Home | Negócio Criativo | Como vender artesanato na internet: confira as dicas

Como vender artesanato na internet: confira as dicas

Como vender artesanato na internet? Já pensou em vender as peças que você produz para o Brasil inteiro? Essa é uma das grandes vantagens de se ter uma loja online. Com isso você poderá ter uma renda extra ou até iniciar um negócio, fazendo o que mais ama.

Como vender artesanato na internet

Como vender artesanato na internet

Com a popularização da internet, muitas pessoas passaram a fazer as sua compras online. Além da comodidade e praticidade dessa forma de compra, é possível adquirir o que você quiser em qualquer lugar do país.

Vantagens de vender artesanato na internet

Ter uma loja online permite que você consiga trabalhar em casa, e isso é o sonho de muitas pessoas. Com isso não é necessário perder tempo no trânsito, é possível passar mais tempo com os filhos e educá-los de pertinho, liberdade para organizar a a agenda e diversas outras vantagens.

Outra grande vantagem de se iniciar um negócio online é o baixo custo inicial. No Elo7, por exemplo, você pode criar a sua loja sem nenhum custo. O Elo7 reterá uma taxa de comissão de 12% ou 18% (dependendo do tipo de anúncio que você escolher) sobre o valor total do pedido (produtos + frete), apenas após a concretização de uma venda. Ou seja, você só pagará algo se vender.

Como criar minha loja online

Criar sua loja online para vender artesanato e insumos no Elo7 é bem simples. Para isso, acesse www.elo7.com.br/ quero-vender > botão em “Cadastre sua Loja”.

Você poderá se conectar com sua conta do Facebook ou preencher os campos do formulário com os dados solicitados. Leia e aceite os Termos de Uso do site, clique em “Cadastrar” e sua conta de Vendedor será criada. Essa conta permitirá comprar e vender produtos no Elo7.

Como mencionado no início do post, não há custos fixos para vender, o Elo7 apenas reterá a taxa de comissão  sobre o valor total do pedido. No Elo7 você mesmo gerencia sua loja, cadastrando seus produtos e verificando pedidos. A cada comentário ou novo pedido recebido em sua loja, você será notificado por email.

Para facilitar a criação da sua loja no Elo7, criamos o Curso para novos do Elo7, online e gratuito. Nele compartilhamos dicas exclusivas e apresentamos várias ferramentas do Elo7 para você gerenciar sua loja, confira aqui.

Dicas para divulgação da sua loja

Como vender artesanato na internet divulgação

Após criar a sua loja, é muito importante dedicar um tempo na divulgação de seus produtos, afinal uma toda loja precisa de clientes. Aqui no blog do Elo7 tem um guia completo com vídeo e ebook ensinando como divulgar seus produtos, confira aqui.

Além disso, tenha em mente que seu cliente final é a sua melhor propaganda. Sempre entregue no prazo e com perfeição, pois um cliente satisfeito gera milhares de outros contatos futuros.

Erros para evitar ao criar e gerenciar sua loja

  •  Ter fotos ruins dos seus produtos

Na loja virtual, você não vende seus produtos, e sim as fotos! Seu cliente não pode experimentar nem tocar seu produto. A foto para loja virtual precisa mostrar com precisão todas as características do seu produto e oferecer também sugestões de uso. Não é preciso contratar um fotógrafo profissional! Explore todos os recursos da sua câmera, improvise cenários em casa, leve suas peças para passear em ambientes externos e peça a um amigo bonito para posar utilizando suas criações. Tudo isso conta pontos na hora da decisão de compra! Confira mais dicas sobre esse tema em nosso Guia para fotografar produtos fora de série.

  • Demorar muito para responder

Vida corrida, todo mundo tem. Mais um motivo para você se organizar e responder o mais rápido possível às dúvidas e contatos de seus clientes! Enquanto você não respondeu a ele, outro artesão já deu a dica e você perdeu um pedido. Dedique uma hora por período do dia para responder aos emails, assim você não perde o foco nas atividades de produção e consegue manter um relacionamento saudável e ágil com seus clientes. Além disso, responder prontamente às mensagens passa confiança e credibilidade à sua loja.  No Elo7 e no Talk7, você pode criar mensagens prontas para agilizar o processo, saiba mais aqui.

  • Pensar apenas como criativo

Você planeja o lançamento de novos produtos com antecedência? Pensa em criar peças em coleções (mesmo que não trabalhe com moda)? Calcula corretamente os custos do seu negócio? Mantém um registro dos gastos e lucros? Saiba que vender algo que você faz com o coração também tem seu lado administrativo. Quanto melhor você souber administrar seu negócio, mais confiante estará para comercializar suas criações

Considerações finais

Assim como em qualquer outro lugar, para ser bem sucedido, o trabalho em casa exige que seja feito com profissionalismo, por isso defina seu objetivo, mantenha o foco em suas metas, busque se capacitar, participe de cursos, eventos e feiras e esteja sempre atualizado.

Vender artesanato online requer dedicação, empenho e uma boa dose de criatividade, assim como qualquer outro negócio. Organize-se, planeje e faça jus às suas peças: invista em sua loja para que ela seja valorizadas.

Espero que tenha gostado das dicas. Ficou com alguma dúvida sobre como vender artesanato na internet? Deixe aqui em baixo nos comentários! ;)

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.