Home | Negócio Criativo | Agenda | Conheça os Álbuns Neguinhos e seus lindos álbuns artesanais

Conheça os Álbuns Neguinhos e seus lindos álbuns artesanais

Falar da história de um negócio sempre é falar um pouco da vida de uma pessoa, da vida de alguém que o idealizou e que sonhou com ele por muitas e muitas noites.
A história dos “Álbuns Neguinhos” – embora o nome ainda não existisse – começou em 2006, quando eu, Catharina Gonzaga, ainda fazia faculdade de Design de Produto, e duas amigas vieram me apresentar o scrapbooking. Fizemos alguns cursos e logo estávamos criando nossas próprias páginas decoradas.

Entretanto sempre houve uma coisa que me incomodava, que era a maneira de montar os álbuns, e por isso entramos numa fase de tentativas de criar uma nova forma de fazer isso. Achava uma pena fazer páginas tão ricas em detalhes e depois cobri-las com um plástico!

Nesse meio tempo, minhas amigas seguiram para áreas diferentes do Design e eu me dediquei à criação de álbuns de fotos em que apenas a capa era decorada com a técnica do scrapbooking e o miolo, feito de folhas pretas, vinha vazio para que os próprios clientes colassem suas fotos e decorassem as folhas.Foi quando conheci meu atual sócio e namorado, Marlon Freitas, a quem carinhosamente chamo de “Nêgo” (e ele me chama de “Neguinha”! Oooh! rsrs). Nós nos tornamos parceiros na música (eu sou cantora, e ele, violonista) e na vida empresarial, pois ele é o designer do material gráfico dos álbuns. E os álbuns, naquela época, eram predominantes pretos… e daí nos perguntamos: por que não “Neguinhos”?!


Os “Neguinhos – Álbuns Personalizados” passaram a se chamar “Álbuns Artesanais” quando decidimos montar nossa loja no Elo7. Foi quando tudo mudou, pois até então os álbuns eram um passatempo. Não imaginava que fôssemos vender tanto pela internet! Foi uma enorme correria até encontrar fornecedores para todo o material, até achar a melhor maneira de fotografar os produtos, encontrar ajudantes, aprender como enviar pra todo o país, divulgar a loja etc.


Criamos o Blog dos Neguinhos, onde postamos dicas para os clientes sobre como montar seus álbuns; nos dedicamos à criação de uma linha de álbuns infantis que eu adooooro; abrimos a opção do cliente personalizar as capas dos álbuns com o texto que preferir, e vamos crescendo, cada vez mais!

Hoje os Álbuns Neguinhos têm seu espaço reservado em meu dia a dia. Sinto-me orgulhosa da qualidade de acabamento que alcançamos e principalmente da qualidade da matéria prima que conseguimos encontrar no Brasil e fora daqui.

A prática do serviço às pessoas também me ensinou muito. Eu e Marlon fazemos parte há 4 anos de uma escola de Filosofia à Maneira Clássica, chamada Nova Acrópole, que foi onde nos conhecemos. Lá vimos a frase de um mestre que dizia “o verdadeiro auto-conhecimento começa pelo serviço aos outros”. Achei a frase espetacular, mas só depois de colocar um ensinamento em prática é que entendemos seu verdadeiro sentido.

Eu amo fazer cada álbum pensando nas pessoas que vão desembrulhar o pacote quando recebê-los em casa! E amo imaginar o sorriso delas ao sentir que fizeram uma boa compra.

Isso é o que me move, é o que me dá ânimo para trabalhar tantas horas por dia, e dividir meu tempo entre a música, a filosofia e os Álbuns Neguinhos! =)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.