Home | Negócio Criativo | Como iniciar seu próprio negócio com artesanato

Como iniciar seu próprio negócio com artesanato

Você também não tem a menor ideia de como iniciar seu próprio negócio com artesanato? A Bia Abdala, que é mãe, esposa, dona de casa, professora de artesanato e empreendedora entende e vai te dar 7 dicas preciosas de como iniciar. Vem ver!

Como iniciar seu próprio negócio com artesanato

Como iniciar seu próprio negócio com artesanato

1 – Faça um levantamento das suas habilidades artesanais

Liste todas as coisas que você sabe fazer, depois coloque ao lado de cada uma a importância (adoro, gosto, faço). Assim que sua lista estiver pronta, veja a atividade que mais te atrai. Depois de ter escolhido sua área de trabalho, vá atrás de conhecimento: pesquise diferentes tipos de materiais, faça levantamento dos preços dos produtos e defina seu fornecedores.

2 – Crie um mostruário

Faça um mostruário de peças para apresentar quando for mostrar seu produto ao seu público alvo. Sempre tenha fotos impressas para deixar no local caso feche a parceria.

3 – Faça um contrato com seu parceiro

Deixe tudo bem as claras: valor, prazo de entrega, garantia de seu produto. Inclua todos os termos importantes. Isso irá garantir que ambos os lados da parceria conheçam deus direitos e deveres.

4 – Faça 20% a mais que a quantidade encomendada

Caso seu cliente decida querer mais itens na última hora você conseguirá atender. Essa dica é para os casos em que os produtos não são personalizados. Tenha em mente que sempre que se você trabalhar com uma quantidade maior, você acabará ganhando no material. Muitas vezes conseguimos fazer com que o material renda mais quando trabalhamos em quantidade. E às vezes ainda temos desconto quando compramos uma quantidade maior, agilizando na mão-de-obra. Fazer pecas em sequência economiza tempo.

5 – Invista em sua marca, seja profissional

Tenha etiquetas em seus produtos, tenha cartões de visita, tenha embalagens com o seu contato. Investir em sua marca vai gerar muitos frutos futuros.

Veja também:

+ Empreendedorismo criativo com Bia Abdalla

+ Estratégias do Instagram para divulgar o seu negócio criativo: confira as dicas

6 – Pense no seu cliente final

Tenha em mente que seu cliente final, é a sua melhor propaganda. Sempre entregue no prazo e com perfeição, pois um cliente satisfeito gera milhares de outros contatos.

7 – Divulgue seus produtos com frequência

Perca um pouco do seu tempo de trabalho anunciando seu produto. Tenha boas fotos, faça uma boa descrição do que é e para que serve, uma peça só e vendida se for vista. Aqui no blog do Elo7 tem um Guia completo com vídeo e Ebook ensinando como divulgar seus Produtos, confira aqui.

8 – Descobra seu público-alvo

Público-alvo é aquela pessoa que precisará do produto que você está oferecendo. Por exemplo:  se você faz lembrancinhas para festas infantis você não deve procurar mãe por mãe para anunciar, e sim fazer contato com lojas que vendam artigos para festas, buffet infantis, pré escolas. Se você faz lembrancinhas para casamentos você não deve procurar os noivos, e sim fazer contato com buffet, fotógrafos, etc.

Essas empresas serão seu público-alvo e você deve propor trabalhar em parceria com elas. Lembre sempre de agregar valor as suas peças, fazer parcerias agrega valores.

banner rede colaborativa