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Conteúdo promocional no Facebook, pode?

Conteúdo promocional no Facebook, pode?

Conteúdo promocional no Facebook, pode? Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem, mas hoje vou tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Imagine que você está numa feira de artesanato e mandou fazer 1500 panfletos  com ofertas de seus produtos e paga um garoto pra distribuí-los. Mais tarde, você percebe que quase todos os seus panfletos estão amassados e jogados dentro de um cesto de lixo, e que o garoto enrolou você.

Pois é! O que aconteceu foi que você tinha um objetivo, que era ter mais pessoas visitando seu stand pra que você pudesse vender mais. Você pode até ter acertado na estratégia, mas errou na maneira de executar essa estratégia. Aproveitando essa mesma história, quero que pense um pouco no que você faz no Facebook. Por acaso você já fez ou ainda faz muitas publicações de conteúdo promocional?

Se você faz esse tipo de publicação, preciso te alertar com urgência: Você pode estar perdendo o alcance das publicações de sua página drasticamente. Tal qual o garoto que jogou seus panfletos no lixo, o Facebook também vai reduzir muito o alcance de suas publicações se você postar conteúdo promocional.

Por que o Facebook vai reduzir o alcance das minhas publicações?

O Facebook é uma empresa como qualquer outra. Como empresa, é obvio que o Facebook procura satisfazer seus clientes, no caso, os usuários. Assim, de tempos em tempos o Facebook faz pesquisas pra saber o que agrada e o que desagrada seus usuários. Numa dessas pesquisas, os analistas do Facebook perguntaram às pessoas o que elas gostariam que aparecesse menos em seus feeds de notícias, e a resposta foi: “Queremos menos conteúdo promocional”.

Ora, como o Facebook não quer perder sua popularidade e acabar sendo extinto como o ORKUT, seus analistas resolveram restringir esse tipo de publicação.

Então não posso mais divulgar meu artesanato no Facebook?

Claro que pode! E de agora em diante você precisa fazer isso da maneira certa. Publicar conteúdo promocional nunca foi mesmo a melhor das estratégias para vender pelo Facebook. O que você precisa é postar conteúdo que ajude os seus fãs, como dicas de decoração com seus produtos, decoração de festas, looks com roupas da sua loja, etc.

Na legenda de uma dica de decoração com jogos xadrez, por exemplo, você pode incluir uma legenda assim: “Veja esses jogos xadrez em (aqui você colocaria o link pra sua loja na Elo7)”. Isso não seria considerado conteúdo promocional, e é uma excelente forma de levar clientes à sua loja. A cliente se interessa pela dica que você deu e, curiosa, clica no link pra ver mais. Esse tipo de estratégia gera boas vendas!

E quanto aos anúncios no Facebook?

Os conteúdos promocionais ainda serão aceitos se você pagar para o Facebook exibi-los, ou seja, se você fizer anúncios, como as publicações promovidas, por exemplo. Mas de qualquer maneira meu conselho é que você repense sua maneira de atrair clientes pelo Facebook.

Presente pra você

Pra ajudar você a usar a estratégia correta para atrair vendas, gravei uma aula em vídeo gratuita com cerca de 25 minutos de duração, onde mostro 3 coisas que você precisa saber pra vender artesanato pelo Facebook. Para assistir, clique aqui.

E você, cometia o erro de publicar conteúdo promocional do Facebook? Deixe seu comentário abaixo. Vou gostar muito de saber!

Grande abraço e boas vendas!

Imagem da capa: Chaveiro facebook Beat Bijou

Apaixonado por Marketing Digital, André Gibran largou um cargo público seguro e estável no Tribunal de Justiça de SP para ajudar artesãos a venderem seus produtos pela internet. É criador do site www.marketingparaartesanato.com.br, onde ensina artesãos de todo o Brasil a melhorarem suas vendas na internet.

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