Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como usar a crise a seu favor?

Como usar a crise a seu favor?

Como usar a crise a seu favor?

Preparei neste artigo várias dicas importantes para você se destacar com o seu trabalho artesanal. Vou mostrar de que forma você pode usar a crise a seu favor e como tirar o pessimismo do seu negócio. Vem ver!

Cenário atual

Todos sabemos que o nosso país está passando por um momento muito difícil em vários aspectos: crise econômica, política, moral, ambiental e por aí vai. Sendo assim, os grandes veículos de comunicação aproveitam para nos bombardear com uma enxurrada de informações. Mas, ficar o tempo todo ligado a essas notícias negativas pode ser o caminho mais rápido para se contaminar e entrar de cabeça na crise.

Com este artigo eu pretendo mostrar como você pode aproveitar este cenário atual a seu favor. Você vai ver que nem tudo está perdido, pelo contrário, essa pode ser uma ótima oportunidade para você alavancar o seu negócio, fazer diferente e prosperar. Não há como negar que esse fantasma chamado crise traz grande preocupação, ansiedade e insegurança à população. É possível sentir no bolso cada aumento, e com isso vem a contenção de gastos e receio do amanhã. Mas, a boa notícia é que o seu sucesso nesse momento só depende de uma única pessoa, VOCÊ!

Isso mesmo, pode até parecer um pouco clichê, mas você tem em suas mãos o poder de mudar o seu destino, de construir o seu futuro da forma que sempre imaginou, independente de crise ou de cenário ruim. Para isso, basta fazer algumas coisas que exigem dedicação e esforço da sua parte: correr atrás dos seus objetivos, inovar, usar toda a sua criatividade e agarrar as oportunidades que surgirem.

A regra fundamental

Para construir o seu próprio futuro, existe uma regra básica e fundamental, a capacitação. Você deve estar continuamente desenvolvendo novas habilidades e aprofundando o conhecimento que você já possui. É possível se capacitar de várias formas: através da leitura de artigos na internet, vendo vídeos no YouTube, participando de feiras, conversando com pessoas mais experientes e por aí vai. Mas a principal forma de se capacitar é fazendo cursos com profissionais sérios e qualificados.

Portanto, aí vai a primeira dica: faça cursos de capacitação. Não existe segredo. Com eles, você vai se atualizar, descobrir as melhores maneiras de fazer as suas peças artesanais, economizar e otimizar o seu tempo, ficar por dentro das tendências, além de ter ideias para expandir a sua linha de produtos e, consequentemente, o seu negócio. Somando isto tudo, você será capaz de criar produtos totalmente diferenciados e com um ótimo apelo comercial. Enfim, um novo mundo vai se abrir para você. E é por isso que você não deve temer na hora de investir em capacitação. Esse dinheiro, com certeza, irá retornar para você.

Lembre-se: o mercado artesanal está passando por mudanças profundas. Nos últimos anos muitos cursos virtuais foram criados. Hoje, os artesãos têm acesso a um mundo de informações através da internet, o que está melhorando demais a qualidade dos trabalhos e acelerando o desenvolvimento de novas técnicas. Isto gera um efeito incrível de valorização do artesanato por parte do cliente, já que um trabalho mais moderno e qualificado tem um maior valor de venda. Esse é um movimento contínuo e sem volta. Esteja preparado para isso.

Você também tem alguma dica sobre como usar a crise a seu favor? Deixe aqui nos comentários!

Fernando Oliveira é o criador do blog Revista Artesanato, um dos maiores sites de artesanato do Brasil e do portal de cursos online Artesanato.com. Hoje se dedica a criar cursos de capacitação para artesãos que querem transformar o seu hobby em um ótimo negócio.

Veja mais posts deste autor.