Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como vender e ter sucesso no mundo criativo

Como vender e ter sucesso no mundo criativo

Como vender e ter sucesso no mundo criativo (1)

Como vender e ter sucesso no mundo criativo? Você gosta de vender? Essa pergunta é importante mas a resposta nem sempre é real. Muita gente diz que não gosta, mas pra mim está bem claro que você gosta sim de vender o seu artesanato. O que você não gosta é de NÃO vender, não é?

Você produz o seu artesanato com tanto carinho, e aí então resolve oferece-lo para alguém. Então você sai de casa, vai até a casa de um amigo e mostra pra ele o que você fez. Ele acha lindo, elogia e tudo o mais. A sua empolgação permanece até que ele percebe que você está querendo vender o produto. Pronto! A coisa muda de figura e ele começa a dar desculpas para não comprar. E é daí que vem o medo de vender, ou, como eu disse, de não vender.

Esse medo está relacionado diretamente ao medo da rejeição. É duro ver alguém rejeitar o que você criou com tanto cuidado. Você sente esse sentimento de maneira muito intensa e, às vezes, isso faz com que você afirme: “Eu não gosto de vender!”.

Mas imagine uma situação diferente: Se esse seu amigo, que gosta muito do seu produto, antes mesmo de você oferecê-lo ele já perguntar: “Você vende? Poderia fazer um pra mim? É muito lindo!”? Tenho certeza que dessa situação você ia gostar! E se ao sair da casa dele com a venda feita e dinheiro no bolso alguém te perguntasse se você gosta de vender, sua resposta seria um estrondoso SIM! É bom esclarecer isso, não é? Há duas atitudes que você precisa ter para tomar gosto por vendas, e assim ter sucesso na sua carreira de artesã ou artesão.

Ofereça o seu produto

A primeira atitude é saber que é preciso oferecer o seu produto e também que você não vai vender para todas elas. Se você mostrar seu produto para 10 pessoas e 2 comprarem, sua conversão em vendas será de 20%, e isso é muito bom! Se você oferecer apenas para 3 pessoas, as chances de concretizar vendas caem muito, portanto ofereça!

Aprenda a vender

Vamos tomar a situação anterior como exemplo e digamos que você ofereceu seu artesanato para as mesmas 10 pessoas do exemplo anterior. Sem conhecer nada de vendas, você conseguiu vender 2 produtos, mas e se você aprofundar seu conhecimento sobre vendas? Você pode acabar vendendo para 5 ou 6 delas se estudar um pouquinho mais sobre o assunto!

E vender pela internet, funciona? E como funciona! Na internet, através de uma loja virtual aqui no Elo7, seu produto não vai ser mostrado só pra 10 pessoas. Muito mais gente vai ver, e as possibilidades de vendas são muito maiores. Fora o fato de que a pessoa pode fazer o pagamento de diversas maneiras, o que facilita ainda mais a decisão do cliente!

A terceira atitude…

Ainda há uma terceira atitude que eu considero mais do que importante pra você vender bem seus produtos. Pra te mostrar isso melhor, gravei um vídeo num parque aqui em São Paulo. É um vídeo bem curtinho, tem menos de 2 minutos de duração, mas traz algo essencial pra você vender bem. Pra assistir, clique aqui. E quero te pedir pra aproveitar e se inscrever gratuitamente lá no canal, ok?

Espero que tenha gostado bastante e tenha se animado mais a vender o artesanato lindo que você faz e que o mundo precisa conhecer!

Abraço e muito sucesso no mundo criativo!

bool(false)
Apaixonado por Marketing Digital, André Gibran largou um cargo público seguro e estável no Tribunal de Justiça de SP para ajudar artesãos a venderem seus produtos pela internet. É criador do site www.marketingparaartesanato.com.br, onde ensina artesãos de todo o Brasil a melhorarem suas vendas na internet.

Veja mais posts deste autor.

Um Comentário

  1. Parabéns André, vc é um ótimo vendedor! rsrs