Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Comportamento empreendedor é importante para alcançar o sucesso?

Comportamento empreendedor é importante para alcançar o sucesso?

A palavra empreendedorismo se tornou um tema da “moda”, porém o que de fato se caracteriza empreender? Assumir este desafio de uma nova empresa não é tarefa fácil, porém é absolutamente possível. O que realmente é necessário ser trabalhado no aspecto comportamental e individual para obter chances de melhores resultados? Neste post, que chegou pela Rede Colaborativa, Juliana Segallio irá nos mostrar dicas para desenvolver e aprimorar o comportamento empreendedor para alcançarmos o sucesso em seu negócio.

Comportamento empreendedor é importante para alcançar o sucesso?

A origem dos estudos

O tema é estudado há décadas. Poucas pessoas sabem, mas através de estudos encomendados pela ONU (PNUD – ONU – Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento), existe uma série de comportamentos que quando desenvolvidos aumentam muito mais as chances de alcançar os objetivos.

Trazemos uma bagagem de gerações que foram educadas em moldes e conceitos muito diferentes dos atuais. Nossos pais e avós eram educados costumeiramente para concluir uma formação acadêmica no intuito de continuar na profissão da família. Havia também a crença que para se ter sucesso, o foco seria exclusivamente trabalhar por anos em empresas multinacionais ou passar em concurso público.

Claro que estes exemplos são profissões importantes e ainda valorizadas, porém os caminhos mudaram. E como mudaram! Na verdade, abrir o próprio negócio é uma opção muito mais considerada atualmente. As pessoas vislumbram um novo caminho profissional motivadas por uma série convicções e talentos, porém invariavelmente o aspecto econômico e social também pesam.

Oportunidade X Necessidade

Empreender por oportunidade é o cenário ideal. Desta forma, uma demanda no mercado é identificada e o empresário reunindo suas habilidades e conhecimentos consegue atendê-la. Entretanto, um número expressivo de empreendedores opta por aderir este caminho por necessidade. A falta de empregos formais, a dificuldade no dia a dia familiar, a necessidade de complemento de renda, enfim uma série de outros motivos levam a abertura de um novo negócio.

A importância do comportamento empreendedor

O que muita gente esquece, ou talvez desconheça, é que o sucesso de um pequeno negócio nada tem em única ligação com alguém possuir o chamado “tino comercial”. Ainda bem! Se fosse assim, alguns fatalmente nasceriam com a vocação interna para o sucesso e outros empreendedores deveriam se conformar em amargar o fracasso eternamente? Nãooo! Todos temos alguns comportamentos empreendedores de sucesso de alguma forma incorporados ao nosso modo de agir. A notícia boa é que eles podem sempre ser conhecidos e desenvolvidos. Entendendo isso, cai por terra a ideia de fatalidade de “sou assim/nasci assim/não sei fazer” para algo como “preciso melhorar/consigo apreender/ identifiquei o que preciso me esforçar mais”.

Informações sobre o a Live no Instagram

Eu e a Nathália Raggi, gerente de Comunidade do Elo7 iremos fazer uma live no Instagram @elo7vendedores onde falaremos sobre 10 comportamentos empreendedores que todo empresário deve conhecer, o entendimento e a ligação entre eles e algumas dicas para aplicá-los no dia a dia para obter sucesso de verdade. O caminho é repleto desafios? Sim, isso é a vida do empreendedor. Mas é totalmente possível, e repleto de realizações. Você pode interagir conosco enviando dúvidas ou compartilhando suas experiências.

Confira a reprise do evento aqui.

Data: 15 de Maio de 2019, quarta-feira

Horário: às 20h

Onde: no Instagram @elo7vendedores.

Esperamos que você goste e participe conosco!

O SEBRAE SP Unidade Capital Centro abrirá uma turma de capacitação voltada para artesãos dia 10/06/2019. Para saber mais sobre o programa, preencha este formulário e entre em contato pelo email julianarse@sebraesp.com.br ou telefone (11) 3385-2369. 

Juliana Segallio – Gestora de Negócios do SEBRAE – SP e coordenadora do Programa de Gestão em Artesanato na Unidade Capital Centro.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.