Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como identificar oportunidades e colocá-las em prática?

Como identificar oportunidades e colocá-las em prática?

Como identificar oportunidades

Como identificar oportunidades? Essa resposta é muito fácil, boas oportunidades para empreendedores surgem todos os dias aos montes. Por meio da internet é possível contactar parceiros, participar de eventos online, divulgar seus produtos nas diversas redes sociais, escrever em blogs etc. Mas nosso dia tem só 24 horas e se não temos alguém para nos ajudar com as tarefas, temos que selecionar as atividades devemos dedicar o nosso tempo.

Se você é daquelas pessoas que diz sim para tudo, pode estar deixando de investir tempo nas melhores oportunidades, aquelas que lhe proporcionarão maiores benefícios e realização profissional. Como diz a letra da música de George Harrison – Any road, “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

O primeiro passo, e mais difícil deles na minha opinião, é definir onde pretendemos estar no curto e no longo prazo. Não tem problema se ele tiver que mudar no futuro, algumas coisas podem ser mais fáceis do que imaginamos e outras não, mas o importante é defini-las. A meta deve ser mensurável, assim ficará mais fácil para você avaliar se suas ações estão sendo efetivas e se você perto de alcançar nossos objetivos.

O segundo passo é definir uma “pergunta guia”, ela deve estar relacionada com o seu objetivo e funcionará como um filtro para separar as ações que te ajudarão a chegar mais perto do seu objetivo, daquelas que não. Por exemplo, vamos supor que você queira atingir mil seguidores da sua marca no Facebook. Uma pergunta que você poderia fazer é: “ao concluir a atividade planejada, estarei contribuindo para alcançar os mil seguidores no Facebook?”. Toda vez que ficar na dúvida sobre aceitar uma parceria, participar de um bazar ou qualquer outra, faça essa pergunta a si mesmo para ter sempre em mente aonde quer chegar.

O mais legal desta prática, é que ela é muito versátil e pode ser aplicada na sua vida pessoal. Ela também é uma poderosa ferramenta motivadora, pois ao concretizar uma meta, você terá ainda mais confiança e determinação para se aventurar em outras maiores.

Se você gostou do assunto e está precisando de um pouco de inspiração, neste post, tem uma dica de leitura ótima sobre como identificar oportunidades em momentos de crise, superindico! ;)

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.