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Concorrência: diferencie-se, posicione-se!

Concorrência: diferencie-se, posicione-se!

São várias as etapas do “vender online” e todas elas — quando bem feitas —, têm impacto positivo nas vendas de sua loja. Falamos sempre sobre este assunto aqui na categoria “Negócio Criativo“. Mas você já pensou sobre como diferenciar sua loja da concorrência?

O termo posicionamento de produto é familiar? Você pode até não ter ouvido falar, mas toda loja possui um mesmo que indiretamente. Do hipermercado ao ambulante, passando por você lojista, todos os negócios de sucesso possuem um diferencial.

Para ilustrar melhor, vamos imaginar que você está pensando em comprar uma camiseta. Não vamos falar de empresas específicas aqui, mas faça o seguinte exercício (vale para qualquer tipo de produto):

  1. Se você quer comprar uma camiseta apenas pelo seu preço (seja por querer um artigo de luxo caríssimo ou apenas economizar), em qual loja vai?
  2. Quer uma camiseta básica mas de qualidade, que irá te acompanhar por muitos anos? Já pensaria em outra loja, né?
  3. Seu desejo é ter uma “it” camiseta, com design diferenciado, da moda? A loja muda?
  4. Você tem pressa e não quer ter preocupações com atendimento e entrega mesmo que o produto custe mais caro por isso? Imaginou uma loja assim?
  5. Quer uma camiseta com a mocinha que dança “Jaan Pehechan Ho” com máscara bordada e franjinhas douradas aplicadas na frente (eu, eu! ^_^)? Então você deseja algo muito específico, de nicho. Alguém vende este produto ou você terá que encomendar?
  6. Se você quer uma camiseta que seque rápido depois de molhada ou que se transforme numa bolsa, por exemplo, é de inovação que estamos falando!

Perdoem os exemplos exagerados, é mais pra gente abrir a mente e pensar sobre os produtos com um ponto de vista mais abrangente, tá? ;)

Concorrência: diferencie-se, posicione-se!

Pois bem, os itens acima são os principais meios de diferenciar a sua loja (e seus produtos) da concorrência. Quer vender uma peça popular com um preço acima do mercado? Utilize materiais diferenciados, faça fotos sofisticadas e informe isso a seu cliente. Consegue produzir mais peças em menos tempo e encontrou fornecedores com preços convidativos? Pesquise o mercado e tente praticar preços mais competitivos, estimulando a venda em quantidade. Produtos de nicho e de inovação possuem alto valor agregado, ou seja, a percepção de valor é mais compreensível para o cliente, que conseguirá diferenciar você do seu concorrente com mais facilidade e eventualmente pagar um pouco mais por isso.

Dicas para pensar em seu posicionamento (ou bolar um novo):

  • Pesquise sua concorrência
    Veja não só os vendedores online como também as lojas e shoppings. O que estão fazendo? Seus produtos são parecidos? Seus produtos possuem uma solução para os clientes que procuram estas peças no mercado? E os valores, há muita diferença? Faça muitas perguntas comparativas e busque aprimorar sua loja sempre.
  • Entenda seu cliente
    Há alguma modificação ou peça que os clientes pedem sempre? Que tal fazer uma nova coleção com esta funcionalidade sugerida? Às vezes seu diferencial pode estar aí. De onde ele vem? O que ele deseja quando vem à sua loja? Quais produtos ele compra em conjunto com os seus? Aqui vale fazer uma pesquisa com seus clientes habituais para saber estes e outros dados que possam te ajudar a compreender seus anseios e pensar em soluções inovadoras e novos produtos.
  • Identifique os valores da sua loja
    O que te diferencia das demais lojas, como um todo? Você procura fazer peças sustentáveis? Seu prazo é super rápido? Atendimento nota 10? Quais as coisas que seus clientes sempre dizem sobre sua loja (aqui as informações negativas podem ser um norte para a mudança)? Quando você pensa na sua loja, quais palavras-chave vêm à mente? Escreva, anote e faça uma avaliação entre o que você pensa e o que você realmente vende: pensamentos e realidade são semelhantes ou bem diferentes?
  • Escolha um ponto principal de posicionamento para seus produtos
    Não adianta querer produtos de qualidade com preços acessíveis, o prazo “mais rápido do oeste” e design inovador, tudo ao mesmo tempo. É claro que este pode ser o seu ideal, mas escolha uma das características listadas no exercício no começo do post e comece daí. Fortaleça o seu melhor ponto (ou dois, no máximo) e aos poucos vá desenvolvendo as outras facetas do seu negócio criativo.
  • Transforme seu planejamento em prática!
    Depois de pensar em tudo, escreva, digite, avalie e comece a aplicar estratégias diferentes em sua loja. Percebeu que precisa mudar algo? Coloque prazos (possíveis) e divida as metas em tarefas menores. Assim o prazer de ir riscando cada coisa vai te dando satisfação e motivação para continuar melhorando.

O posicionamento da sua marca (de um produto ou coleção) é algo que vai evoluindo junto com a sua loja. Não tem problema começar vendendo peças simples com preço acessível e mudar de ideia depois. Se você perceber que seu público começa a pedir peças mais elaboradas, mude a apresentação e tente um posicionamento diferente! O importante aqui é ter tato, paciência e dedicação, para não confundir seu consumidor com mudanças bruscas demais ou demorar para agir, perdendo vendas e oportunidades.

Mude, posicione-se, mexa-se! E tenha uma loja de sucesso.

Gostou de aprender mais sobre este tema? Deixe um comentário!

(imagem: Pinterest)

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Professora de costura e fã dos artesãos que fazem parte desta comunidade incrível de criativos. Compartilha o amor por costurices em seu blog, A Costureirinha. Não resiste a um ronrom e é viciada em aviamentos e tecidos coloridos.

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17 comentários

  1. Muito bom o texto!

  2. Regina Boareto

    Muito explicativo é só por em pratica !

  3. Amei este post! Muito oportuno, pois estou tentando renovar a minha lojinha e estas dicas são super valiosas. Obrigada!!

  4. Kuka Dalmolin

    As informações foram muito uteis. Obrigada, vou colocá-las em prática.

  5. Dicas muito importantes e necessárias para o crescimento de uma loja, gostei.

  6. Muito bem explicado.
    Bjos

  7. Elisa, perfeito o post!!!!
    Muito obrigada!

    Grande bj.

    Jo

  8. Denise Facciuto

    Ótimo… Informações de extrema utilidade!

  9. Adorei a matéria, me fez repensar meu posicionamento em relação a minha loja. Obrigada lindinha.

  10. Adorei!! Já estou escrevendo pois sou uma boa aluna !!! Muito boas as dicas Obrigada!!

  11. Pode parecer exagero, mas as dicas do ELO7 mudaram minha cabeça para melhor, meu produto ficou mais bonito, minha lojinha está ficando cada dia mais interessante, e eu mais bem informado como micro empresário, mais que artesão uma pessoa bem sucedida no que faz !!!Só tenho que agradecer !Valeu amigos do Elo7!!!Grande abraço, parabéns!!!

  12. Ok, mas e quando eu tenho um produto de qualidade com um design diferente, um modelo exclusivo com personalidade, fora todo capricho que um produto artesanal merece e as pessoas reclamam do valor a ser pago??? Acabam achando caro! Mas se eu primei pela qualidade do material e acabamento, como posso vender abaixo do valor justo??? isso costuma me irritar, porque se falo das qualidades e diferencial do produto a pessoa despreza a explicação e pergunta se não dá desconto, etc!!! Que fazer?

    • Elisa Dantas

      Jacqueline, esta é uma situação que acontece com todos os artesãos e lojistas, seja pela internet ou pessoalmente. Clientes tendem a pedir desconto mesmo e alguns chegam até a ser incisivos demais. O importante é responder com muita clareza e cordialidade. Simples assim. Não conseguimos agradar a todos e ter certeza das nossas qualidades nos dá mais firmeza para defendermos nossos preços. Sucesso, calma e muitas vendas para você! Um beijo!