Se você trabalha vende produtos com temáticas de Natal, ovos de páscoa ou agendas, por exemplo, muito provavelmente já enfrentou algum desafio em relação à sazonalidade dos produtos. Se em um período do ano há muitas encomendas e muito dinheiro entrando, em outros o movimento fica tão fraco que a gente fica torcendo para que acabem logo.
Se esse é o seu caso como empreendedor precisa conhecer tão bem seu mercado para saber aproveitar oportunidades — seja nos períodos de alta nas vendas ou nas baixas. Para te ajudar a lidar com essa montanha-russa, separamos 6 dicas sobre como lidar com as vendas sazonais do seu negócio.
Como lidar com as vendas sazonais do seu negócio
Identifique os períodos de altos e baixos
Você pode começar fazendo uma lista de todas as datas comemorativas, estações do ano e eventos e verificar quais deles oferecem oportunidades para você vender seus produtos.
Aproveite seu período de alta nas vendas
Nos períodos de alta, se concentre em oferecer um excelente atendimento, aproveite a oportunidade para oferecer novos produtos para seus clientes e ganhar fidelidade. Divulgue seus produtos nas redes sociais para que mais pessoas conheçam sua loja. Não esqueça de caprichar nas fotos.
Ofereça incentivos para seus clientes
Quem resiste a uma boa oferta, não é mesmo? Se você tem um negócio sazonal e quer estimular os clientes a efetuarem compras fora de época, precisa oferecer vantagens para convencê-los a fazer isso. Você pode montar kits com preços promocionais incluindo os produtos sazonais, em conjunto com outros itens vendidos o ano inteiro, oferecer frete grátis ou até um brinde especial para uma compra de valor mínimo.
Foque no seu planejamento
No período de muitas vendas a entrada de fluxo de caixa pode empolgar muita gente, principalmente quem está começando. Evite gastos desnecessários e foque no próximo período.