Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Desculpas para não alcançar o sucesso

Desculpas para não alcançar o sucesso

Desculpas para não alcançar o sucesso

Talvez, ao final de ler este post você fique bravo comigo ou não concorde com alguma coisa. Porém, tenho uma missão que é ajudar profissionais, artesãos e criativos a desenvolverem um trabalho rentável e lucrativo e não posso fugir a minha responsabilidade de mostrar a realidade e o que impede muitos artesãos de alcançar o sucesso, mesmo correndo o risco de algumas pessoas ficarem chateadas.

Nós, seres humanos, temos dificuldades em assumir responsabilidade e por isso desenvolvemos a tendência de transferir a responsabilidade pelos resultados que não alcançados aos outros ou para as circunstâncias. Por isso, vou listar aqui as 3 maiores desculpas ou dificuldades que vejo no meio do mercado artesanal e criativo:

O artesanato não é valorizado

Já falei em outro post sobre a questão de valorização e lá disse que a valorização do artesanato começa no próprio artesão. Se o artesão não se valoriza investindo em capacitação e conhecimento (técnica, divulgação, vendas, administração e etc), não investe no seu trabalho ou no seu negócio e não busca diferenciais para sua atividade, não será o cliente que irá valorizar. Você investe no seu trabalho? Nos últimos tempos, quantas feiras visitou? Quanto investiu em equipamento? Quanto investiu em divulgação?

E o que falar de cursos, conhecimento e capacitação? Não pode investir? Então comece pelo conteúdo disponível gratuitamente na internet. Mas preste atenção: eu disse comece. O problema é que muitos artesãos acham que somente o conteúdo disponível na internet gratuitamente é suficiente, enquanto que na verdade esse material é apenas uma degustação. Um dos maiores segredos dos artesãos de sucesso é investir, e muito, em sua capacitação. Se você acha caro investir em conhecimento, é porque você não sabe quanto custa a falta dele.

Não tenho tempo

Em uma sala de reunião, quando falei que não estava conseguindo alcançar as metas por que estava com problema de tempo, alguém me disse: Eder, seu problema não é falta de tempo, é falta de prioridades! Confesso que inicialmente tive dificuldade em aceitar que não tinha prioridades, porém, ao fazer uma reflexão honesta comigo mesmo, fui obrigado a concordar que o problema era falta de prioridade.

A verdade é que o dia tem, exatamente 24 horas para todo mundo. Então, porque alguns conseguem produzir e alcançar seus objetivos e outros não? A resposta é simples: definição de prioridades e falta de foco no que realmente importa. Reflita: Se falta de tempo fosse desculpa, somente os desocupados teriam sucesso.

Estamos em crise ou a culpa é do governo

A um ano atrás comentei neste vídeo, sobre a questão de crise e governo. As suspeitas da época se confirmaram, porém, o fato é que enquanto alguns ficaram se lamuriando e transferindo suas responsabilidades para o governo ou para a crise, outros estão vendendo, e muito, o seu trabalho artesanal e criativo.

Nesse momento, de instabilidade econômica, muitos estão encontrando no artesanato uma alternativa para suprir suas necessidades, enquanto quem já atua no mercado artesanal está “esperando a crise passar”. O que difere um grupo de outro é simplesmente o fato de não transferir para o governo ou para a circunstâncias a sua responsabilidade.

Para concluir gostaria que você refletisse sobre a seguinte frase: Quem quer alcançar seus objetivos dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa.

Deixe nos comentários sua opinião. Você concorda ou discorda do que escrevi?

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.