Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Descrição perfeita para seu produto artesanal

Descrição perfeita para seu produto artesanal

descrição perfeita para seu produto artesanal

Como seria uma descrição perfeita para seu produto artesanal, você já parou para pensar nisso? Será que a sua descrição é capaz de encantar seus clientes? Ao divulgar as suas peças artesanais, você deve prestar especial atenção a dois itens: fotografia e descrição. O primeiro é essencial para que a pessoa possa conhecer o seu trabalho, ver se é interessante para ela ou não. O segundo também ajuda muito na decisão de compra, pois fornece informações mais detalhadas sobre o produto.

Uma boa descrição é composta por três partes: título, descrição do produto e informações técnicas. Tudo começa pelo título, que deve ser informativo e ao mesmo tempo chamar a atenção do cliente. Em seguida vem a descrição da peça, na qual você deve deixar claro os benefícios, além de fazer uma descrição interessante e viva. Por fim, insira as informações técnicas, como tamanho, cores, material e todos os detalhes pertinentes para o seu produto especificamente.

Para que você entenda exatamente como deve fazer, nada melhor que exemplificar. Eu acompanho sempre os norte-americanos, pois eles fazem um belíssimo trabalho quando se fala em vendas de artesanato. Por isso eu peguei um exemplo de lá, vou colocar a descrição traduzida e também uma análise da descrição, acompanhe a seguir:

Veja abaixo uma descrição de uma manta de bebê.

Manta para bebê, totalmente customizável

Dê boas-vindas ao seu bebê com estilo! Esta manta customizável pode ser um adereço maravilhoso para sessões de fotos de recém-nascidos, ou até mesmo um ótimo item para o seu pequeno passear no parque, na praia ou em qualquer lugar neste verão!

Essa perfeita manta de bebê mantém seu pequeno aconchegante durante todas as estações, agradável para banhos de sol, mas também acolhedor o suficiente para mantê-lo confortável no inverno! É como embalar seu bebê na sua camisa preferida, super macia!

As mantas personalizadas de bebê de 31×33 polegadas são feitas de tecido de malha, 100% de algodão orgânico certificado, finalizado com sarja. O monograma é impresso diretamente sobre a manta, juntamente com o molde, para um design único. Estas mantas leves são perfeitas para aconchegar seu bebê no berço, carrinho ou cadeirinha para o carro.

Tenha em mente que estas mantas são feitas à mão para você, o que demanda com que o tecido seja enviado para ser impresso digitalmente. Assim, as mantas levam de 4 a 6 semanas para embarque! Então, por favor, seja paciente! Eu prometo que vale a pena!

Confira alguns dos comentários impressionates que tivemos de clientes satisfeitos!

“As mantas são tudo o que eu esperava e ainda mais”. – Amber

“Amo, amor, amo a textura, maciez, aparência e tudo sobre esta manta!” – Jordyn

“Super macia, cor magnífica! Mal posso esperar para colocar meu bebê na manta!” – Frances

Análise da descrição

Mesmo sem a foto você pode ter a noção de como é a manta. Preste atenção às palavras em negrito, como elas são fortes e trazem bons sentimentos e emoções ao ler. Além de tudo, no final a autora traz comentários positivos de pessoas que compraram e gostaram. Ao fazer isso, sempre utilize comentários verdadeiros!

Descrição perfeita para seu produto artesanal

Agora é a sua vez de fazer a descrição perfeita para seu produto artesanal! Para praticar, observe a foto acima e faça a melhor descrição que puder desse produto. Escreva a descrição nos comentários aqui abaixo.

Gostou desse post? Então conheça o Clube do Artesão de Sucesso, que é um curso online no qual eu ensino várias outras técnicas para encantar o seu cliente e vender mais peças artesanais!

Imagem de destaque: Mesa triforce UDI, imagem: sapatilha Riva Sandálias

bool(false)
Fernando Oliveira é o criador do blog Revista Artesanato, um dos maiores sites de artesanato do Brasil e do portal de cursos online Artesanato.com. Hoje se dedica a criar cursos de capacitação para artesãos que querem transformar o seu hobby em um ótimo negócio.

Veja mais posts deste autor.

12 comentários

  1. Oi Fernando concordo totalmente que a descrição do produto tem que ser bem elaborada, eu tenho uma loja na Elo7 e o que percebi em muitos clientes que a maioria não lê a descrição do produto, por causa das perguntas que me fazem, geralmente essas perguntas estão na descrição do produto, ai conclui que a maioria não lê,

    • Concordo com a Vera, acontece a mesma coisa na minha loja ELO7. Tudo bem descrito, mas o cliente pergunta tudo novamente.

  2. Concordo com a Vera, realmente a maioria não lê, mas aí eu aproveito o momento das perguntas e faço referência às informações do produto com frases tipo: “Ok, você já deu uma olhadinha na descrição do produto?” ou então “Não deixe de verificar maiores informações na descrição do produto!”, além de responder pacientemente a solicitação, claro!

  3. Sugestão de descrição para a foto:
    Faça um carinho aos seus pés! Aproveite o conforto e maciez desta sapatilha leve e flexível, confeccionada à mão e pensada para o seu bem estar! Observe as cores vibrantes e divertidas, marque presença!

  4. Realmente o cliente não lê a descrição do produto e depois acabam reclamando do tamanho, etc…complicado.

  5. Eu concordo com todas e acho que o cliente não lê porque 1- A maioria está mal escrito e 2- o layout do Elo7, o espaço destinado para a descrição, não é atraente.

    • Liana Uehara

      Olá Amanda!
      Muito obrigada por sua sugestão! Irei encaminhá-la ao departamento responsável!
      Abraços

  6. Pessoal do Elo7, seria interessante termos um campo onde pudéssemos formatar o texto (colocar uma palavra em negrito, mudar a cor da fonte…) Atualmente não é possível fazer pois o campo da descrição do produto é muito limitado.

    • Liana Uehara

      Olá Cristiane!
      Ótima sugestão a sua! Irei encaminhá-la ao departamento responsável!
      Abraços

  7. Verdade, a maioria das pessoas, tem preguiça de ler qualquer texto.

  8. Parabéns pelo artigo, gostei muito

  9. Gostei mais tem a quantidade de palavras que a gente pode posta