Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Conheça os 5 tipos de empreendedores: qual é o seu?

Conheça os 5 tipos de empreendedores: qual é o seu?

No 5 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Também conhecida como “Dia do Empreendedor”, a data é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841/1999.

A matéria “assegurava às microempresas e às empresas de pequeno porte tratamento jurídico diferenciado e simplificado nos campos administrativo, tributário, previdenciário, trabalhista, creditício e de desenvolvimento empresarial”.

Os pequenos negócios hoje já respondem por 30% do valor adicionado ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, apontado pelo estudo “Participação das MPE na economia nacional e regional”, elaborado pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Conheça os 5 tipos de empreendedores: qual é o seu?

Aprender sobre os diferentes tipos de empreendedores e identificar qual ou quais deles são o seu perfil, pode te auxiliar a tomar decisões mais assertivas no seu negócio. Confira aqui são os 5 tipos de empreendedores:

1. Empreendedores solo

São aqueles que gostam de fazer as coisas por conta própria: abrir um negócio, planejar, executar todas as atividades e fazer a administração por conta própria. Duas característica que se destacam desse perfil é a flexibilidade e a vontade de aprender. Essas características são importantes, pois é necessário aprender a fazer de tudo um pouco para administrar seu negócio sozinho, desde técnicas de marketing até a organização e controle das finanças.

2. Pesquisadores

O perfil Pesquisadores são aqueles empreendedores que realizam muitas pesquisas em seu mercado. Eles vão atrás de dados, pesquisas, tendências e se baseiam nas informações obtidas para encontrar oportunidades de negócios. Essas pesquisas ajudam a aumentar as chances do produto ou serviço ter boa aceitação em seu mercado.

Os empreendedores com esse perfil são inovadores ao criar ideias de negócio, mas tendem a priorizar a viabilidade das ideias e a praticidade da execução.

3. Empreendedores ambientais

O empreendedorismo ambiental possui como objetivo principal inovar na criação de produtos, serviços, processos e ideias a favor das causa ambientais. O empreendedorismo ambiental prioriza o impacto do negócio nas pessoas e no meio ambiente, além dos lucros.

4. Inovadores e criativos

Empreendedores com este perfil gostam de “pensar fora da caixa”.  Eles deixam as soluções óbvias de lado e buscam estar abertos a novas ideias, até mesmo as não tão convencionais, para criar seus produtos e serviços. Eles são curiosos, gostam de entender como as coisas são criadas e o que há por trás de todas as coisas.

Eles gostam de criar coisas novas, fazer testes, experimentações e são resilientes. Quando algo não dá certo nas primeiras tentativas, eles analisam o que deu certo e o que pode ser melhorado para implementar nas próximas tentativas e fazer dar certo.

5. Imitadores

Os empreendedores imitadores são práticos, não gostam de arriscar muito em seus negócios e por isso copiam os planos de negócio de empresas que admiram e que são bem sucedidas. Apesar de parecer algo ruim, não há nada errado em se inspirar em algumas práticas de outras empresas de sucesso. Mas se você estiver copiando totalmente uma ideia, seja honesto e busque formas de mudá-la.

Você se encaixa em algum destes perfis empreendedores? Deixe um comentário abaixo e conte para a gente.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.