Home | Negócio Criativo | Como gerenciar seu tempo e as tarefas do seu negócio criativo

Como gerenciar seu tempo e as tarefas do seu negócio criativo

Gerenciar o tempo é um dos grandes desafios de todo empreendedor, principalmente se você trabalha sozinho. Dar conta de tudo pode ser um desafio, principalmente em épocas onde as vendas costumam aumentar como o Natal ou em datas comemorativas como Páscoa ou dia da Mães. Neste post separei várias dicas para gerenciar seu tempo e as tarefas do seu negócio criativo, mesmo em épocas de muitas encomendas.

1 – Defina os projetos que são prioridade

Quais são os projetos que são prioridade para você? Pode ser aquele projeto que você acredita fará o seu negócio criativo crescer, ou o lançamento de uma nova linha de produtos, uma parceria com outra marca, etc. Antes de qualquer coisa, tenha em mente quais são as prioridades e liste tudo que você precisará fazer para colocá-las em prática.

O ideal é que você deixe essa lista o mais prático possível e evite colocar tarefas muito grandes. Por exemplo, ao invés de escrever divulgar meus produtos no Instagram escreva:

  • definir o tema dos posts do Instagram (qual mensagem quero passar ou quais produtos vou divulgar?)
  • procurar fotos no Pinterest para usar como inspiração
  • separar itens bacanas para compor o cenário das fotos
  • tirar as fotos
  • gravar stories dos bastidores da sessão de fotos
  • editar as fotos
  • escrever o texto dos posts

2 – Escolha um dia para planejar a semana

Qual o dia mais tranquilo na sua semana? O ideal é que seja um dia que você pode desfrutar de um pouco de silêncio e calmaria. Pode ser sexta-feira, domingo ou qualquer dia que você escolher. Costumo reservar uns 30 minutos do sábado ou domingo, que são os dias mais tranquilos da semana, para eu me planejar. Mas pode ser sexta-feira, domingo ou qualquer dia que for melhor para você.

3 – Analise as pendências

Uma coisa que me ajuda a planejar a semana de forma mais efetiva é analisar a semana anterior e refletir sobre tudo que funcionou e o que não funcionou. Podemos simplesmente pegar lista de tarefas, ver o que ainda não foi feito e passar todas as pendências para a próxima semana, mas isso não é efetivo. Ao não parar para refletir sobre o porquê algumas tarefas não foram feitas, corremos o risco de acumular muitas tarefas ou atrasar a entrega de pedidos, etc.

Pode ser que você tenha subestimado quanto tempo uma tarefa levaria. Anote porque você está aprendendo com esse processo e da próxima vez você saberá, por exemplo, que deve reservar 4 horas em vez de 1 para fotografar seus produtos.

4 – Reserve um tempo sem interrupções

Existem algumas tarefas que você pode interromper, voltar mais tarde e retomar de onde parou como responder e-mails, comentários nas redes sociais, etc. Mas também há outras tarefas que exigem mais foco de você por algumas horas – como fotografar as fotos de seus produto, criar sua próxima coleção de produtos, planejar a próxima campanha de marketing, etc. Reserve algumas horas da sua semana e para que você possa focar nelas.

Procure reservar o horário mais tranquilo do dia, onde você não terá interrupções e poderá focar 100% na atividade que se propor a fazer. Converse com sua família e até mesmo amigos para que saibam que neste momento você estará ocupado trabalhando em seu negócio.

5. Adapte sua rotina ao seu ritmo

Os maiores resultados de uma rotina diária aparecem quando sua lista de tarefas se adaptam a seu próprio ritmo. Muitos estudos apontam que conhecer o ritmo natural do seu corpo é muito melhor para a produtividade do que se forçar a seguir uma rotina baseado no que outras pessoas acham melhor.

Para muitos, acordar às 5h da manhã é sinônimo de produtividade. Mas nem todas as pessoas conseguem manter essa rotina, pois muitas delas são mais produtivas e criativas à noite. Então aproveite o benefício de poder criar sua própria rotina e definir seus horários, e crie  a rotina ideal para você, baseando-se na horas em que você sente mais disposição e foco.

Veja também:

+ Produtividade para mães empreendedoras: 5 dicas

+ 3 Ferramentas de produtividade para te ajudar no home office

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.