Home | Negócio Criativo | Mundo Digital | Conteúdo promocional no Facebook, pode?

Conteúdo promocional no Facebook, pode?

Conteúdo promocional no Facebook, pode?

Conteúdo promocional no Facebook, pode? Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem, mas hoje vou tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Imagine que você está numa feira de artesanato e mandou fazer 1500 panfletos  com ofertas de seus produtos e paga um garoto pra distribuí-los. Mais tarde, você percebe que quase todos os seus panfletos estão amassados e jogados dentro de um cesto de lixo, e que o garoto enrolou você.

Pois é! O que aconteceu foi que você tinha um objetivo, que era ter mais pessoas visitando seu stand pra que você pudesse vender mais. Você pode até ter acertado na estratégia, mas errou na maneira de executar essa estratégia. Aproveitando essa mesma história, quero que pense um pouco no que você faz no Facebook. Por acaso você já fez ou ainda faz muitas publicações de conteúdo promocional?

Se você faz esse tipo de publicação, preciso te alertar com urgência: Você pode estar perdendo o alcance das publicações de sua página drasticamente. Tal qual o garoto que jogou seus panfletos no lixo, o Facebook também vai reduzir muito o alcance de suas publicações se você postar conteúdo promocional.

Por que o Facebook vai reduzir o alcance das minhas publicações?

O Facebook é uma empresa como qualquer outra. Como empresa, é obvio que o Facebook procura satisfazer seus clientes, no caso, os usuários. Assim, de tempos em tempos o Facebook faz pesquisas pra saber o que agrada e o que desagrada seus usuários. Numa dessas pesquisas, os analistas do Facebook perguntaram às pessoas o que elas gostariam que aparecesse menos em seus feeds de notícias, e a resposta foi: “Queremos menos conteúdo promocional”.

Ora, como o Facebook não quer perder sua popularidade e acabar sendo extinto como o ORKUT, seus analistas resolveram restringir esse tipo de publicação.

Então não posso mais divulgar meu artesanato no Facebook?

Claro que pode! E de agora em diante você precisa fazer isso da maneira certa. Publicar conteúdo promocional nunca foi mesmo a melhor das estratégias para vender pelo Facebook. O que você precisa é postar conteúdo que ajude os seus fãs, como dicas de decoração com seus produtos, decoração de festas, looks com roupas da sua loja, etc.

Na legenda de uma dica de decoração com jogos xadrez, por exemplo, você pode incluir uma legenda assim: “Veja esses jogos xadrez em (aqui você colocaria o link pra sua loja na Elo7)”. Isso não seria considerado conteúdo promocional, e é uma excelente forma de levar clientes à sua loja. A cliente se interessa pela dica que você deu e, curiosa, clica no link pra ver mais. Esse tipo de estratégia gera boas vendas!

E quanto aos anúncios no Facebook?

Os conteúdos promocionais ainda serão aceitos se você pagar para o Facebook exibi-los, ou seja, se você fizer anúncios, como as publicações promovidas, por exemplo. Mas de qualquer maneira meu conselho é que você repense sua maneira de atrair clientes pelo Facebook.

Presente pra você

Pra ajudar você a usar a estratégia correta para atrair vendas, gravei uma aula em vídeo gratuita com cerca de 25 minutos de duração, onde mostro 3 coisas que você precisa saber pra vender artesanato pelo Facebook. Para assistir, clique aqui.

E você, cometia o erro de publicar conteúdo promocional do Facebook? Deixe seu comentário abaixo. Vou gostar muito de saber!

Grande abraço e boas vendas!

Imagem da capa: Chaveiro facebook Beat Bijou

bool(false)
Apaixonado por Marketing Digital, André Gibran largou um cargo público seguro e estável no Tribunal de Justiça de SP para ajudar artesãos a venderem seus produtos pela internet. É criador do site www.marketingparaartesanato.com.br, onde ensina artesãos de todo o Brasil a melhorarem suas vendas na internet.

Veja mais posts deste autor.

10 comentários

  1. Raquel Alvarenga

    Sempre quero comentar, mas por vários motivos nunca dá tempo!!
    Suas dicas tem sido de grande proveito e são muito simples e práticas.
    Obrigada

  2. Me informaram que não pode colocar dados de contato na foto da capa do Fan page, pois isso não é permitido pelo Facebook.
    Fiquei com dúvida, pois no seu vídeo você orienta para colocar.
    O Facebook mudou a regra?
    Obrigada

    • Olá, Claudia. Nas regras do Facebook para a imagem de capa, não há essa restrição. Antigamente havia uma restrição em relação a colocar texto na capa, mas isso caiu!
      Abraço!

  3. Desculpe discordar em parte o que você postou.
    Panfletos distribuídos mesmo, mão a mão, são amassados e jogados fora, sem que seja lidos, sendo que apenas uma pequena porcentagem são aproveitados.
    No face, o circulo de pessoas que leem o seus polst´s, de alguma forma, já tiveram contato contigo.
    A propaganda viral que o face proporciona dá muito resultado sim, é só saber como fazê-la, compartilhando esta, nas páginas de amigos que permitem, você estará atingindo um circulo de pessoas cada vez maior, que no mínimo, passarão os olhos sobre seu anúncio e saberão que você existe.

    • Olá, Carlos! Obrigado pela participação.
      A postagem em página de amigos, como você disse, pode trazer resultados, assim como qualquer outra ação no Facebook. É uma maneira mais amadora de fazer marketing no Facebook, e as possibilidade de automatização são escassas.
      Em vez de postar para amigos, deve-se começar a pensar em postar para fãs.
      Essas pessoas que você disse que no mínimo vão “passar os olhos” sobre o seu anúncio, em breve não terão essa possibilidade, porque sequer verão suas publicações.
      Estou à disposição para esclarecer suas dúvidas.
      Abraço!

  4. Fiquei feliz em perceber que estou no caminho certo. Antes de vender, temos que nos colocar na pele de quem compra e procurar atender suas necessidades.
    Eu mesma, dispenso participar de promoções, até mesmo as mais simples como sorteio de tapete de barbante na fan page, ou aquelas do Curte, Comente e Compartilhe. Dá a impressão que tá chamando o cliente de bobo.
    Muito obrigada pelas suas dicas André.

  5. Grandes e boas dicas sempre André! Muito bom saber esses conselhos para poder caminhar rumo ao objetivo de conseguir sucesso, não só financeiro, mas pessoal nesse complexo mundo das redes sociais! Já te acompanho e sei q vc é um grande profissional do marketing digital! Abraçāo!

  6. Amei tua diaca!!! Realmente me ajudou e muuiiiitoooo!