Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Conhecimento em técnicas criativas: oportunidades à vista!

Conhecimento em técnicas criativas: oportunidades à vista!

Como vender seu conhecimento em técnicas criativas

Eu acredito que as adversidades e problemas servem para nos tirar da zona de conforto e nos estimular a enxergar oportunidades que não conseguimos enxergar por estarmos acomodados e confortáveis com uma determinada situação. Para não ficar somente no discurso ou nas frases de efeito, tentarei trazer nessa postagem (dividida em duas partes) insights práticos sobre uma oportunidade que você pode estar perdendo: venda de conhecimento em técnicas criativas. Para começar, vamos avaliar o cenário atual e olhar além da dificuldade.

O valor do conhecimento e da informação

Sabemos que o cenário econômico não é otimista e, por conta disso, deduzimos que as pessoas estão deixando de comprar. Porém, isso é um engano, pois na verdade, todos continuam comprando e o que mudou são as prioridades. Em outras palavras, ao invés de comprar um sapato caro, vou pesquisar alternativas mais baratas, porém, não deixo de comprar o calçado.

Dentro do contexto da escassez econômica, as pessoas buscam mais informações e conhecimento para definir corretamente seus investimentos e priorizar certos gastos. Entretanto, informação e conhecimento nem sempre são encontrados facilmente ou quando são, não são confiáveis ou estão incompletas, então, as pessoas preferem comprar informação e conhecimento, pois asseguram a credibilidade da informação.

Veja um exemplo:

Uma mãe planeja fazer o aniversário de 4 aninhos de sua filha, para isso cogitou chamar o profissional de decoração que contratou nos anos anteriores. Mas para otimizar custos, resolve fazer ela mesma a decoração, então, pesquisa na internet por ideias bacanas e decide que a decoração da festa de sua filha será feita em scrap. No entanto, além de não ter tempo para procurar as aulas que precisa, aquelas que encontra estão incompletas, então, ela decide comprar um curso de “Scrap Festa: Aniversário de Princesa” pois, esse curso, além de pagar menos que a contratação do decorador, ela aprenderá como fazer todas as peças que precisará para decorar a festa.

Você percebe? A mãe não deixou de comprar, ela apenas reordenou suas prioridades e investiu em conhecimento. Ou seja, em tempos de escassez o conhecimento e informação são necessários e tem muito valor.

A renda alternativa

Quando o orçamento fica apertado, seja por demissões, corte no salário, ou queda nas comissões é natural as pessoas buscarem uma renda alternativa para suprirem suas necessidades e manterem seu padrão econômico. Geralmente, buscam abrir um negócio em sua própria casa, como, por exemplo: Fazer doces e salgados, revender cosméticos, abrir um negócio online e fazer artes manuais e criativas, no entanto, é necessário se capacitar e então investem em conhecimento e informação(livros, cursos, palestras, consultoria, etc) para aprimorar seu negócio.

O que estou querendo dizer, é que existe um mercado carente em aprender e que está disposto a investir em profissionais que queiram ensinar, assim como você que tem experiência, conhecimento e habilidade artesanal.

Com o crescimento do mercado das artes manuais, muitos artesãos já não conseguem atender toda a demanda de pedidos e orçamentos, tendo que terceirizar seu trabalho. Porém, por falta de profissionais qualificados, estão ensinando sua técnica e se tornando referência para outros artesãos que, agradecidos admiram e respeitam o trabalho de quem os ensinou e, ao invés de ter um ambiente de concorrência, criam parcerias que permitem o crescimento e fortalecimento mútuo.

Na segunda parte desse post, mostrarei os formatos que você pode usar para ensinar sua habilidade artesanal, ajudando outras pessoas com sua experiência e tornando-se uma referência respeitada e admirada no seu nicho. Também, mostrarei as vantagens de usar a internet para vender seu conhecimento em técnicas criativas, através de PAP, vídeos aulas, ebook´s e apostila digital. Gostaria de saber o que você achou desse post…coloque nos comentários sua opinião, dúvidas ou perguntas.

*Dentro de alguns dias, liberarei um treinamento gratuito sobre como você pode ensinar sua técnica e usar a internet para divulgar e vender cursos, ebook´s, apostilas e PAP´s. Para saber mais acesse este link.

bool(false)
Eder Machado empreendedor digital, idealizador do ArtesCON e criador do blog Como Vender Artesanato. Seu blog e cursos têm ajudado vários criativos e artesãos a desenvolverem um negócio rentável através das artes manuais.

Veja mais posts deste autor.

49 comentários

  1. Parece que você leu a minha mente, ou talvez seja a resposta que eu roguei a Deus: estava pensando em ensinar as pessoas daqui da minha cidade, as técnicas que sei sobre artesanato. E aí, leio o seu texto! obrigada!!!!

  2. Parabéns Eder como sempre dividindo o seu conhecimento e elevando o nosso!!! Aguardo ansiosa abçs

  3. Perfeito…criar a atividade…criatividade!!!

  4. Eu nao me preocupava com dinheiro até que hoje, ao ler meu extrato bancario, vi que faltará dinheiro para efetuar alguns pagamentos. Tenho habilidade artesanal em diversas modalidades e achei interessante este post e espero mais detalhes. Obrigada

    • Então, Vera…Olha o “problema” mostrando uma nova oportunidade. Quem sabe, daqui a algum tempo você estará agradecendo por esse “problema”.

  5. obrigada pelo incentivo. Gostei do assunto e fiquei interessada em saber mais a respeito. Abraços. Iara

  6. Como sempre está de parabens Eder,indicando coisas estão na nossa frente e a gente nem pensa ou não tem este tempo.Abraços e obrigada …

  7. Obrigada pelo post. Muito útil.

  8. simone monteiro

    Adorei , estou aguardando as novidades !

  9. Muito bom texto e bem oportuno para o meu momento. Obrigada e Parabéns! Entrando também nesta área de ensinar

  10. Miriam Raquel de Souza Cruz

    suas dicas sao preciosas um abraco

  11. Adriana Gimenes

    Bom dia, Eder !!!
    Tudo bem ?
    Como não agradecer a Deus por sua vida ?
    Isso é realmente o que faço !!!
    Desde que comecei a te ouvir muitas coisas boas aconteceram.
    Eu já era uma pessoa suuuuuper positiva…..agora ninguém me segura.
    Que Deus te conduza por toda sua vida.
    Obrigada pra sempre forte abraço.
    Parabéns por seu trabalho !! !! !!

  12. Bom dia Eder!!
    Com a crise que vem enfrentando nosso país fiquei até um pouco desanimada com o meu artesanato ,mais estou confiando em Deus e em pessoas como você e sei que esse vendaval irá passar.
    Estarei aguardando com muita esperança…
    Um abraço!!!

    • Oi Sueli. Procure mudar sua perspectiva com relação ao cenário econômico. Ao invés de olhar para o problema, busque enxergar as oportunidades.

      Acredite, a simples mudança de perspectiva irá fazer a diferença para você…em períodos de escassez, alguns choram e outros vendem lenços.

  13. Solange Oliveira

    Olá, eu ensino artesanato para adolescentes em privação de liberdade ( fundação casa ), e posso dizer que é muito gratificante ensinar e poder conciliar o trabalho com uma paixão, que é o artesanato para mim.

  14. Muito legal o seu texto, eu já estou passando os meus conhecimentos nos cursos que ministro no meu atelier estou organizando para dar aulas através da internet.

  15. Ana Cláudia

    Boa noite Eder tudo bem?
    Adorei sua postagem,obrigada por nos trazer tantas informações uteis e nos ajudar com suas tecnicas e dicas super legais.

  16. Muito bom,parabéns!

  17. Josenita Lioni

    Seus textos são sempre primorosos. Sou mais uma curiosa do que artesã mas estou sempre me arriscando em fazer alguma coisa de artesanato.
    Por isso leio muito a respeito e sempre estou comprando algum curso. Parabéns.

  18. Maria Regina

    Boa tarde Eder….parabéns…sempre na vanguarda!

  19. Darcy oliveira

    Olá Eder!
    Eu só tenho que te agradecer, desde quando te conheci, só tenho acrescentado meus conhecimentos, Prova tamanha que já estou montando minha loja virtual no Elo7.
    Tenho que agradecer à Deus por ter tido esta oportunidade e ter aproveitado. Abços

    • Caramba! Muito satisfatório saber isso Darcy. Obrigado por compartilhar conosco suas conquistas. Continue trabalhando que você irá alcançar mais mais objetivos

  20. Maria Regina Brandini

    Bom dia , Eder !!!
    Suas dicas sempre nos ajudam muito !!!
    Não tenho muito conhecimento de computação , isto atrapalharia ?
    Grata
    Um forte abraço !!

    • Oi Maria Regina

      Todo o conhecimento que você não possui, pode ser conquistado. Para isso existe vários materiais e cursos(gratuitos e pagos). Certo? Então, não permita que isso seja um obstáculo para alcançar seus objetivos

      Abraços

  21. Cristina Lapa

    Olá gosto muito de ler suas postagens , eu gosto muito de ensinar o que faço mesmo sem ter muito conhecimento e técnicas eu sempre auxilio as pessoas pois há espaço pra todos .A minha unica preocupação é que sempre é bom aprimorar e queria muito fazer cursos para melhorar meus artesanatos …Sempre aceito desafios e assim vou aprendendo cada vez mais na net mesmo mas meu sonho é ser uma artesã conhecida ,e que pudesse viver só com esta renda no momento não consigo.obg bjs

  22. Olá, Eder faço artesanato a anos já tentei viver apenas desta atividade mas não deu certo, desisti de tudo tive uma loja no elo 7 por dois anos, consegui vender apenas 6 peças… desisti, no começo do ano juntei boa parte do meu material de artesanato e doe para uma instituição que faz trabalhos com mães carentes. Mas não consigo ficar sem fazer artesanato este mês dei de presente para médica que trabalho uma caixa de cartonagem ela amou, disse que posso divulgar meu trabalho para as pacientes. Mas sinceramente estou com medo de começar de novo.

  23. Daiane Rosa Freitas Amaral

    Muito bom Obrigada Eder!!!

  24. Há algum tempo está questão fica martelando em minha cabeça, só que não sabia como começar!! Estou amando a ideia, faço pedagogia e gosto de dar aulas, creio que pode ser um escape pra minha vida financeira e um diferencial para minha loja!