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Como lidar com as vendas sazonais do seu negócio

Se você trabalha vende produtos com temáticas de Natal, ovos de páscoa ou agendas, por exemplo, muito provavelmente já enfrentou algum desafio em relação à sazonalidade dos produtos. Se em um período do ano há muitas encomendas e muito dinheiro entrando, em outros o movimento fica tão fraco que a gente fica torcendo para que acabem logo.

Se esse é o seu caso como empreendedor precisa conhecer tão bem seu mercado para saber aproveitar oportunidades — seja nos períodos de alta nas vendas ou nas baixas. Para te ajudar a lidar com essa montanha-russa, separamos 6 dicas sobre como lidar com as vendas sazonais do seu negócio.

Como lidar com as vendas sazonais do seu negócio

Como lidar com as vendas sazonais do seu negócio

Identifique os períodos de altos e baixos

Você pode começar fazendo uma lista de todas as datas comemorativas, estações do ano e eventos e verificar quais deles oferecem oportunidades para você vender seus produtos.

Aproveite seu período de alta nas vendas

Nos períodos de alta, se concentre em oferecer um excelente atendimento, aproveite a oportunidade para oferecer novos produtos para seus clientes e ganhar fidelidade. Divulgue seus produtos nas redes sociais para que mais pessoas conheçam sua loja. Não esqueça de caprichar nas fotos.

Ofereça incentivos para seus clientes

Quem resiste a uma boa oferta, não é mesmo? Se você tem um negócio sazonal e quer estimular os clientes a efetuarem compras fora de época, precisa oferecer vantagens para convencê-los a fazer isso. Você pode montar kits com preços promocionais incluindo os produtos sazonais, em conjunto com outros itens vendidos o ano inteiro, oferecer frete grátis ou até um brinde especial para uma compra de valor mínimo.

Foque no seu planejamento

No período de muitas vendas a entrada de fluxo de caixa pode empolgar muita gente, principalmente quem está começando. Evite gastos desnecessários e foque no próximo período.

Pense fora da caixa

Se você vende somente produtos sazonais e está enfrentando problemas por conta disso, talvez seja a hora de diversificar produtos do negócio. Se você vende ovos de páscoa, por exemplo, pode passar a fazer mais doces e vendê-los como lembrancinhas no restante do ano. O mesmo acontece com lojas que vendem biquínis de crochê e passam a vender acessórios como bolsas ou vestidos.

Aproveite os períodos de baixa nas vendas

Que tal aproveitar o tempo livre para aprender novas técnicas de artesanato, fazer um curso para profissionalizar seu negócio, planejar sua próxima coleção de produtos, resolver pendências, investir em marketing, etc. Quem sabe até você não planeja suas férias para essas datas?

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Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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