Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como organizar seu tempo: no ateliê e na vida

Como organizar seu tempo: no ateliê e na vida

kit-office-origami-papel-pink-e-azul

Para quem não sabe, tenho uma série de vídeos com várias palestras sobre como desenvolver seu negócio artesanal, e um dos temas é organização de tempo.

Quem não gostaria de ter 48h no dia para conseguir fazer tudo o que precisa?

Muitas pessoas já assistiram ao vídeo, leram o e-book e até participaram do café com chat onde dei muitas dicas sobre o assunto. Você já se perguntou por que nunca consegue ter tempo para tudo, mesmo depois de se organizar e colocar em prática as dicas do chat e do vídeo? Pensando nisso, vou te dar 4 conselhos para seu tempo render não só no seu ateliê, mas também, na sua vida pessoal.

Vamos começar?

1. Desapegue-se sem medo.

Sabe aquele pensamento: “o que seria de mim se não fosse eu?”. Cuidado! Esta frase é bem complicada.

Você tem mesmo que se apoiar em qualquer situação e lembrar que só você estará do seu lado para sempre. Porém, o sentido real da frase é: “sempre eu que faço tudo nessa vida, sem poder contar com ninguém”.

Eis que surge a seguinte pergunta: será que você não pode contar com ninguém, ou não quer contar com ninguém?

Na insegurança de não saber se os outros vão fazer tão bem quanto você, você continua acumulando funções e o tempo vai se esvaindo cada vez mais. Pense que as pessoas tem experiências de vida e conhecimentos diferentes dos seus, e com muita frequência, podem não fazer igual a você, mas sim, MELHOR!

2. Tenha carinho por você mesma.

Claro que temos metas, prazos etc. Porém, você já se perguntou se precisa mesmo criar produtos novos toda semana? Ou se precisa mesmo fazer três publicações na sua página do Facebook todos os dias? Ou se precisa mesmo ir aos Correios quando “o cliente quer”, ao invés de escolher um ou dois dias por semana fixos para isso?

Programação nunca é demais!

Se você teve uma ótima ideia, coloque-a primeiro no papel e a deixe lá na medida do possível, por pelo menos 3 dias, apenas planejando-a.

Fazendo isso, além de ter muito mais chances de que a ideia dê certo – pois ao final dos 3 dias ela já está com muito mais detalhes e informações reais, em relação ao tempo para ser colocada em prática –  com o tempo, você deixa de ter aquela auto cobrança em relação ao que tem que ser feito “ainda hoje”.

Se você se cobra e se pressiona muito a fazer tudo ao mesmo tempo, pare.

Tenha carinho por você. Pense que você também precisa de um tempo para descansar, para se cuidar, para aproveitar a companhia das pessoas que estão ao seu lado, e inclusive, precisa de um tempo em ócio criativo.

Tente diminuir um pouco a cobrança na frequência semanal das atividades. Você vai se sentir muito mais leve, equilibrada e com clareza no que deve ser feito, sem atropelos.

quebra-jo

3. Seja objetiva: não queira fazer tudo ao mesmo tempo.

Nós costumamos “travar” quando queremos ter um faturamento maior para a loja, mas não queremos terceirizar. Ou quando queremos ter mais tempo com os filhos, mas vivemos aceitando encomendas que vão nos ocupar 24h por dia, durante 7 dias corridos.

Uma coisa anula a outra e você nunca vai conseguir ter as duas coisas ao mesmo tempo, apenas servindo como “ralo”, por onde o seu tempo e a sua energia se esvai, te deixando cada vez mais infeliz.

Se concentre no que você realmente quer e faça escolhas sem medo.

4. Ao invés de tentar, teste.

Lembre-se: sua vida e seu negócio são feitos de testes!

Faça esse exercício: troque a palavra “TENTAR”, pela a palavra “TESTAR”. Isso faz uma grande diferença no resultado! Quando você tenta, no caso de não dar certo, acaba por encarar como falha: “não consegui, não deu certo, ponto final.”

Quando você testa, se der errado não tem problema algum, pois terá sido apenas um teste. Agora você sabe como não fazer, pode testar de outra forma para ter êxito. Tenha flexibilidade.

Espero que esses quatro conselhos possam fazer você pensar e principalmente, perceber o quão maravilhosa é nossa vida, quando sabemos o que queremos e assumimos isso.

Organize-se e tenha comprometimento com a sua felicidade. O resto vem!

E aí, vai colocar em prática? Tem algum conselho também para compartilhar? Conta pra gente nos comentários! :)

Imagens: Kit office origami da Meemo e Caderno costurado crochê do Ateliê Julalu

Editado por: Aimée

É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

Veja mais posts deste autor.