Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como ser mais criativo em dois passos

Como ser mais criativo em dois passos

Como ser mais criativo em dois passos

Criatividade por definição, de acordo com o Google, tem a ver com qualidade ou característica de quem é criativo, que por sua vez é aquele que cria, dá origem, faz. Mas não se prenda só a primeira parte da definição. Criatividade tem também a ver com inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos. Mas como ser mais criativo? Aqui sugiro uma pausa para um desbloqueio importante:

Se a inventividade, a inteligência ou o talento podem ser adquiridos, podemos concluir que os atos de criar, inventar e inovar são habilidades totalmente treináveis. Isso significa que qualquer um pode desenvolver a criatividade, da mesma forma que alguém que nunca fez bolo pode aprender e desenvolver essa habilidade produzindo bolos incríveis. Ok, obviamente algumas pessoas podem ter mais facilidade que outras, mas de fato, um pouco de treino pode fazer com que você aprenda a encontrar soluções criativas para os diferentes problemas do seu dia a dia e desenvolver novos produtos e formas de se comunicar com o seu cliente. E, especialmente em tempos tensos na economia, essa habilidade pode ser mais que fundamental.

Você já deve ter visto por aí que Einstein disse uma vez que “A criatividade é a inteligência se divertindo”. Para mim essa frase contém os dois conceitos fundamentais para se desenvolver habilidades criativas.

1. Inteligência ou conhecimento

Uma ideia é formada a partir das conexões no nosso cérebro entre as coisas que lemos, vivemos, estudamos, presenciamos, assistimos, enfim. Tudo é matéria prima para que novas ideias apareçam. Isso significa que a criatividade não surge do nada como num passe de mágica. Para desenvolve-la é preciso um repertório gorducho de conhecimento sobre diferentes assuntos e diversas áreas. Não, não dá pra querer ser criativo assistindo sempre aos mesmos programas na TV (eu diria que nem assistindo TV, pelo menos não a TV aberta), não dá pra ter novas ideias conversando sempre com as mesmas pessoas sobre os mesmos assuntos, não dá pra entender criatividade sem buscar referências interessantes pelo mundo afora ou mesmo na internet (viva ela!).

Então o que fazer para aumentar o repertório? Faça uma lista de lugares bacanas que você deseja conhecer, de livros de diferentes áreas para ler, compre uma revista totalmente fora da sua área de atuação, busque alguns blogs no exterior sobre o seu assunto preferido, matricule-se em pelo menos um novo curso por ano para ampliar sua rede, ouça músicas de outros países no Youtube etc.

2. Diversão

Informação 1: Você tem um corpo que precisa de oxigênio em cada pedacinho dele pra que suas células funcionem bem. Esse tal de oxigênio está no nosso sangue que circula por todo o corpo a partir das batidas do nosso coração. Seus neurônios também precisam de oxigênio. Fim da informação número 1.

Informação 2: Quando você se movimenta bombeia mais sangue ao corpo todo, levando mais oxigênio pra lá e pra cá. O conhecimento que você adquire a partir de novos repertórios precisa de espaço para incubar, e da leveza do oxigênio para fazer as conexões necessárias e criar combinações novas entre as informações adquiridas.

Informação 3: Para oxigenar precisamos nos movimentar além do que já estamos acostumadas. Não tem como ser criativo com uma mente focada o tempo todo atrás de um computador, de uma máquina de costura, das mesmas opções de tecidos.

Descompressão

Quero te propor uma atividade. Agora mesmo, escolha uma música and dance baby! Certifique-se que não tem ninguém olhando e solte, pule, sacode. Pra te inspirar separei este vídeo aqui. Clica nele e apenas tente imitar um ou outro passo repetidamente. Eu sei que seus pensamentos vão querer te impedir e te bloquear. Mas lembre-se: não tem ninguém olhando mesmo.

img-109425-20151026120754

Cris Ferrari é inquieta, curiosa e interessada em descobrir formas para estimular a autonomia e a interação entre mulheres que querem desenvolver seus próprios negócios. É coach e consultora de pequenos negócios e sócia na de saia, onde desenvolve ações para inspirar o motivar a constância.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.