Home | Negócio Criativo | Histórias de Sucesso | De protética à joalheira

De protética à joalheira

aliancas

Silvia Vilar é uma artesã de mão cheia! De protética à joalheira, essa mineira de São Sebastião do Paraíso, mora atualmente em São Paulo faz alguns anos. Mãe de dois meninos, ela divide seu tempo para cuidar das crianças e da sua loja Silvia Vilar Joias.

A artesã fez faculdade de Prótese Dentária e começou a trabalhar com joalheria artesanal por acaso. Juntamente com o seu primo, que era ourives, chegaram a conclusão que suas profissões tinham algo em comum, o metal. “Duas coisas me encantaram logo de imediato na joalheria, as gemas, que acredito seja um presente de Deus e a possibilidade de criar, já que na prótese não tem como, anatomia dental não muda“, diz Silvia.

joalheria

A lojista trabalha com joias autorais, criadas e confeccionada pela artista. Todas em peças em ouro 18k, prata 950, pedras naturais e pérolas. A peça que mais vende na loja e em feiras é o brinco Patrícia.

Produtos emocionais

Silvia gosta muito da possibilidade de “novo”, criar o novo e até recriar o antigo. Suas inspirações podem vir de uma foto, objeto e até mesmo de uma paisagem. Ela adora saber que trabalha com algo que mexe com a emoção das pessoas. De alguma maneira, suas peças entram na história das pessoas positivamente!

Trabalho sempre pensando em melhorar a qualidade e quantidade. Poder ter meu trabalho reconhecido como bonito e com qualidade é o meu grande ideal! Sempre olho para frente e acredito que amanhã será cada vez melhor, mas para isso, o hoje precisa ser bem caprichado!” diz Silvia.

A peça que mais emocionou a artesã foi poder fazer um terço para ser doado na inauguração de um museu em uma escola da sua terra natal que levou o nome do seu pai. Ele faleceu quando a Silvia tinha 9 anos. E esse terço foi como se ela tivesse fazendo um presente para o seu pai. Foi feito todo em prata, as contas em quarzto fumê e a cruz feita em madeira ipê.

protética a joalheira

Veja algumas peças da Silvia Vilar Joias

Todas as suas peças de prata recebem banho de ródio que confere mais beleza, brilho, resistência a abrasão e impede sua oxidação (que a peça não escureça).

protética a joalheira

Gostou do trabalho da Silvia? Visite sua loja e veja mais as suas peças!

Conhecida profissionalmente no mundo craft como Xu Seixas, essa paulistana do cabelo rosa adora costurar, andar de patins, ouvir música, dançar loucamente e papear! Dona do site Eu Amo Costurar, agora também ajuda a comunidade Elo7.

Veja mais posts deste autor.