos diferentes com tranquilidade:

    1. Se está começando seu negócio criativo, não há motivo para se preocupar com isso agora. Espere os pedidos chegarem e veja como é a alteração da sua rotina nestes casos

 

    1. Agilize o atendimento para produtos sob encomenda: crie um álbum exclusivo para estes produtos e monte um mostruário com as variações de tecidos, acabamentos, cores, entre outros.

 

    1. Ao receber fotos de referências de produtos personalizados, tome cuidado para não infringir leis de direitos autorais. Copiar é feio e não faz bem para seu negócio criativo

 

    1. Dizer “não” para um pedido de produto personalizado ou sob encomenda é normal, mas converse com seu cliente sempre de maneira muito cordial. Se não puder atender àquela necessidade, sempre agradeça o interesse e mostre que ele pode comprar outros produtos

 

    1. Ao fazer um produto sob encomenda, tire todas as dúvidas! Cores, texturas, aviamentos, tecidos, materiais, acabamentos, referências… Toda informação dada por seu cliente é útil. Antes de começar a produzir, escreva uma mensagem com a descrição do pedido e peça confirmação do cliente. Assim você evita reclamações futuras e tem a certeza de estar fazendo a peça que ele solicitou.

 

  1. Tem um post muito bacana da Consultoria Fato! sobre as diferenças entre produtos sob encomenda e pronta entrega, vale a visita!

Personalizar ou fazer produtos sob encomenda é muito gostoso, tira a gente da rotina e faz com que exercitemos nossa criatividade. Tenho certeza de que estas questões já passaram pela cabeça de muitas de vocês. Compartilhem suas histórias e dicas nos comentários!

(Imagens do post: Ateliê Santa Bárbara)

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