Home | Negócio Criativo | Como priorizar: separando o urgente do importante

Como priorizar: separando o urgente do importante

Como priorizar e separar o urgente do importante? Se esta não for uma das dúvidas mais cruéis que nós temos, com certeza essa está no topo da lista. São tantas tarefas, trabalhos e compromissos para dar conta que é difícil priorizar. Mas existem jeitos simples e eficientes para te ajudar nessa tarefa. Confira as dicas a seguir e saiba como facilitar a sua vida, dando conta de tudo o que tiver para fazer.

Como priorizar: separando o urgente do importante

Como priorizar: separando o urgente do importante

loja Modesto

Vamos começar do básico. Saber o que é preciso fazer, e quando se precisa fazer deveria ser algo básico na vida de todos. Mas claro que não é tão fácil. Assim sendo:

  • Separe seus compromissos por prazos. O que for mais urgente deve ser realizado primeiro. O resto pode ir para o importante;
  • Centralize suas anotações em um só lugar para não esquecer de considerar nenhuma tarefa ou compromisso no seu planejamento;
  • Para o que for mais urgente, dê destaque em suas anotações. Use blocos auto adesivos ou marca-textos.

Descobrindo o que é urgente e o que é importante

Pare e pense: o que é indispensável fazer em sua vida? Inclua nesta lista desde o básico até o mais complexo e você terá uma série de tarefas urgentes. A partir daí, é hora de fazer o seguinte:

  • Saúde, alimentação, trabalho e bem-estar não podem ser deixados para depois. Logo, priorize estas questões de forma que nada disto falte;
  • Quanto ao que for importante, faça logo em seguida. Tenha dias e horários específicos para cada tipo de coisa. Assim será mais fácil dar conta de seus afazeres;
  • Tenha um organograma onde seja possível deixar tudo separado e em ordem. Pode ser um calendário, planilhas do excel lembretes no celular, etc.

Uma rotina de afazeres simples e eficiente

Você pode ter todas as ferramentas para separar o urgente do importante. Mas é bem bacana e ajuda muito se você for uma pessoa organizada. Se você conseguir planejar a sua semana com antecedência, e recorrer a métodos que garantam seguir o plano, tudo será mais fácil. É normal estar meio perdido no começo ao adotar uma nova rotina. Mas se ela é benéfica, em questão de pouco tempo você estará lidando melhor com as situações.

Agora, um conselho. Seja urgente ou importante, não protele. Não há nada mais tentador, e ao mesmo tempo prejudicial do que protelar. A sua vida e sua rotina podem ficar uma bagunça, e isto não é bom. Por isto respire fundo, bata no peito e encare suas tarefas. Depois que elas estiverem terminadas, você poderá relaxar e curtir a satisfação de riscar tudo da sua lista de tarefas.

Veja também

+ Como traçar metas e respeitar seu tempo

+ Dicas de organização para empreendedores criativos

Salvar

Salvar

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.