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Conhecer seu público é a melhor estratégia (parte 1)

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Conhecer o perfil de seu comprador é tarefa importantíssima para traçar a identidade de sua marca e visualizar oportunidades e riscos de mercado.

Antes de definir o perfil de comprador que seu produto atrai, é importante também conhecer o perfil geral e interesses dos compradores do Elo7. É importante saber, por exemplo, que 96% dos compradores do Elo7 são mulheres e a faixa etária prevalecente é 21 a 60 anos.

Nesse primeiro post, citarei 2 perfis e darei dicas e exemplos para que você configure sua loja e apresente seus produtos de modo a atrair, encantar e fidelizar clientes!

Cada perfil aqui definido possui um aspecto comportamental baseado em seu momento de vida e referências culturais. Essas referências culturais são um conjunto de significados e tradições que atuam como lentes através das quais as pessoas enxergam os produtos.

Vamos lá?

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Elizabete Munzlinger

Perfil 1 – Noivas

Um perfil de comprador que terá uma festa dessa importância e com data marcada é um perfil motivado a fechar negócios e com a emoção e ansiedade à flor da pele! Quanto mais opções de produtos você puder oferecer para esse momento especial, mais chances terá de fechar uma boa venda!

Um exemplo de loja de sucesso na categoria Casamento é O Santo Casamento, que oferece acessórios, lembrancinhas e tudo mais que uma noiva pode desejar! Interessante notar a excelente apresentação da loja e organização dos álbuns, além das fotos, muito atraentes. Uma ótima ideia foi destacar separadamente um álbum de fotos específico com produtos para uma tendência atual (casamento na praia ou campo).

É importante também ter em conta que as festas de casamento acompanham tendências e modas temporárias como as placas de casamento buquês alternativos. É preciso estar antenado.

Aqui no blog, você acompanha as novidades do mercado, como esse post com as 7 tendências para casamentos. Assim, poderá oferecer produtos diferenciados e #foradesérie, sempre!

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AtelieRika

Perfil 2 – Mães de primeira viagem

Outro perfil de comprador ansioso e disposto a gastar tudo e mais um pouco para que seu filhote seja recebido com muito amor e muito conforto são as mães de primeira viagem! Para lidar com esse perfil, é preciso mostrar as necessidades de uma mamãe e de um bebê e oferecer soluções. Por exemplo: muitas mães de primeira viagem não colocam em sua lista de compras uma “almofada para amamentação”, item muito útil e confortável para a mamãe e para o bebê!

Se você trabalha com artigos para bebê, minha sugestão é que ofereça uma grande gama de produtos, como a loja Pipeeguca. Outra forma de atrair os olhos curiosos da mamãe é dividir os seus produtos por temas (coruja, ursos etc) e organizá-los em álbuns, como faz a loja BB Xic. Que tal colocar a criatividade para funcionar e criar uma linha de produtos com um tema #foradesérie para bebês que ainda não virou moda?

Não se esqueça de dar bastante atenção a esses compradores: antes, durante e após a venda. A expectativa do momento pode deixá-los ansiosos por notícias, mas, a experiência de fazer parte de momentos tão importantes de suas vidas é recompensador!

Tenho outras sugestões para outros segmentos, mas isso fica para uma próxima parte desse tema. Até mais! :)

Imagem de destaque e abertura: Sheila Lisak, Barse Casamentos.

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Socióloga, mestra em Educação e apaixonada pelo Elo7 desde 2008. Ama a natureza, viajar, todos os tipos de arte, em especial a dança Flamenca. Acredita no diferencial do trabalho artesanal e sonha com a realização profissional dos artesãos de todo o Brasil.

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5 comentários

  1. Muito legal a matéria….ótima dicas!!

  2. ah…. já acabou? fiquei com vontade de mais !

  3. Muito interessante a matéria, já ansiosa pra saber as próximas dicas! Grata

  4. Quando vai ser a parte 2 ?estou super curiosa.

    • Suemary Fernandes

      Olá Débora! Fique acompanhando o blog diariamente. Aguarde que em breve…