Home | Negócio Criativo | Como gravar um vídeo-arte com o celular

Como gravar um vídeo-arte com o celular

gravacao titulo
.
Você já viu algum vídeo-arte no estilo fast motionspeed up ou time-lapse? É um vídeo que mostra a execução de uma técnica artística de modo acelerado. Hoje em dia, os vídeos são um ótimo recurso para você divulgar o seu trabalho e valorizar sua técnica! Mostre ao seu público-alvo quanto o seu produto é feito de modo especial e fora de série!
.
Neste post iremos ensinar como você pode gravar com seu próprio celular um vídeo-arte de sua técnica para utilizar em suas redes sociais e também como participar de nossa ação no Dia do Artesão Fora de Série!
.
Você pode gravar, editar e publicar um vídeo, tudo a partir de seu celular! Siga nossas dicas:
.
1) Carregue a bateria e libere espaço de armazenamento
. 
Se o seu celular estiver quase cheio de dados (fotos, vídeos, músicas, aplicativos), o vídeo pode ser interrompido antes do término por falta de espaço de armazenamento da mídia. Verifique e deixe uma folga antes de gravar. Não esqueça de carregar a bateria!
.
2) Ative o modo avião
.
Todos os celulares possuem o chamado “Modo Avião”: quando você o ativa, o celular bloqueia todas as transferências de dados, para impedir que você receba mensagens ou ligações durante a gravação.
.
3) Grave em orientação de paisagem (na horizontal)
.
Um dos erros mais gritantes que podem ser cometidos é gravar um vídeo em orientação de retrato (na vertical).
.
O player do Youtube funciona em orientação de paisagem e qualquer vídeo gravado em retrato vai ser encolhido para caber no formato do player e ficará com faixas pretas nas laterais para preencher a imagem.
.
horizontal
.
4) Grave em ambientes bem iluminados
.
Gravações com celular precisam ser feitas em ambientes muito bem iluminados, seja artificialmente ou naturalmente. É importante ter cuidado com as sombras sobre o objeto. O ideal é utilizar luz natural indireta.
.
Veja como fazer um mini estúdio ou softbox para iluminar sua foto ou vídeo!
.
5) Estabilize o celular
.
Por ser mais leve que uma câmera, é muito mais difícil estabilizar um celular usando as mãos, então o ideal é utilizar um tripé ou um suporte de clip-on, para manter a estabilidade da imagem.
.
Mas você também pode prender o celular de modo mais “caseiro” com clipes de papel em algum suporte. Veja aqui como fazer..
.
5) Aproxime o celular da cena
.
Celulares, em geral, possuem zoom digital, não óptico, então para garantir a qualidade da imagem é sempre melhor aproximar o celular do objeto filmado ao invés de dar zoom. Busque centralizar o que está sendo filmado e verifique se o foco está ok.
.
Em geral, os celulares possuem duas câmeras: uma na frente e outra na parte de trás. Quando possível, use a câmera da parte de trás, que captura vídeo de melhor qualidade.
.
6) Edite seu vídeo
.
Para gravar, realizar cortes, inserir uma música e acelerar o vídeo, você pode utilizar aplicativos do seu próprio celular, como o iMovie (para Iphone), Premiere Clip (para iPhone ou Android) e o Lapse It Pro (para Android).
.
7) Publique nas redes sociais
 
Depois do vídeo pronto, você pode publicá-lo na sua fanpage do Facebook, no seu perfil do Instagram (neste caso o vídeo deve ter até 15 segundos apenas) ou em seu canal no Youtube! Com certeza esse conteúdo chamará a atenção de seus seguidores!
.
Veja alguns exemplos de vídeo-arte:
.
.
.
.
Socióloga, mestra em Educação e apaixonada pelo Elo7 desde 2008. Ama a natureza, viajar, todos os tipos de arte, em especial a dança Flamenca. Acredita no diferencial do trabalho artesanal e sonha com a realização profissional dos artesãos de todo o Brasil.

Veja mais posts deste autor.