Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como priorizar tarefas e projetos importantes para fazer sua marca crescer

Como priorizar tarefas e projetos importantes para fazer sua marca crescer

Se você tem um negócio próprio e trabalha sozinho, falar em priorização de tarefas pode ser um desafio. Afinal, todas as atividades são essenciais para o seu negócio, desde a fabricação do produto até lidar com as finanças do seu negócio. Neste post vou compartilhar uma dica muito simples e prática para te ajudar a priorizar tarefas e projetos importantes para para fazer sua marca crescer.

Como priorizar tarefas e projetos importantes para fazer sua marca crescer

Vamos começar dividindo as atividades em duas categorias:

Tarefas rotineiras e mais simples

As tarefas rotineiras são aquelas que precisam ser feitas, mas que não trarão grandes mudanças para o seu negócio. Elas são apenas as tarefas básicas para manter o seu negócio funcionando bem.

Atividades básicas e essenciais para o seu negócio podem ser:

  • fabricação de produtos;
  • responder dúvidas de clientes;
  • enviar os pedidos nos Correios;
  • organizar o atelier;
  • divulgar seus produtos nas redes sociais.

Atividades desafiadoras ou projetos grandes

É nesta segunda categoria que estão as atividades que farão a sua marca crescer. Geralmente são aquelas atividades que nos tiram da zona de conforto, mas que podem trazer resultados muito promissores no curto/médio prazo.

Atividades desafiadoras ou projetos grandes podem ser:

  • formalizar o seu negócio;
  • criar uma identidade visual para sua marca;
  • criar um novo produto ou coleção;
  • planejar uma campanha de marketing para datas comemorativas como o dia das Mães, Black Friday, Natal;
  • enviar um email de convite de parceria para uma marca.

Essas atividades, por não serem rotineiras, demandam mais a nossa atenção, foco e criatividades, muitas vezes. Por elas parecerem um “bicho de sete cabeças”, tendemos a deixar essas atividades maiores para depois e enchemos a nossa lista de tarefas com outras coisas menos importantes, ou que não farão sua marca crescer.

Dica para tirar os projetos do papel

Muitas vezes, o que precisamos é só dar o primeiro passo. Esse geralmente é o passo mais difícil. Por isso, eu tenho uma tática que me ajuda, e muito, quando sinto que estou procrastinando as tarefas e projetos mais importantes que é: dar um passo pequeno para tirar o projeto do papel.

A ideia principal aqui é transformar o primeiro passo de um projeto grande ou atividade importante em uma micro tarefa, de forma a te ajudar a te dar o tão importante primeiro passo.

Vou citar alguns exemplos para te ajudar:

Convite de parceria para uma marca

Imagine que eu preciso escrever um email de convite para uma marca que eu admiro muito. Ao invés de colocar na minha lista de tarefas “escrever o email para a parceira” eu coloco “escrever o rascunho ou início do email”. O fato de ser um rascunho, torna a atividade mais leve e com isso terei mais motivação pra colocá-la em prática.

Criar uma identidade visual para sua marca

Você pode pegar referências de paletas de cores e estilos que mais lhe agradam e combinam com o estilo da sua marca e criar um moodboard com as imagens, escreva quais sentimentos gostaria que a sua marca transmitisse aos seus clientes, escreva as características da persona da sua marca, quais os valores da sua marca, etc.

Formalizar o seu negócio

Nós já compartilhamos aqui no blog um Guia Prático para abrir uma MEI e formalizar seu negócio. Você pode listar todas as atividades que precisa fazer para formalizar o seu negócio, como escolher um nome fantasia e definir o capital social para sua empresa, por exemplo.

Muitas vezes, quando vemos a nossa lista de tarefas cheias de atividades, temos a impressão de que estamos sendo produtivos. Mas fazer mais atividades no dia não necessariamente fará a sua marca crescer mais rápido. Focar em menos coisas, mas nas coisas certas, podem lhe trazer muito mais frutos no futuro.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.

4 comentários

  1. Perfeito ameiii as dicas e o post! Acho que era isso que estava me faltando… muitas coisas são realizadas, mas não necessariamente as que impulsionam a crescer! Gratidão

    • Liana Uehara

      Olá Jane!
      Fico super feliz que tenha gostado das dicas, agora é só colocar elas em prática!
      Um abraço e boas vendas! :)

  2. Edna Carneiro da Silva

    Amei a dias, vou aplicar em meu negócio, pois as vezes fico perdida por onde devo começar!

    • Liana Uehara

      Olá Edna!
      Realmente, com tantas atividades e responsabilidades é difícil priorizar, né? Mas que bom que as dicas puderam te ajudar de alguma forma!
      Um abraços e boas vendas!