Home | Negócio Criativo | Como planejar suas metas em 2019: baixe o calendário gratuito

Como planejar suas metas em 2019: baixe o calendário gratuito

Você está pronto para fazer acontecer em 2019? Que tal aproveitar o otimismo e essa energia de renovação que rolam neste começo do ano pra planejar aquele projeto que está parado na sua gaveta, ou pensar em um plano de ação para fazer o seu negócio decolar este ano?  Neste post separei várias dicas sobre como planejar suas metas em 2019, vem ver!

Como planejar suas metas em 2019

Como planejar suas metas em 2019

Para facilitar a organização do seu ano e planejamento das suas ações de marketing, lançamento de coleções e atividades da sua loja, montamos um calendário com todas as datas relevantes para seu negócio criativo.

Reserve um tempo para planejar

Você também é um daqueles “eupreendedores” que tem que dar conta de tudo sozinho praticamente? Sei que não é tarefa fácil dar conta de produzir, comprar materiais, organizar o estoque, levar os pedidos aos Correios, fazer o planejamento financeiro, precificar produtos, divulgar sua marca nas redes sociais e mais um montão de coisa. E no meio de tanta atividade, é um desafio separar um tempo para fazer o planejamento de longo prazo para sua empresa. Focamos tanto em finalizar os pedidos das próximas semanas que nos esquecemos de procurar oportunidades de crescimento, como parcerias de divulgação, novas tendências do seu mercado, equipamentos que ajudam na sua produção, etc.

O que priorizar no meu planejamento?

Na minha opinião o principal do empreendedor é: estar te olho nas oportunidades e buscar soluções para problemas que muitas vezes, as pessoas nem sabem que elas têm. Além disso é importante buscar formas de melhorar o seu processo de produção, seja tornando ele mais rápido, prático ou mais barato e obter mais conhecimento no seu nicho para desenvolver seu negócio, tudo é válido. O importante é sair do piloto automático e aumentar as oportunidades para abrir a mente.

Exercícios para sair do piloto automático

Vou propor dois exercícios para você colocar isso em prática de forma simples e prazerosa. Se você é do tipo que gosta de trabalhar ouvindo música, esse é o momento perfeito para isso. Escolha uma playlist que te inspira e mãos à obra!

Procure imagens que te inspiram: essa dica vale para quem está pensando em criar uma nova coleção de produtos ou para quem está em busca de novas tendências para implementar em seu negócio, por exemplo. Uma ótima ferramenta para isso é a rede social Pinterest. Lá você encontra uma infinidade de inspirações e até conteúdos como tutoriais e moldes gratuitos para você baixar.

Pesquise tendências do seu mercado: você costuma estar antenado nas cores, materiais, técnicas e temas que estão em alta na área em que você atua? Quanto mais cedo você tiver essas informações, maiores são as chances de você aproveitar as tendências. Uma dica é buscar por termos em inglês, como “trends 2019” (que em inglês significa “tendências 2019”). Assim você aumenta a chance de encontrar boas referências.  Outra opção é usar uma ferramenta que o Google oferece gratuitamente para pesquisar tendências do seu negócio, o Google Trends. Ensinamos como utilizar essa ferramenta neste post aqui.

Espero muito que tenham gostado. Me conte aqui nos comentários de que forma você planeja fazer acontecer em 2019, vou adorar saber!

Veja também:

+ Hábitos dos empreendedores de sucesso – Webseminário

+ Multitarefa: como manter a produtividade fazendo várias tarefas

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.