Home | Negócio Criativo | Histórias de Sucesso | Criação de acessórios com reaproveitamento em foco

Criação de acessórios com reaproveitamento em foco

embalagem_reaproveitamento1

A conversa de hoje levanta um tema importante e que adoramos ressaltar: a criação de acessórios com reaproveitamento! A loja Agama é a marca da vez e a sua criadora Adriana que nos apresenta suas ideias e história. Vem acompanhar!

O empreendedorismo me fisgou

“Desde criança gostava de artesanato, guardava materiais recicláveis para dar nova vida e utilidade a eles, mas nunca havia pensado em comercializar. Lá nesta fase, minha mãe nos incentivava muito e tenho forte lembrança de suas criações na máquina. Diversas técnicas sempre me acompanharam, mas sempre como atividade de lazer… Até que um dia minha mãe estava usando um colar que tinha feito para ela e uma amiga gostou tanto que quis comprar, a partir daí comecei a produzir peças para vender.

A princípio não estava pensado como empreendedora, só queria criar, mas, com tantos feedbacks positivos sobre meus produtos e ouvindo tantas pessoas perguntando por que não investir nisso,  senti que era a hora de tornar o hobby em profissão. Coincidiu que estava cansada de atuar na profissão da minha formação, hotelaria e então tudo aconteceu rápido. Encomendas, divulgação, bazares e eventos se iniciaram! Mantive meu nome como minha marca a princípio, mas em agosto de 2014, com o amadurecimento pessoal e profissional, senti que o conceito da minha marca ia além do meu nome.

Foi então que depois de muitas conversas e pesquisas para encontrar um nome que tivesse a ver com o conceito – criar peças com personalidade e exclusivas – encontrei Agama.

embalagem1

O conceito por trás da marca

Agama é uma espécie de camaleão e como bons animais se adaptam a situações diversas. As peças que crio são 90% feito com matéria-prima que iria para o lixo. Os tecidos são amostras de uma indústria têxtil, por isso, cada peça é única, nunca repito as mesmas estampas para o mesmo modelo de bolsa. As bijuterias são feitas com caixa Tetra Pak e com as sobras dos tecidos usados nas bolsas (você pode combinar um brinco com uma carteira, por exemplo). Os outros 10% entram com linhas, detalhes em metal, espuma para estruturar as peças e por ventura algum outro tecido caso a cliente faça uma encomenda específica.

A missão

Entre bolsas, nécessaires, mochilas, ecobags, colares, brincos e pulseiras encontram-se nossa missão que é:

“Criar e produzir bolsas e acessórios que tenham harmonia de cores e estilos, com alegria, cuidado e amor, respeitando a natureza seguindo a linha sustentável utilizando matéria prima reciclável, para jovens mulheres independentes, apaixonadas por si, que apreciem a vida e gostem de coisas bonitas e praticas”.

clutch_embalagem1

Rotina corrida e bem acompanhada

Moro em São Paulo, com meu pai e meu super companheiro Otto, meu cãozinho. Meu espaço de trabalho começou tímido, em meu quarto, com uma máquina de costura simples. Aos poucos, a produção foi crescendo e ambiente não dava mais conta. Agora, há quase um mês montei um anexo do meu ateliê em um segundo quarto e agora tenho uma máquina industrial.

Os desafios são diários, tenho uma empresa de uma pessoa só, com isso tenho que ser a pessoa que compra matéria prima, cria, faz, divulga, vende, atende cliente e muito mais, mas, o prazer de ver a satisfação de um cliente feliz é que me da energia para continuar. Tenho que ter disciplina para trabalhar em casa, para dividir momentos de estudo, lazer e trabalho. São muitas tarefas!

embalagem_reaproveitamento2

Motivo de comemoração

A sensação de ter o próprio negocio é um misto de alegria e medo, as coisas são muito incertas, mas, também tem o gosto de ver que seu suor esta trazendo felicidade para alguém. Ver as pessoas acreditando em você, te ajudando, apostando e dedicando tempo que hoje é tão raro é muito gostoso.  Meus clientes se encantam com as peças que são feitas com embalagem longa vida, sempre falam do meu acabamento. Isso é tão motivador!

O que vem por aí?

Minhas expectativas são muitas, digo que 24 horas em um dia é muito pouco. Meu projeto que está mais próximo de acontecer serão aulas em um fundo social para terceira idade e mulheres que sofreram abuso sexual e moral, futuramente abrirei espaço para mais pessoas, tenho muita vontade de ensinar.”

Para prestigiar as criações da Adriana e ver seus produtos #foradesérie, vem cá!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.